O canário-belga pode comer pepino? Essa é uma ave popular no Brasil, conhecida pelo canto suave e por ser dócil e uma ótima companheira. Quem tem um, ou recebe a visita de um no quintal de casa, quer agradar o paladar desse querido!
Como um bom pássaro cantor, a alimentação é fundamental para a saúde e desempenho da ave na cantoria. Conhecer um pouco mais sobre os alimentos que podem compor a dieta do penudo é importante. Então, continue a leitura abaixo e saiba tudo sobre a alimentação para canário-belga!
Proporcionar uma alimentação saudável ao pet é o dever de todo tutor. No entanto, nem todas as comidinhas, por mais que sejam naturais e frescas, devem estar no cardápio do canário-belga. Algumas fazem mal para a saúde da ave e devem ser evitadas.
Devemos sempre lembrar que cada espécie tem particularidades, e nem tudo que faz bem para um animal tem o mesmo efeito positivo em outro. Pensando especificamente na variedade de pássaros ao redor do mundo, o tipo de alimentação das aves também varia de uma para outra.
O pepino é um alimento muito comum nos lares brasileiros e adorado pelos fãs de salada. Suculento e fresquinho, o fruto é uma delícia. Então, aqui vem a boa notícia: o canário-belga pode comer pepino e também o acha delicioso!
Portanto, quando for preparar aquela saladinha esperta de que você tanto gosta, reserve uma pequena porção para oferecer como agrado para o pet. Mas nada de temperos! Eles, sim, fazem muito mal à ave.
Você conhece os benefícios do pepino para pássaros? Um dos principais é a hidratação. O fruto é composto por 96% de água e, além de hidratar, ajuda no funcionamento do sistema digestivo do canário-belga, melhorando o trânsito intestinal.
Por ter baixo valor calórico, é um alimento que pouco interfere no peso do canário-belga. Além disso, ele contém vários minerais e antioxidantes que auxiliam em diversas funções do organismo, como:
Agora que já sabe que canário-belga pode comer pepino e usufruir dos benefícios, é hora de aprender como o pepino deve ser oferecido para o seu amigo de asas.
O primeiro passo é escolher pepinos frescos e, de preferência, orgânicos, que não foram cultivados e/ou tratados com produtos químicos. Alguns tipos de agrotóxicos e pesticidas podem prejudicar muito a saúde da ave.
Antes de oferecer o pepino para pássaros, é preciso lavar muito bem o alimento e cortá-lo em rodelas ou tiras para facilitar. Não precisa tirar a casca nem as sementes. Coloque apenas uma pequena porção in natura na gaiola, sem sal ou outros temperos.
O pepino pode ser oferecido para o canário-belga até três vezes por semana, principalmente nos dias mais quentes. Esse alimento já é naturalmente refrescante, mas, quando está muito calor, você também pode servi-lo bem geladinho.
Sempre se atente à quantidade que o canário-belga consegue comer para evitar desperdícios. Caso a ave não coma tudo, retire o que sobrou da gaiola para não ocorrer proliferação de bactérias e fungos que possam causar danos à saúde do pássaro.
A alimentação principal do canário-belga deve ser a ração própria para a espécie — extrusada ou farelada —, que deve ser comprada em lojas especializadas, como a Petz. Esse alimento é especialmente formulado para a ave e contém todos os nutrientes necessários para mantê-la saudável e em boa forma.
Outras fontes de nutriente são as sementes e grãos como alpiste, painço, linhaça, aveia, farinhada de ovo ou ovos cozidos e sementes de alface roxa, de cânhamo, de rabanete etc.
Como complemento, o canário-belga pode comer pepino ou outras frutas, legumes e verduras. Contudo, sempre consulte o médico-veterinário ou fontes confiáveis antes de oferecê-los à ave, para garantir que não causarão nenhum mal. Confira alguns alimentos que podem ser oferecidos como petiscos:
Para que o canário-belga consiga digerir tudo corretamente, é importante que não ocorram mudanças bruscas na alimentação. Por isso, quando for introduzir um novo alimento no cardápio da ave, dê apenas pequenas porções e aumente a quantidade gradualmente. Caso o pássaro tenha algum mal-estar, suspenda imediatamente e procure um médico-veterinário.
Já que o canário-belga pode comer pepino e outros vegetais, oferecer esses alimentos é uma maneira de manter a dieta balanceada, além de agradar a ave com um petisco saudável. Não deixe de acessar o site da Petz e conferir tudo sobre sua espécie favorita.
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…