A maioria dos tutores de aves já sabe que é importante oferecer uma alimentação saudável e diversificada para elas. Apesar de as frutas serem boas opções, nem todas podem ser fornecidas a esses animais! Pensando nisso, será que papagaio pode comer limão?
O limão agrada muitos paladares. Ele está presente nos lares brasileiros e é muito usado para temperar alimentos, fazer uma bela limonada ou preparar deliciosas sobremesas.
Como essa fruta faz parte do dia a dia dos tutores, muitos pensam que ela também pode estar na dieta do pet. Porém, será que papagaio pode comer limão assim como os seres humanos? Tire essa dúvida neste conteúdo!
A alimentação do papagaio é bastante diversa e inclui frutas, verduras e legumes. Ele consegue as proteínas necessárias consumindo fontes vegetais ou ingerindo pequenos insetos. Em vida livre, essa ave busca comida por onde passa: geralmente, se alimenta daquilo que encontra nas expedições.
Porém, na criação doméstica, o que o papagaio come? Ele também precisa ter à disposição diferentes opções de alimento. O tutor é o responsável por oferecer essa variedade à ave, balanceando a alimentação do pet.
Por isso, é importante saber as frutas que pode dar para papagaio, assim como os legumes e verduras. E lembre-se: para manter a ave com uma alimentação equilibrada, é necessário dar a ela a ração própria para a espécie.
O papagaio pode comer limão, mas com certo cuidado. Por ser uma fruta cítrica (assim como laranja e tangerina), ele é muito ácido! Se consumidas em excesso, podem causar problemas de saúde, principalmente se a ave já tiver alterações no estômago.
Se o consumo for moderado e a ave for saudável, sem histórico de úlceras ou sensibilidade no trato gastrointestinal, pode dar limão para papagaio. Ele pode usufruir da vitamina C e de outros vários componentes benéficos da fruta.
O papagaio pode comer limão para melhorar a imunidade. A vitamina C ajuda na absorção de ferro pelo intestino, prevenindo a anemia, além de ser um poderoso antimicrobiano, combatendo diversas infecções.
Além disso, o limão melhora a aparência das plumas, previne o aparecimento de células malignas e evita prisão de ventre. A fruta também tem poucas calorias, ou seja, pode ser consumida até pelos animais um pouco acima do peso.
Você já sabe que o limão pode ser oferecido ao papagaio, mas nunca deixe de consultar um médico-veterinário especializado em aves. O profissional pode averiguar se o seu pet apresenta alguma contraindicação devido a condições individuais de saúde.
Também fique atento à frequência: não ofereça frutas cítricas à sua ave mais que duas vezes na semana. Por fim, o ideal é dar uma quantidade pequena. O excesso de qualquer alimento pode ser prejudicial.
Você pode ofertar o limão fresco, inteiro, para o papagaio bicar e se distrair. Nesse caso, é melhor retirar a casca e as sementes. Ofereça somente os gomos em uma porção do tamanho de uma bolinha de gude, por exemplo.
Porém, a forma mais recomendada de oferecer essa fruta cítrica para a ave é preparar uma limonada. Dilua o suco do limão em um pouco de água filtrada, sem adicionar açúcar. Nos dias mais quentes, você pode servir a bebida gelada para o penudo se refrescar.
Caso o papagaio não goste do sabor do limão em um primeiro momento, saiba que isso é normal. Quando um novo alimento é introduzido na dieta, é comum que o pet tenha certa resistência, ainda mais pela acidez natural dessa fruta.
Para adaptar o paladar da ave, tente misturar o limão com outros alimentos que ela está acostumada a comer. Se, ainda assim, ela deixá-lo de lado, é melhor não insistir. E papagaio pode comer qual fruta além dessa? Se quiser conhecer outras opções para oferecer ao pet, confira a seguir!
O que papagaio pode comer para ter as vitaminas necessárias para a saúde? Essa é a dúvida de muitos tutores de aves. Em primeiro lugar, para que a dieta seja equilibrada, sem nenhum nutriente faltando, é importante que o penudo coma ração.
Em casas especializadas, você encontra não apenas a ração destinada à espécie, mas também o mix de sementes, que pode servir como um agrado e complemento à dieta. Além disso, existe uma lista de frutas nutritivas e seguras para o papagaio. Lembre-se se oferecê-las somente como um petisco:
Portanto, o papagaio pode comer limão e uma série de frutas, verduras e legumes. Contudo, antes de oferecer qualquer alimento, consulte o médico-veterinário para sanar dúvidas. Confira outros artigos do blog da Petz para mais dicas e informações!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…