Essa ave de origem australiana conquistou corações ao redor do mundo. Ela ficou popular por causa da bela plumagem e da personalidade brincalhona, vivendo muito próxima de seus tutores. Na rotina com esse pet, uma dúvida pode surgir: calopsita pode tomar leite?
Estando tão próxima dos seres humanos e pela curiosidade nata da espécie, essa ave se interessa por tudo que os tutores consomem. Porém, isso pode significar um risco para a saúde dela. Então, venha descobrir se calopsita pode tomar leite!
Entender a alimentação de nossos animais de estimação é o ponto-chave para que eles tenham uma vida longa e sem sofrimentos. Alimentos saudáveis para nós podem não ser para eles! Afinal, calopsita pode beber leite?
Imprescindível para os filhotes de mamíferos, esse é o primeiro alimento desses animais. Porém, na dieta das aves, essa bebida não entra! Assim, caso se pergunte se a calopsita pode tomar leite, saiba que a resposta é um claro “não”!
A calopsita pode tomar leite e passar mal! O organismo da ave não tem as enzimas que os mamíferos têm para digeri-lo. Por isso, esse alimento vai fermentar e irritar a mucosa de todo o trato gastrointestinal da topetuda!
Saber o que calopsita pode comer é crucial para manter a boa saúde da ave. Afinal, existem muitos outros alimentos saudáveis que podem ser oferecidos a ela tranquilamente!
A dieta ideal de qualquer espécie seria a que ela encontraria na natureza caso estivesse em seu hábitat natural. No caso de animais que vivem em cativeiro, os tutores são os responsáveis por fornecer a alimentação correta e balanceada para eles.
E o que calopsitas podem beber? O ideal é fornecer, diariamente, água mineral, filtrada ou fervida. Os sucos naturais são permitidos, mas com moderação, por causa da alta concentração da frutose — o açúcar das frutas.
Portanto, a dieta da ave deve ser equilibrada e diversificada para que ela não tenha problemas de saúde. O tutor deve saber o que a calopsita pode ou não comer. Veja nossas recomendações abaixo.
A ração para calopsita é uma maneira muito prática de alimentar a ave com tudo de que ela precisa. Cada grãozinho contém uma quantidade homogênea dos nutrientes essenciais.
Além de nutrir, a ração tem um sabor muito agradável para a ave. A calopsita é conhecida por ter um paladar bastante exigente, então, esse alimento específico foi desenvolvido para que ela não o rejeite.
As sementes são saudáveis para as aves, mas não podem ser a base da alimentação delas. Em geral, as oleaginosas causam acúmulo de gordura no fígado e em outros órgãos.
Ricas em minerais, as sementes podem, sim, complementar a alimentação da calopsita. Elas são encontradas em misturas prontas, nas lojas especializadas em produtos para animais, mas você também pode oferecer as que consome em casa.
A calopsita pode comer várias sementes, como aveia, painço, alpiste, girassol (com muita moderação), castanhas e amêndoas. Evite as de frutas como maçã, pera, pêssego e ameixa: elas contêm cianeto e são tóxicas para a ave.
Algumas frutas, doces ou azedinhas, costumam agradar bastante ao paladar das aves. Além de saborosas, elas têm vitaminas benéficas para a ave e refrescam nos dias mais quentes.
Para oferecê-las sem perigo para a calopsita, é preciso tomar alguns cuidados, como lavar muito bem a casca e, em alguns casos, retirar as sementes. Também é preciso ter moderação com a quantidade, pois o açúcar das frutas pode causar acúmulo de gordura nos órgãos da ave.
São exemplos de frutas que a calopsita pode comer: maçã, banana, pera, mamão, melão, melancia, morango, goiaba, manga, pêssego, ameixa, pitaya, maracujá e uva (também sem semente).
Entre os legumes cozidos que a calopsita pode comer, estão batata-doce, inhame, cará e milho. Os que podem ser oferecidos crus são cenoura, jiló, beterraba, abobrinha e abóbora.
A ave também pode comer verduras cruas ou refogadas! Entre as favoritas da penuda, estão couve, chicória, endívia, brócolis, couve-flor e acelga. Evite as alfaces: elas causam diarreia e sonolência. Por fim, o arroz é um grão, mas também pode ser oferecido cozido. Saber de tudo isso faz parte de como cuidar de uma calopsita!
Apesar de o cardápio da calopsita ser bastante variado, existem comidas e bebidas que não devem ser dadas para ela, como o leite. Os alimentos proibidos para essa ave, em geral, são os industrializados humanos, como chocolate, massas e pães.
Além desses, podemos citar salgadinhos e salgados, alimentos ricos em açúcar, café, leite, frituras, cebola, sal, feijão, bebidas alcoólicas, refrigerantes e demais líquidos com gás.
Em suma, calopsita pode tomar leite e passar muito mal! Evite os erros na alimentação fornecendo ingredientes seguros e produtos desenvolvidos especialmente para a ave, como aqueles que você encontra nas lojas da Petz. Venha conferir!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…