Aves

Como cuidar do diamante-de-gould?

Pequeno, colorido e exótico, o diamante-de-gould é um pássaro que chama a atenção de quem o vê, afinal, ele é como uma obra abstrata viva. O que você acha da ideia de ser o tutor de uma ave tão bela como esta?

De origem australiana e com uma personalidade alegre, esse passarinho é um amiguinho inteligente. Porém, como um animal com características mais selvagens que dóceis, ele precisa de cuidados especiais para se manter saudável e feliz.

Quer saber como curar diamante-de-gould em viveiro? Você encontrou o conteúdo certo! Continue lendo os tópicos abaixo e veja o que precisa para ter esse passarinho em sua casa, animando as manhãs. 

Quais são as características do diamante-de-gould?

O pássaro diamante-de-gould é uma espécie muito colorida, sendo encontrada nas cores roxo, verde, amarelo, vermelho, branco e preto. Além disso, sabia que os machos possuem cores mais fortes? Isso se deve ao papel de atrair a atenção das fêmeas em época de acasalamento.

Essa diferenciação de cores também é uma estratégia para proteger as fêmeas e os filhotes contra os predadores. Ou seja, os machos chamam a atenção dos predadores com a intenção de permitir que a família fuja e se esconda em segurança.

Como uma ave sociável e pequena, tamanhos entre 12 e 14 cm, ela é fácil de criar. Porém, é importante lembrar que ela ama companhia, por isso se tiver mais amigos no convívio, melhor ainda.

Alimentação

O que diamante-de-gould come? Nada tão exótico como a plumagem! Seguindo o estereótipo do pássaro, essa ave adora a mistura de alpiste, painço e milheto, um mix que você encontra em lojas especializadas no cuidado dos pets.

Agora, se você quiser incrementar a alimentação do diamante-de-gould, saiba que é possível e recomendado oferecer verduras. Essa é uma lista bem eclética, que inclui: mostarda, chicória e couve. Porém, lembre-se que a oferta deve ocorrer apenas em dias alternados.

Outro cuidado que você deve ter com o seu animalzinho é o oferecimento da farinha na época da postura, um meio de suprir a falta de proteínas que o diamante-de-gould tem ao comer insetos na natureza. Confira a proporção dos ingredientes:

  • 20% de Farinha Láctea;
  • 60% de Neston;
  • 20% de farinha de rosca.

Comportamento

O diamante-de-gould é uma ave que gosta de interagir com outras, por isso, o ideal é mantê-lo em bandos ou pares. Assim, é quase certo que ele ficará animado e feliz.

Porém, não se preocupe em montar um cronograma de atividades. Isso porque, mesmo que ele seja ativo, não gosta de sair da gaiola, passando quase a vida inteira em um cantinho especial.

Reprodução

Com apenas 10 meses de idade, a fêmea diamante-de-gould já está pronta para começar a procriação. Depois que o acasalamento acontece, é normal que a postura gere de 5 a 8 ovos, que se chocam somente de 15 a 17 dias. Um pouco rápido, não é mesmo?

Na natureza, essa ave não é tão boa em criar os filhotes, abandonando os ninhos, mas quando estão em convívio humano, o cenário é um pouco diferente. Você sabe como fazer ninho para diamante-de-gould? É bem simples! 

Você vai precisar de uma caixinha de madeira com 15 cm de comprimento e 10 cm de largura e altura. Além disso, lembre-se de forrar com jornal ou deixar o material perto para a ave fazer isso sozinha.

Como cuidar do diamante-de-gould?

Existem algumas regras importantes para criar o diamante-de-gould! Se você ainda não as conhece, não deixe de conferir os tópicos que separamos abaixo.

Gaiola

Como essa ave passa quase a vida inteira na gaiola, o objeto precisa ser espaçoso. O viveiro ideal para um diamante-de-gould precisa ter, no mínimo, 50 cm de comprimento e 30 cm de altura e largura.

Agora, se tiver outros companheiros para compartilhar o espaço, é importante ter uma gaiola maior. Assim, todos podem esticar as asas e fazer exercícios no dia a dia.

Acessórios

É importante que o pássaro sempre tenha tudo ao alcance. Ou seja, antes de trazê-lo para casa, lembre-se de comprar a caixinha para o ninho, o bebedouro e os potes para as rações. Além disso, alguns brinquedinhos são boas pedidas para o bichinho gastar a energia.

Manuseio no dia a dia

Mesmo que o diamante-de-gould seja sociável, ele não gosta de contato humano. Por isso, evite pegá-lo o máximo possível para não deixá-lo estressado.

Agora, se realmente precisar pegá-lo, é importante não fazer isso de surpresa. Lembre-se de mostrar para o pássaro que está se aproximando com toda a calma possível.

Decidiu ter um diamante-de-gould? Então, não deixe de aproveitar os produtos que temos no site da Petz! Acesse e veja como tornar a vida do seu bichinho mais feliz.

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

10 horas ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

14 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

2 dias ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago