Em casa, os alimentos extrusados, formulados especialmente para papagaios, atendem a boa parte das necessidades nutricionais da espécie. Mesmo assim, é importante oferecer outras comidinhas que participem do enriquecimento ambiental. Será que papagaio pode comer berinjela?
A seguir, o blog da Petz responde a essa pergunta e explica o que papagaio pode comer, assim como quais são os problemas causados por uma dieta inadequada. Lembre-se de sempre consultar um veterinário antes de alterar a dieta do pet!
Assim como o tomate, a berinjela faz parte da família Solanaceae, grupo ao qual a batata e alguns tipos de pimenta também pertencem. Entre as características desses vegetais, está a presença de um alcaloide chamado solanina.
Com ação fungicida e pesticida, trata-se de uma toxina que pode fazer mal a algumas espécies quando consumida em excesso. Enquanto a concentração de solanina na batata é um pouco maior, no tomate e na berinjela, a toxina está concentrada principalmente nas folhas e nas partes mais verdes.
Por esse motivo, papagaio pode comer berinjela em pequena quantidade, sem as folhas. Aliás, quando oferecido na quantidade adequada, o alimento oferece uma série de benefícios para a ave!
De origem mediterrânea, a berinjela tem um perfil nutricional muito interessante, sendo constituída predominantemente por água. Pouco calórica e rica em antioxidantes, ela contribui para o aporte das seguintes vitaminas e minerais.
É necessária para a manutenção dos tecidos da pele e das mucosas, bem como para os rins e o sistema reprodutivo. A falta dessa vitamina pode levar a problemas de pele e vias aéreas.
Participam do funcionamento dos sistemas nervoso e cardiovascular, bem como da metabolização de carboidratos. A falta dessas vitaminas está associada a problemas de má absorção.
É importante para o sistema imunológico dos papagaios, porém, ao contrário do que acontece com os humanos, o organismo deles é capaz de sintetizar a substância.
É criticamente importante para o organismo dos papagaios, participando da manutenção dos ossos, do bico e das estruturas das penas.
A oferta de vegetais variados é importante não só para a alimentação para papagaio, mas para o enriquecimento ambiental. Isso porque, ao oferecer outros alimentos além da ração para papagaio, você agrega mais sabores, odores e texturas ao dia a dia da ave, estimulando os sentidos.
Desse modo, a maneira como esses alimentos são oferecidos também pode ser útil para estimular comportamentos naturais da ave, como bicar e descascar. Papagaio pode comer berinjela com segurança, uma vez que o alimento é fonte de vitaminas para o pet e contribui para o enriquecimento ambiental.
Antes de mais nada, remova as folhas e as partes verdes que, por conterem uma concentração maior de solanina, podem fazer mal para a ave, por isso, integram a lista de alimentos proibidos para papagaio. Uma vez que a berinjela pode ser servida com a casca, lembre-se de lavá-la bem com água corrente.
Em caso de uso de higienizadores, certifique-se de remover todos os resíduos. Para garantir maior variabilidade e evitar excessos, a dica é servir a berinjela em pequena quantidade e de maneira intercalada com outros vegetais permitidos ao longo da semana. Além de bem lavada, ela deve estar em condições adequadas de consumo. Lembrando que alimentos frescos não consumidos no período máximo de duas horas devem ser removidos da gaiola para não oxidarem ou atraírem insetos.
Papagaio pode comer berinjela, mas a dieta também deve ser constituída por ração específica para a espécie, frutas, verduras e legumes, que podem ser oferecidos diariamente, em pequena quantidade.
Os alimentos extrusados são fundamentais na medida em que, por serem formulados com quantidades adequadas de proteínas, fibras e gorduras, possuem a mesma porção de nutrientes em cada partícula, evitando que o papagaio selecione apenas os alimentos que mais gosta, o que pode levar a desequilíbrios.
É importante conversar com um médico-veterinário para saber o que papagaio come. Os especialistas destacam que o mix de sementes não é adequado como base da dieta do papagaio. Pobre em nutrientes, ele é rico em gorduras, que se acumulam principalmente no fígado, levando a uma série de problemas.
Não à toa, entre os problemas mais comuns em papagaios criados em ambientes restritos, estão: obesidade, osteopatia e hepatopatia. Lembre-se que, em comparação com um papagaio que vive na natureza, as aves criadas em casa gastam muito menos energia, demandando um aporte energético menor.
Para estimulá-la a gastar mais energia, invista em um viveiro espaçoso e rico em recursos que estimulem a movimentação de acordo com o perfil da espécie. Entre os acessórios recomendados para psitacídeos, estão: poleiros, escadas, balanços e outros brinquedos preferencialmente de madeira para a ave bicar e descascar, dois comportamentos naturais para essa espécie.
Esperamos que você tenha gostado de saber que papagaio pode comer berinjela e esse alimento traz benefícios para a ave! Em caso de dúvidas, consulte um especialista e continue acompanhando o blog da Petz para mais informações sobre os animais!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…