Um dos pássaros mais comuns no país, o periquito-australiano (Melopsittacus undulatus) é divertido e bem fácil de criar. Não à toa, ele é considerado o terceiro animal de estimação mais popular nos lares brasileiros, ficando atrás apenas de cachorros e gatos. Entretanto, como saber se o periquito-australiano é fêmea?
Existem algumas diferenças bem fáceis de notar entre o periquito-australiano macho e fêmea. Para não errar na hora de escolher o pássaro que vai levar para casa, aprenda aqui como reconhecer facilmente a fêmea da espécie.
Uma das principais características que diferenciam o periquito-australiano fêmea do macho é bem fácil de notar. Quando for escolher o seu, preste muita atenção na cor da cera. A cera é aquela pele que fica logo acima do bico, também conhecida como carúncula.
Nos filhotes, a cor da cera pode ser branca ou rosa-claro. Já na fase adulta, a tonalidade costuma mudar. No periquito-australiano fêmea filhote, ela tem um tom marrom-claro ou continua branca. Nos machos, por sua vez, ela fica azulada.
Essa é a dica mais rápida e fácil sobre como saber se o periquito-australiano é fêmea ou macho. No entanto, para isso, ele precisa ser um pouco mais velho. A cor da cera costuma mudar por volta dos seis meses de vida.
Uma curiosidade é que, na época do acasalamento, a tonalidade tende a mudar novamente, assim como a característica dela. A cera da fêmea fica mais espessa e, às vezes, apresenta até uma secreção. Nos machos, ela assume um tom azul mais brilhante e forte.
Tem como saber se o periquito-australiano é fêmea de outras maneiras. Apesar de a tonalidade da cera ser a característica mais marcante e fácil de identificar entre a fêmea e o macho do periquito-australiano, existem outras que você deve observar na hora de escolher o seu pássaro.
Além das características físicas, há as diferenças comportamentais que podem ser observadas. No entanto, é preciso prestar um pouco mais de atenção. De maneira geral, o periquito-australiano macho costuma ser mais barulhento e cantar mais alto, especialmente na época de reprodução.
Os machos são falantes por natureza, o que os torna mais extrovertidos também. Eles tendem a socializar com mais facilidade com os seres humanos. As fêmeas, por sua vez, costumam apresentar um comportamento bem mais tranquilo em relação ao macho.
O canto delas é suave, em um tom melódico, música para seus ouvidos. Se você procura um periquito-australiano mais calmo para ter no lar, escolha sempre os periquitos fêmeas.
Os periquitos fêmeas não interagem tanto, são bastante observadores e territorialistas. Contudo, apesar da tranquilidade geral, no período reprodutivo, podem se mostrar agitados e um pouco mais agressivos.
Essas dicas sobre como saber se o periquito-australiano é fêmea são valiosas. Porém, se você ainda tiver algumas dúvidas em relação ao sexo do pássaro, procure ajuda de um médico veterinário.
Conhecer um pouco mais sobre o seu pet é o primeiro passo para cuidar da saúde e do bem-estar dele de forma adequada. Agora que você já tem as dicas sobre como saber se o periquito-australiano é fêmea, que tal conhecer outros conteúdos? Explore o blog da Petz para saber mais.
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…