As frutas, além de serem ricas em nutrientes, são ótimas para os dias mais quentes. Elas promovem hidratação, são leves e bem refrescantes, perfeitas para servir geladas. Mas será que calopsita pode comer morango, por exemplo?
Calopsita pode comer morango, sim. A fruta tem um sabor bem agradável para a ave e pode ser servida tranquilamente. Os valores nutricionais também são altos e contribuem para a saúde da espécie.
Nutricionalmente, o morango é rico em antioxidantes (antocianinas e ácido elágico). A fruta é fonte de vitamina C, vitamina A, betacaroteno, folatos e fibras solúveis, o que faz o alimento ser uma boa opção para incluir na alimentação da calopsita.
Portanto, os benefícios do morango para essa espécie de ave são inúmeros. Uma dieta equilibrada e que inclui essa fruta pode ajudar na prevenção a doenças cardiovasculares, fortalecimento do sistema imunológico e combate a inflamações.
Como o morango está entre o que calopsita come, é muito importante saber como e quando oferecer. Antes de mais nada, a alimentação não pode ser baseada exclusivamente nessa fruta (ou em outra).
Existe uma série de alimentos que as calopsitas comem, mas a dieta precisa ser equilibrada para conter todos os nutrientes. Dessa forma, é necessário combinar mix de sementes, frutas, verduras, legumes e hortaliças para ter tudo.
Por isso, o ideal é fazer a alimentação com ração extrusada de boa qualidade, que já garant e tudo o que a calopsita precisa. Nesse caso, é possível oferecer outros alimentos ocasionalmente e incrementar com novos sabores, aromas e texturas.
Ofereça o morango como prêmio ou em brincadeiras. Para incrementar a alimentação, aposte nessa comida principalmente nos dias mais quentes, para que a ave se refresque e possa comer algo leve. Lembrando que, durante esse período, os animais têm dificuldade em manter a alimentação normal por conta do calor.
Na hora de servir, dê preferência aos morangos orgânicos, para evitar resíduos de agrotóxicos. Além disso, é importante evitar excesso e nunca oferecer mais do que a ave pode comer.
Agora que você sabe que calopsita pode comer morango, já abriu um mundo de possibilidades para incrementar a alimentação, não é?
Quando não eram domesticadas, essas aves precisavam buscar os alimentos na natureza, ou seja, comiam frutas, insetos e sementes que encontravam no caminho. Mas atenção ao oferecer em casa as frutas para calopsita. As permitidas são:
Aproveite todas essas possibilidades e incremente a alimentação da calopsita. Lembrando que, como as frutas são doces, é uma ótima oportunidade de essas aves terem acesso ao sabor, já que doces e açúcar são proibidos para a espécie.
No entanto, também existe uma lista de recomendação de o que calopsita não pode comer. Nesses casos, é muito importante respeitar a proibição, já que parte desses itens corresponde a comidas tóxicas e que são prejudiciais para a ave, seja a curto ou longo prazo.
Por isso, sempre busque informação sobre comida para calopsita e ofereça apenas alimentos que elas conseguem digerir bem, ricos em nutrientes e que incrementam a alimentação. Portanto, não sirva os alimentos listados abaixo:
Respeitando essas regras e proibições, é possível garantir uma vida mais saudável e duradoura ao pet. Sem contar que evitará muitos problemas de saúde e várias consultas ao veterinário por conta de colesterol alto, obesidade e intoxicação.
A alimentação da ave pode ser muito rica, sabendo que a calopsita pode comer morango. No entanto, assim como qualquer alimento, é preciso ter cuidado com as quantidades oferecidas para manter a dieta balanceada.
Quando a alimentação é à base de ração, o ideal é servir alimentos de acordo com o peso. Sendo assim, é recomendado oferecer o que corresponde a 10% do peso da calopsita, ou seja, se a ave pesar 200 gramas, ela deve comer 20 gramas de ração todos os dias. Lembrando que é o valor diário, não por refeição.
Porém, se o tutor oferece alimento além do que deveria, é preciso estimular as atividades físicas para evitar o sobrepeso. Nesse caso, brinquedos são ótimas opções, além de gaiolas maiores e que estimulam o voo.
Outra dica para combater a obesidade é colocar bebedouro e comedouro de lados opostos da gaiola. Isso estimula que a ave se movimente mais. Se ele não faz isso por conta própria, com certeza fará para obter o básico para sobrevivência.
Agora que você já sabe que calopsita pode comer morango e quais os outros alimentos são permitidos, é hora de montar a dieta da ave. Na hora de comprar ração de qualidade, gaiolas e brinquedos, pode contar com a Petz. Tem muita variedade para você oferecer sempre o melhor para a calopsita!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…