Originária da América Latina, mais especificamente da região dos Andes, a batata-doce é um vegetal nutritivo que vem ganhando fama como aliado da alimentação saudável. Mas será que calopsita pode comer batata-doce?
Em comparação à batata comum, a batata-doce tem um índice glicêmico mais baixo. Ou seja, seus carboidratos levam mais tempo para entrar na corrente sanguínea humana, o que é boa notícia para pessoas com diabetes, uma vez que essa “lentidão” reduz os picos de glicemia.
Já quando falamos das calopsitas, não há um corpo de estudos robusto enumerando a ação e os benefícios da batata-doce no organismo delas. Sabe-se, porém, que justamente por ser um alimento rico em carboidratos, ele deve ser evitado no dia a dia. Saiba mais sobre o que calopsita pode comer a seguir!
Evite dar batata-doce para sua ave no dia a dia. Em vez disso, dê preferência a outros alimentos menos calóricos, como frutas e legumes para calopsita, a fim de evitar problemas de saúde.
Caso esteja se deliciando com uma batata-doce e não resista ao ímpeto de dar um pedacinho para a sua amiga, lembre-se que a calopsita pode comer batata-doce cozida apenas com água e sem sal.
Vale destacar que, mesmo em situações esporádicas, é importante esperar até que a batata-doce esfrie antes de servi-la. Alimentos muito quentes podem causar queimaduras no papo da calopsita. Então, da próxima vez que você se perguntar se calopsita pode comer batata, lembre-se dessas dicas!
Agora que você já sabe se calopsita pode comer batata-doce, está na hora de entender por que o alimento não é tão recomendado para ela. Entre os minerais presentes em boa concentração na raiz tuberosa estão o cálcio, o magnésio, o fósforo e o potássio.
Já no que diz respeito às vitaminas, a batata-doce é uma boa fonte das vitaminas C e E, que são antioxidantes, e das vitaminas A e K, que estão associadas respectivamente a uma boa visão e à coagulação sanguínea.
Apesar disso, evite incluir a batata-doce na dieta da ave. Calopsita pode comer batata-doce, mas a concentração de carboidratos presente no alimento contribui para o ganho de peso e possíveis problemas de saúde, como doenças cardíacas.
Uma alimentação balanceada é fundamental para melhorar a saúde e aumentar a longevidade da calopsita. Para isso, invista em rações para calopsita de qualidade como base da alimentação da sua amiga.
Outros alimentos permitidos, como algumas frutas e legumes para calopsita, podem e devem ser oferecidos de maneira intercalada ao longo da semana, desde que sejam preparados de maneira adequada e servidos com segurança.
Com exceção da ração, que deve estar disponível em tempo integral, alimentos que não tenham sido consumidos em até duas horas devem ser removidos para não oxidarem.
Além disso, a saúde física e emocional da calopsita depende também do manejo adequado, com uma rotina que estimule atividades físicas e comportamentos naturais da espécie.
Nesse sentido, escolha uma gaiola espaçosa para a sua ave. Esta deve conter acessórios importantes para as calopsitas, como poleiros, além de comedouro e bebedouro.
Brinquedos como playgrounds e objetos de bicar devem ser colocados na gaiola de maneira intermitente e rotativa, mas é importante que a calopsita sempre tenha com que se entreter. Por fim, não se esqueça de reservar um tempo do seu dia para interagir com a ave.
Confira mais dicas de como cuidar da sua amiga penuda aqui, no blog da Petz! Temos vários conteúdos para assegurar o bem-estar da sua calopsita e todos os seus outros bichinhos!
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…