A calopsita espirrando merece uma atenção especial. Quando se trata da saúde de um animal tão sensível, esse sintoma pode ser indício de algum problema específico que esteja afetando a qualidade de vida da ave.
Alguns problemas de saúde podem ser considerados leves, como irritações e alergias. Já outros podem representar os primeiros sintomas de alguma doença mais grave. Então, continue a leitura para entender um pouco mais sobre esse assunto tão importante!
Assim como outros animais, as calopsitas espirram naturalmente para eliminar partículas — como sujeira ou poeira do ar — que se acumulam na cavidade nasal e nas narinas. O espirro serve para expulsar esses componentes do organismo, funcionando como um meio de defesa.
Porém, há espirros causados por problemas respiratórios. Eles aumentam a secreção nasal, da traqueia ou até mesmo do pulmão. Geralmente, os agentes causadores são parasitas, bactérias e vírus, mas o quadro também pode ser alérgico.
Nem sempre! Ver uma calopsita espirrando é normal, pois, como você já sabe, o espirro é um reflexo natural para eliminar impurezas do ar que entram no trato respiratório. Se a ave espirra eventualmente e não apresenta outros sintomas, provavelmente não é nada preocupante.
Por outro lado, quando você vir a calopsita espirrando muito ou por longos períodos, vale a pena investigar mais de perto. Isso pode ser um sintoma de alguns problemas de saúde. Veja os principais a seguir.
Assim como os seres humanos, a calopsita pode apresentar alergia a produtos químicos, poeira, pólen, ácaro do ambiente ou alimentos que irritam as vias aéreas da ave.
Um dos motivos dos espirros da ave podem ser infecções causadas por fungos, bactérias ou vírus que afetam o sistema respiratório. Ela também pode ter tosse, emagrecer, apresentar falta de apetite e ficar com as penas arrepiadas. Nesse caso, observamos a calopsita espirrando com secreção nasal.
Assim como a maioria das aves, as topetudas são muito sensíveis às mudanças de temperaturas, principalmente as bruscas. O tempo quente costuma causar espirros. É possível observar a calopsita espirrando à noite após um dia de estresse térmico.
Parasitas como piolhos, ácaros e alguns tipos de fungos também fazem a calopsita espirrar. Eles causam uma irritação intensa nas vias aéreas, geralmente de forma localizada.
Se, após a administração de algum tipo de medicamento, a calopsita começar a espirrar, pode ser uma reação adversa a algum componente do produto. Se o sintoma persistir, ou aparecerem outros, é importante procurar o médico-veterinário com urgência.
Para cuidar da calopsita espirrando, procure o médico-veterinário especializado. Ele faz uma avaliação adequada e, se necessário, pede alguns exames para definir um tratamento.
Muitas são as causas da calopsita espirrando toda hora, por isso, evite dar remédios por conta própria. Mesmo que sua intenção seja ajudar a ave, você pode piorar o quadro clínico do pet, gerando complicações mais difíceis de serem revertidas.
O tratamento para espirro de calopsita varia dependendo da causa e do diagnóstico feito pelo médico-veterinário. Em alguns casos, pode ser necessário administrar medicações como antibióticos, antialérgicos e/ou antiparasitários.
Se a respiração da ave estiver muito comprometida e for um caso de emergência, pode ser necessário fazer oxigenoterapia até que a penuda consiga respirar melhor e sem dificuldades.
O tratamento para espirro de calopsita também pode ser ambiental. Retire do ambiente o excesso de poeira, pólen, sujeiras e outras partículas que possam agredir o sistema respiratório da ave.
Prevenir é sempre o melhor remédio. Para evitar que a calopsita tenha espirros, é necessário manter o ambiente limpo. Faça a higienização completa da gaiola pelo menos uma vez por semana, ou mais frequentemente se for preciso.
Deixe a gaiola em local arejado: isso evita o acúmulo de ácaros e poeira no ambiente da ave. Porém, não pode haver uma corrente de ar que atinja diretamente a ave, pois isso pode resfriar o corpinho do pet.
Evite fumar ou deixar a calopsita perto de fumaça (quando faz churrasco, por exemplo) para não irritar as vias aéreas. Além disso, não forre a gaiola com jornal, nem deixe a penuda ter contato com produtos químicos.
Ofereça uma dieta equilibrada e rica em nutrientes próprios para a espécie. Lojas especializadas, como a Petz, comercializam isso em forma de ração, sementes ou mix. Frutas frescas, verduras e legumes também podem complementar a alimentação da ave. Por último, mas não menos importante: visite regularmente o médico-veterinário.
Em suma: calopsita espirrando é normal em alguns casos, mas é importante ficar atento para identificar qualquer problema de saúde. Ao primeiro sinal de que algo não vai bem, busque o médico-veterinário. Para evitar o espirro e outros sintomas e doenças, siga as orientações a seguir:
A calopsita espirrando pode estar apenas limpando as vias aéreas, mas vale prestar atenção se o sintoma é passageiro ou indica uma doença mais séria. Sempre busque ajuda profissional quando tiver dúvidas e conte com nossa equipe para conhecer cada vez mais as características do seu animal favorito. Acesse agora mesmo o blog da Petz!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…