Categories: Aves

Canário belga parou de cantar

O canto do canário-belga é poesia para os ouvidos. A ave é conhecida por gostar de imitar os sons que escuta. Por isso, não estranhe ao ouvi-la entoando melodias suaves o dia todo. Mas, se a sua pergunta é: meu canário belga parou de cantar, acompanhe o artigo para saber mais.
Existem alguns motivos que levam o canário-belga a dar uma pausa na cantoria. Conhecer um pouco sobre eles é importante para saber até quando você pode esperar, antes de procurar ajuda de um médico-veterinário especialista.

Afinal, por que canário-belga para de cantar?

Os canários têm como característica marcante o canto. Foi justamente a melodia da ave que encantou a nobreza europeia anos atrás e chamou atenção dos brasileiros, quando a espécie chegou por aqui.
Dos canários, o belga (Serinus canaria) é o único domesticado e, apesar de ser conhecido pela sua voz, ele não nasce sabendo cantar. O aprendizado vem após alguns meses de vida e muito treino. Esse processo pode ser um pouco lento e demora para engatar de vez. Se você tem uma bebê canário em casa, tenha paciência.
Agora, se o canário-belga já tem algum tempo de vida e de repente parou de cantar, pode ser apenas um período de troca de penas. Não se assuste. Caso seu amigo cantor esteja passando este momento, fique tranquilo. É normal a melodia cessar temporariamente.

A troca das penas

A fase de troca das penas dura aproximadamente três meses e, enquanto espera ela passar é importante reforçar a alimentação da ave. O ovo cozido é uma ótima opção nessa época, já que a ave precisa de mais proteína em sua dieta.
A tendência natural é que passado os três meses, o canário-belga volte a cantarolar normalmente. No entanto, talvez a ave precise de uma ajudinha para ajudar a engatar as melodias. Coloque algumas músicas para o pet ouvir e relembrar como é bom cantar. Caso isso não aconteça, talvez o seu amigo cantor esteja com alguma questão relacionada à saúde e que merece ser investigada por um profissional.

Cuidados com a saúde do canário-belga

Mas antes de sair correndo para o médico-veterinário certifique-se de que a gaiola do canário está com a limpeza em dia, se tem o tamanho adequado para a ave ficar confortável e conseguir se exercitar.
Dê uma olhada cuidadosa nas penas do canário. Veja se não tem nada de diferente. Piolhos e ácaros podem ser prejudiciais para a ave. A presença de parasitas afetam o bem-estar do pet e influenciam na cantoria.
Se estiver sentindo dor ou com algum machucado em seu corpinho, o canário também deixa de cantar. Olhe com atenção para cada parte do pet, os olhos, as asas, as patinhas. Verifique se suas garras não estão muito compridas. Em caso positivo, corte as pontinhas, sempre com muito cuidado para não ferir a ave.

Problemas de saúde

Outras questões que contribuem para uma pausa no canto são as infecções respiratórias, que afetam facilmente as aves. Por isso tenha o cuidado de não expor o pet às correntes de ar. Evite também deixá-lo em ambientes com mudanças bruscas de temperatura. Isso pode ser fatal para o canário.

Alguns dos problemas respiratórios que afetam o canto e a saúde do canário, são:
Coriza: quando a respiração da ave começa a ficar mais difícil e um líquido escorrendo das narinas, ela pode estar sofrendo com coriza.
Pneumonia: além da respiração difícil, a pneumonia nos canários se caracteriza pelo tom violeta no bico, febre, penas eriçadas e falta de energia. A doença pode ser fatal.
Asma: a ave costuma fazer uns sons diferentes quando está com asma. A dificuldade respiratória é bem visível e seus olhos ficam meio entreabertos. Fique atento pois se não detectada rapidamente, a ave pode morrer por falta de ar.

Alimentação saudável e equilibrada

Oferecer uma dieta com todas as vitaminas e nutrientes que o canário precisa no seu dia a dia é fundamental para sua saúde e bem-estar. O cardápio da ave deve ser variado com alimentos naturais, sementes e a ração específica, facilmente encontrada em lojas especializadas em produtos para animais de estimação, como a Petz.

Seja a ração farelada, seja a extrusada, o alimento deve ser a base da dieta do seu pet.

Sempre que notar qualquer comportamento diferente no seu amigo cantor, converse com um médico-veterinário especialista. O profissional vai avaliar e indicar o melhor tratamento para a ave ficar bem e voltar a cantar rapidinho.

Gostou de saber os motivos que levam o canário a parar de cantar? Que tal agora conferir outros conteúdos sobre alimentação e bem-estar da ave? No blog da Petz temos diversos artigos com dicas e curiosidades sobre o reino animal. Confira!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

9 horas ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

2 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

3 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

3 dias ago

A decoração certa para estimular o gato

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…

3 dias ago

Dieta de roedor: hamster pode comer morango?

Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…

1 semana ago