Papagaio pode comer pinhão? Se você tem essa ave falante em casa, saiba que é muito importante cuidar da alimentação dela para mantê-la saudável. Nem todos os alimentos podem ser oferecidos ao pet.
Confira, a seguir, o que papagaio pode comer para oferecer a ele uma dieta sempre equilibrada e nutritiva. Afinal, você não quer prejudicar a saúde do amigo penudo, não é mesmo?
O papagaio pertence à família dos psitacídeos: aves coloridas, sociáveis e conhecidas pela habilidade de “falar” (repetir sons). Isso aumenta a curiosidade das pessoas, que desejam ter esses animais como pets. Outros membros desse grupo são as araras, as calopsitas e os periquitos.
O que o papagaio come na natureza? Ele é preferencialmente frugívoro (se alimenta de frutas), mas também ingere sementes e vegetais. O bico e a língua do animal são adaptados para esse tipo de alimento.
É possível ter maior interação com o papagaio pet porque ele é bastante sociável. É indicado colocar brinquedos adequados para a ave nos ambientes em que ela fica, para que brinque e gaste energia, evitando o estresse.
O papagaio precisa de uma alimentação balanceada que atenda às necessidades específicas da espécie e da fase de vida. A melhor opção é a ração de qualidade própria para o animal. O alimento deve estar disponível durante todo o dia e precisa ser trocado diariamente.
Além da ração própria para papagaio, é possível incluir frutas, legumes e sementes na dieta diária do animal. Vale caprichar na variedade e oferecer em recipientes separados do alimento básico. Porém, a pergunta que não quer calar é: pode dar pinhão para papagaio?
A araucária, árvore nativa do Brasil e típica da região Sul do país, tem a pinha como fruto — e o pinhão é a semente. A época de colheita acontece de abril a julho, que coincide com as festas juninas.
O papagaio pode comer pinhão! Ele costuma ingeri-lo em vida livre. Essa semente é rica em minerais e fibras, mantendo a saúde da ave em dia. Portanto, pode oferecê-la ao pet com tranquilidade!
Sim, o papagaio pode comer pinhão, mas a semente deve ser ofertada como um complemento ou petisco. Ela não pode ser a base da alimentação. É possível oferecê-la in natura, com casca.
O pinhão in natura serve como um estímulo para a ave. Ela tem um pouco mais de trabalho para abri-lo, gastando energia e reproduzindo um comportamento natural da vida livre.
O papagaio pode comer o pinhão cozido também! É só deixar a porção de 30 a 40 minutos na panela de pressão, esperar esfriar e oferecer ao pet. Outra forma possível é assar o alimento no forno.
Apesar de ser um alimento liberado, você pode se perguntar: papagaio pode comer pinhão todo dia? Não. A semente pode ser usada como petisco e ofertada por no máximo duas vezes na semana, apenas na época da colheita.
Você já viu que o papagaio pode comer pinhão, mas existem outros alimentos permitidos. Lembre-se: a ração deve ser a base da dieta, mas é possível oferecer frutas, verduras e sementes para a ave.
Antes de serem oferecidos, os alimentos precisam ser bem lavados. Além disso, precisam ser cortados no tamanho adequado para o pet segurar com o pé e ingerir com facilidade.
Qualquer alimento a ser introduzido na dieta do pet precisa ser indicado por um médico-veterinário. O profissional sabe definir a quantidade e a frequência correta, fazendo o acompanhamento necessário. Conheça algumas comidas que papagaio pode comer:
Esses alimentos podem ser oferecidos alternadamente, de uma a duas vezes na semana. É necessário que, além da ração, o papagaio coma frutas, verduras, sementes e legumes diariamente para manter a dieta balanceada.
Alguns alimentos podem fazer mal ao papagaio e devem ser evitados. Segue uma lista dos itens proibidos:
Apesar de ser muito usada como base da alimentação do papagaio, a semente de girassol não é indicada para o pet! Ela tem baixo valor nutricional para a espécie e contém muita gordura, causando doenças como aterosclerose e lipidose hepática.
Agora que você aprendeu que papagaio pode comer pinhão, lembre-se de que a introdução de qualquer alimento na dieta do pet deve ser recomendada por um médico-veterinário. Confira outras dicas e produtos para o bichinho na Petz!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…