A calopsita é uma das aves mais bonitas, coloridas e divertidas, pois sabe cantar e é capaz de aprender vários truques. Fica fácil entender porque ela vem se tornando cada vez mais popular, não é mesmo? Porém, sabendo como adestrar calopsita, será ainda mais prazeroso ter uma companheira dessa em casa.
Assim como outros pets, as calopsitas precisam de treino, atenção e paciência para aprenderem coisas novas, mas acredite: com dedicação e carinho na hora de adestrar a calopsita, você vai se impressionar com a inteligência da ave!
Calopsitas têm a capacidade de criar um vínculo bem forte com os tutores. A médica-veterinária especialista em animais exóticos da Petz, Dra. Mariana Pestelli, conta que isso acontece porque a espécie é monogâmica. Ou seja, o animal escolhe um parceiro específico e permanece o resto da vida com ele.
Por isso, durante as sessões de adestramento, é muito provável que você seja escolhido como parceiro do pássaro. Isso só traz benefícios, principalmente se quiser saber como deixar a calopsita mansa: ela vai se tornar muito mais dócil e fácil de ser adestrada.
Uma dica bem legal é começar o treinamento enquanto o animal ainda é filhote. Pode ser que, no começo, você sinta dificuldades, já que ela pode bicar ou tentar fugir. Entretanto, como adestrar calopsita é uma tarefa que exige paciência. Então, nem pense em desistir de primeira!
Todos os tipos de calopsita são carinhosos e ótimas companhias. A partir do momento que se acostumam com os tutores, os pets se mostram mascotes muito apegados.
Você já deve ter visto um bebê, acostumado com o colo dos pais, chorar quando outros adultos tentam segurá-lo. Algo parecido acontece com as aves. Por isso, uma das primeiras dicas de como adestrar calopsita é deixar o filhote bem à vontade.
A Dra. Mariana explica que o processo de adaptação costuma levar um mês. Outra dica importante para essa fase é passar 30 minutos por dia (no mínimo) interagindo com sua nova amiga. Afinal, é assim que você vai transmitir carinho e afeto no começo dessa relação tão especial.
Se você é um tutor mais experiente, talvez tenha mais facilidade para segurá-la logo nos primeiros dias. Agora, se você está se aventurando com uma ave pela primeira vez, aqui vão algumas dicas de como adestrar calopsita.
Assim como acontece com cães e gatos, um dos melhores métodos na hora de adestrar pássaros é o chamado reforço positivo. Nessa técnica, você recompensa o pet com petiscos sempre que ele faz aquilo que é esperado.
Para ensinar a calopsita a subir no dedo, por exemplo, faça o seguinte: quando a ave estiver acostumada com a sua aproximação, coloque seu dedo indicador entre o peitoral e as patas dela.
Nesse momento, é provável que ela suba em seu dedo como se fosse um poleiro. Se isso acontecer, ofereça um petisco logo em seguida. Faça isso repetidas vezes até que ela comece a subir em seu dedo automaticamente, sempre que você solicitar.
Tenha em mente que esse é só o primeiro truque. A calopsita ainda pode aprender a cantar sua música favorita, a balançar a cabeça negativamente, a chamar você pelo nome e muitas outras coisas!
Além de entender o que é adestramento de calopsita, como ele funciona e qual é o melhor método para treiná-la, é importante fazer isso nas condições adequadas, ou seja, em ambientes apropriados, que vão deixar o bichinho e o tutor tranquilos. Veja algumas dicas.
Agora, você já sabe como adestrar calopsita e pode desenvolver todas as habilidades da sua amiguinha penosa! Para mais conteúdos como este, não deixe de continuar explorando o Blog da Petz!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…