O organismo das aves é um pouco diferente do dos seres humanos e outros mamíferos, principalmente quando se trata de alimentação e eliminação de excrementos. Por isso, a dúvida se passarinho faz xixi é tão comum!
Será que passarinho faz xixi? Sim, mas não de uma maneira convencional como pessoas, cachorro, gato etc. fazem. As aves têm um sistema muito interessante para eliminar resíduos advindos da alimentação e da ingestão de líquidos. Leia o artigo abaixo e se surpreenda!
Como dito anteriormente, o sistema excretor das aves é bem diferente do dos mamíferos. A primeira diferença muito importante é que os passarinhos não têm bexiga (órgão que guarda a urina antes de ela ser eliminada pela uretra).
A ausência da bexiga está relacionada à aerodinâmica: as aves precisam voar, e o peso de um órgão cheio de líquido dentro do corpo atrapalharia essa função. Sendo assim, a excreção é retirada diretamente do sangue, passa pelos rins, cai na uretra e é eliminada pela cloaca.
Já as fezes saem do intestino e também são conduzidas até a cloaca. Lá, elas se juntam ao “xixi do passarinho”, e tudo é eliminado ao mesmo tempo. A cloaca, além de ser um órgão do sistema digestivo e urinário, também é reprodutora: dela, também saem os ovos.
Não podemos dizer categoricamente que o passarinho faz xixi, pois a composição da excreta é diferente da urina dos outros animais. Além disso, as aves não têm bexiga. Quando elas bebem água, boa parte vai para o intestino para ser absorvida.
Após a água alcançar o sangue, os rins filtram e aproveitam o que o organismo necessita e elimina as impurezas. O produto final é o ácido úrico, uma substância pastosa ou semilíquida que se mistura com as fezes. A parte esbranquiçada no cocô dos passarinhos é formada por esse componente.
Já vimos que é incorreto dizer que passarinho faz xixi, pois a maneira de eliminar o líquido consumido e as impurezas do sangue segue um metabolismo diferente. Tudo isso se deve à evolução das aves.
Ao ingerir alimento, em especial proteína, os organismos transformam o conteúdo em amônia, um composto muito tóxico. Os mamíferos conseguem convertê-la em ureia, que é menos tóxica e se mistura com a água. Assim, ela se acumula no corpo, fica armazenada na bexiga e é liberada na urina.
Por outro lado, as aves convertem amônia em ácido úrico, que não é hidrossolúvel. Assim, os passarinhos desenvolveram a capacidade de eliminar impurezas sem perder altas concentrações de água, podendo manter a hidratação por mais tempo.
A vantagem dos animais que excretam ácido úrico é economizar na eliminação de líquidos, pois a água utilizada para produzir urina, no caso das aves, é reabsorvida. É por isso que os passarinhos não se hidratam tanto e muitos conseguem viver em ambientes áridos, como o deserto.
Como o passarinho faz xixi — que não é a urina convencional dos mamíferos — junto com as fezes, é importante prestar atenção ao excremento que as aves estão produzindo. Algumas alterações podem indicar fragilidade no estado de saúde dos penudos.
Uma das alterações mais importantes é notar que o excremento está com maior volume de líquido do que normalmente. Lembre que os passarinhos não eliminam muita água, portanto, se isso acontecer, pode indicar alteração renal ou infecções que afetam a filtração dos rins.
Para saber se a porção líquida está aumentada ou não, é importante que o tutor esteja familiarizado com o aspecto normal dos excrementos do passarinho. Para isso, forre a gaiola com papel de cor clara que permita observar a consistência das fezes e a coloração.
Esteja sempre atento à quantidade de parte branca do excremento. Esse é o ácido úrico eliminado pelo sistema urinário. Se a porção branquinha das fezes estiver em uma proporção muito maior do que a convencional, há chances de o passarinho ter alguma alteração e até mesmo estar desidratado.
Outras alterações na parte branca incluem a própria coloração. O pássaro faz xixi de cor amarelada ou esverdeada quando apresenta um problema hepático, por exemplo. Sempre que notar qualquer alteração, procure um médico-veterinário especializado.
Passarinho faz xixi de uma maneira diferente! A aparência do excremento é um fator importante para identificar se há algum problema de saúde. Porém, também é possível fazer isso observando outras alterações, como emagrecimento, fraqueza, penas arrepiadas ou sujas, em caso de diarreia.
A maneira como o passarinho faz xixi é bem interessante, não é mesmo? No blog da Petz, há muitas outras informações e curiosidades sobre a sua espécie favorita. Não deixe de acessar agora mesmo!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…