O caqui é uma fruta rica em vitaminas e minerais que colaboram — e muito — para uma boa saúde, pelo menos das pessoas. Mas será que o mesmo acontece com os animais? Papagaio pode comer caqui, por exemplo?
Por ser uma fruta bem saborosa, é provável que a ave adore ganhar um caqui de presente. Porém, antes de dar qualquer comida para papagaio, é preciso verificar se há alguma contraindicação. Saiba mais a seguir.
Assim como todos os animais, o papagaio precisa de uma dieta equilibrada e nutritiva para crescer forte e saudável. Pensando nisso, nada como oferecer algumas frutas, legumes e verduras ricas em vitaminas e sais minerais para agradar essa ave, não é mesmo? Tudo isso, claro, além da ração.
Nem todas as frutas são permitidas, mas, por sorte, o papagaio pode comer caqui! Essa fruta ajuda a suprir as necessidades nutricionais da ave, servindo como um complemento natural à alimentação.
Ser doce e refrescante já são características muito benéficas da fruta, pois, ao se alimentar dela, além das vitaminas, o papagaio também vai experimentar sensações agradáveis. Quando incluído na alimentação do papagaio, o caqui ajudará na saúde ocular, devido às propriedades da vitamina A e também fortalecerá o sistema imunológico, graças à abundância de vitamina C, prevenindo diversas doenças.
As fibras presentes no caqui contribuem para a saúde intestinal, além de promoverem saciedade (importante para animais que precisam perder peso) e ajudarem a reduzir os níveis de colesterol e açúcar do sangue.
Quando descobre as propriedades do caqui e tudo de bom que ele proporciona à saúde das aves, o tutor logo passa a oferecer a fruta a elas com frequência e em bastante quantidade. Apesar dos benefícios, porém, é melhor ter moderação.
Como o caqui é doce, ou seja, rico em frutose (açúcar das frutas), também possui muito oxalato. Essa substância é encontrada em algumas frutas e verduras e, infelizmente, contribui para a formação de pedras nos rins.
Além disso, quando a fruta não está totalmente madura, apresenta outra substância chamada tanino, que confere o amargor no sabor e pode prejudicar o sistema digestivo do papagaio. Isso causa a diminuição da absorção de outros nutrientes e pode provocar deficiência nutricional.
Já vimos que papagaio come comer caqui com moderação. Agora, falta saber como. O primeiro passo é escolher bem a fruta, de preferência orgânica, fresca e sem sinal de machucado na casca.
Após isso, é a hora de fazer uma boa higienização com água corrente. Também pode-se utilizar um produto específico para esse fim. As frutas para papagaio devem ser cortadas em pedaços e oferecidas em pequenas porções, disponibilizadas na gaiola da ave.
Por último, mas não menos importante, se após algumas horas o papagaio não tiver comido tudo, é necessário retirar o que sobrou. As frutas costumam oxidar com facilidade e se tornam impróprias para consumo após algum tempo.
As frutas, assim como os legumes e verduras, devem ser oferecidas de forma intercalada para que haja variedade de nutrientes no dia a dia da ave. Dessa forma, o papagaio se mantém sempre saudável.
A variedade de frutas também propicia uma experiência alimentar ao papagaio, pois ele experimenta novos sabores e texturas ao longo da semana, o que melhora seu bem-estar. Confira a seguir quais frutas que papagaio pode comer:
Esses alimentos para papagaio também devem ser bem escolhidos, higienizados, cortados e ter as sobras retiradas, assim como o caqui. Lembre-se de que mesmo naturais e saudáveis, as frutas devem ser oferecidas como um agrado — sem exageros!
Se por um lado o papagaio pode comer caqui e outros vegetais, existem aqueles alimentos que prejudicam a sua saúde. Os alimentos proibidos para essa ave são:
A alimentação do papagaio criado em cativeiro deve manter o máximo de proximidade com aquela que ele encontraria na natureza. Essa pode ser uma tarefa difícil, pois, na natureza, ele se alimenta de muitos vegetais e até mesmo de alguns insetos. Além disso, gasta muito mais energia.
Por isso, o tutor não pode oferecer nada em excesso. Ao mesmo tempo, é preciso manter os valores nutricionais para que a ave não venha a adoecer. O principal alimento para a ave de cativeiro é a ração específica para papagaio. Esporadicamente, pode ser oferecido um mix de sementes.
A ração extrusada é elaborada de forma balanceada, com todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento da ave. Assim, podemos acrescentar os pequenos pedaços de frutas, legumes e verduras como um complemento.
Já que o papagaio pode comer caqui, que tal incrementar sua dieta com essa deliciosa fruta? Lembre-se: sempre com moderação. Se deseja saber mais sobre seu pet favorito, não deixe de acessar o site da Petz!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…