Categories: Aves

O que mandarim come? Saiba tudo sobre essa linda ave

A ave diamante-mandarim é pequenina, exótica e encantadora, além de muito dócil e de fácil manejo. Ter uma em casa é pura alegria! Aprenda o que mandarim come e como cuidar dele.

Saber alimentar o diamante-mandarim da forma correta garante que a plumagem fique sempre colorida e brilhante. A dieta balanceada é muito importante para a saúde da ave. Veja abaixo o que mandarim come.

Alimentação do mandarim

Entender as preferências nutricionais do mandarim pássaro é uma forma de cuidar da saúde dele. Os ingredientes que compõem a dieta em cativeiro devem replicar o que ele encontraria no hábitat natural. Isso contribui positivamente para o bem-estar desse passeriforme.

O que mandarim come quando está vivendo na natureza são grãos, sementes, plantas e frutas. Ele encontra esses alimentos nas savanas e áreas arborizadas da terra natal: a Austrália.

E o que mandarim come em cativeiro? O tutor deve fornecer uma mistura de sementes contendo painço, alpiste, niger, linhaça, aveia e milheto. Além disso, já existem rações extrusadas desenvolvidas especialmente para a ave.

A vantagem das rações extrusadas é que elas oferecem todos os nutrientes que o mandarim precisa em grãos homogêneos e do tamanho ideal para ele comer. O produto também evita o desperdício de comida, pois a ave não tem como deixar de lado os ingredientes de que não gosta.

Frutas que o mandarim pode comer

Excelentes fontes de vitaminas, minerais e fibras, as frutas mantêm a ave hidratada. Elas são um componente importante da dieta do mandarim e devem ser servidas sempre frescas e bem-higienizadas.

Mexerica, kiwi, manga, melancia, morango e laranja são exemplos de frutas que o mandarim come. Já uva, maçã e pera podem ser oferecidas apenas sem sementes, pois estas são tóxicas para a ave.

Legumes e verduras que o mandarim pode comer

O que o pássaro mandarim come além das sementes e das frutas? Ainda há muito que comentar sobre a dieta da ave. A maioria das verduras pode ser oferecida — a única exceção é a alface.

A alface tem uma substância que provoca sonolência nas aves, além de poder causar diarreia nas mais sensíveis. Então, é melhor riscar essa verdura da lista de alimentos para o mandarim.

Procure oferecer as mais escuras, como a couve e a rúcula. Elas são ricas em vitamina A, que protege o trato respiratório. E entre os legumes permitidos, o que mandarim come? Pepino, jiló, abóbora cozida, pimentão e milho cozido são seguros para ele.

Farinhada e osso de siba

Se você estava se perguntando o que mandarim pode comer para ter mais energia, aqui está a resposta: farinhada. Ela é um excelente suplemento, principalmente quando a demanda energética da ave aumenta, como na época de reprodução e na troca das penas.

Já o osso de siba é uma concha interna de um molusco da família das lulas. Rico em cálcio, ele também serve para suplementar a dieta do mandarim. Pode deixar a ave consumi-lo à vontade! É um alimento indispensável para os ossos e a postura dos ovos.

Reprodução do mandarim

O mandarim é um animal bastante prolífero, ou seja, pode ter muitos filhotes ao longo da vida. Aos três ou quatro meses, ele já atinge a maturidade sexual e está pronto para acasalar.

Ele é uma ave monogâmica: o casal que se forma irá permanecer junto por toda a vida. O macho e a fêmea constroem o ninho na época das chuvas, que é quando há maior crescimento das plantas e sementes que eles consomem.

A mamãe mandarim bota, em média, de quatro a cinco ovos — mas pode botar até oito por ninhada! Ela bota um por dia e começa a chocar após o quarto. Tanto o papai quanto a mamãe mandarim chocam, revezando-se a cada duas ou três horas. Durante a noite, ambos ficam no ninho.

Os filhotes nascem após 12 a 14 dias do início da incubação. Após o nascimento, os bebês são cuidados ativamente pelos pais, que regurgitam a alimentação na boca deles e cuidam das demais necessidades dos filhotes.

Curiosidade sobre o mandarim

O mandarim é um pássaro de hábitos curiosos. Você sabia que ele arruma sua cama todos os dias? Educado e fofo, não é mesmo? Ele remove tudo do ninho, agita e arruma de volta. Ah! A fêmea é muito mais curiosa que o macho!

Você sabia que, no deserto australiano, devido ao clima muito quente, os ovos não precisam ser chocados? Um trabalho a menos para os papais e as mamães! Assim que saem do ninho, os filhotes já imitam o canto do pai. Que beleza, não é?

Viu como aprender o que mandarim come foi fácil? Mais fácil ainda é comprar nas lojas da Petz! Aqui, você encontra tudo que o seu pássaro precisa de forma rápida e simples, confira!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

2 dias ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

3 dias ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

4 dias ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

5 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

6 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

6 dias ago