Aves

Veja como transportar calopsita com segurança

Publicado em 03 de fevereiro de 2025

Tempo de leitura: 5min

É muito comum que as pessoas levem os pets para lá e para cá. Sendo assim, aprender como transportar calopsita é essencial para diversos tutores, garantindo a segurança no trajeto.

Menina segurando calopsita.

Para começar, a segurança e o bem-estar da ave são fundamentais no transporte. Então, pense em formas de garantir que a calopsita não sofra com o deslocamento, principalmente se a distância e o tempo de percurso forem longos.

O que fazer para transportar a calopsita?

Primeiro, você precisa saber o que diz a legislação brasileira sobre o transporte de animais. Em relação às viagens, todos os animais, exceto os cães e os gatos, precisam da Guia de Trânsito Animal (GTA) para se deslocarem dentro do território nacional.

Sobre o transporte em si, o Código de Trânsito Brasileiro ressalta que o animal de estimação não deve ser transportado solto dentro do carro, tampouco ao lado do motorista ou entre seus braços e pernas.

Sendo assim, para evitar multas, e, principalmente, acidentes, você precisa saber como transportar calopsita com segurança. Para isso, confira as dicas a seguir.

Como transportar a calopsita no carro ou em ônibus de viagem

Afinal, como transportar calopsita com segurança no carro? Primeiro, é preciso lembrar que os buracos nas ruas ou nas estradas podem causar solavancos no seu veículo. Para animais grandes, ou para pessoas, esses pulos não representam muito perigo.

Porém, para as calopsitas, um grande acidente pode acontecer. Sendo assim, o tutor precisa prender muito bem a gaiola de transporte no cinto de segurança ou dentro da cadeirinha de transporte de animais.

Outra dica importante sobre como transportar calopsita no carro é colocar um travesseiro embaixo da gaiola para amortecer esses solavancos. Além disso, cubra as grades com um pano não muito grosso para que a ave não se assuste durante o trajeto.

No que diz respeito aos ônibus de viagem, a calopsita pode ir dentro do ônibus, no assento do lado do tutor. Para isso, ele deve pagar uma passagem a mais. Os cuidados citados para trajetos de carro também valem aqui.

Como transportar a calopsita em viagens de avião

As viagens de avião estão ficando mais adequadas para os cães e os gatos, já que algumas empresas aéreas permitem que esses animais viajem na cabine com seus tutores. No entanto, para as aves e os outros animais, a realidade é bem diferente.

Infelizmente, para esses animais, as opções mais comuns não são muito confortáveis: ou o pet vai como carga viva em outro voo — ou seja, separado de seu tutor — ou vai no porão com as bagagens. Entre essas alternativas, a viagem como carga viva ainda é a melhor opção.

Caso opte por esse meio de locomoção, veja como transportar calopsita no avião: a caixa de transporte é, em geral, feita de madeira com pequenos buracos para a ave respirar. Você também precisa saber as medidas para reservar o voo da ave.

Calopsita em cima da gaiola.

Como colocar água e comida para a calopsita viajar de avião?

Outra dica importante de como transportar calopsita em viagem de avião é sobre a comida e a água do pet. Coloque um bebedouro que não permita que a água derrame, garantindo que a ave possa se hidratar durante todo o trajeto.

Essa caixa de transporte tem um local para colocar a comida da ave. Coloque bastante, pois, durante o percurso, ela pode comer para desestressar. Além disso, durante a movimentação da caixa, a comida pode cair para fora dela.

O que fazer com a ave em viagens longas?

Como levar calopsita para viajar em trajetos longos? Esse é um desafio e tanto. Para começar, programe paradas a cada duas horas. Essas pausas são importantes para a ave comer e beber sem estar em movimento.

Além disso, o balanço do carro pode causar tontura e a ave pode passar mal, assim como acontece com as pessoas. As paradas vão dar uma chance para a calopsita se recuperar desse mal-estar.

Ligar ou não ligar o ar-condicionado?

O ar-condicionado pode fazer mal para a ave, mas o efeito estufa do carro também. Então, o que fazer? Ligue o ar-condicionado e direcione suas saídas de ar para o teto do carro.

Além disso, cubra a gaiola com um pano para que o ar gelado não chegue direto à ave. Essas medidas vão garantir que sua temperatura corporal se mantenha estável durante a viagem, evitando que ela pegue uma doença respiratória.

Como distrair a ave durante a viagem?

Para distrair uma criança durante uma viagem você conta com diversas opções: há jogos verbais, brincadeiras com o ambiente ou mesmo opções de filmes e jogos virtuais. Porém, como transportar calopsita de forma que ela não fique entediada?

Não é muito difícil! Coloque na gaiola seus brinquedos preferidos, escolha músicas relaxantes com as quais ela está familiarizada e use brinquedos inteligentes. Você pode esconder petiscos dentro dele para a ave descobrir como retirar de lá.

Calopsita em cima de galho.

Viu só como transportar calopsita com segurança é possível? Então, agora é só providenciar a caixa de transporte, os brinquedos e os petiscos nas lojas da Petz para que ela viaje tranquilamente.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Categoria de produto não configurada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog