Existem muitas aves por aí, não é mesmo? Alguns deles, porém, precisam viver em ambientes próximos à água pois tem necessidades relacionadas a este ambiente. Elas são chamados de aves aquáticas!
Você vai poder conhecer algumas das aves aquáticas aqui, no blog da Petz, e descobrir algumas características delas. Prepare-se para desbravar um universo incrível conosco. Vamos lá?
É considerada uma ave aquática qualquer uma que dependa de uma terra molhadinha ou úmida. Mas o que significa essa dependência? Afinal, é fato que todo bichinho precisa de água para beber.
No entanto, uma ave aquática é uma ave que precisa obrigatoriamente de um ambiente aquático para depositar seus ovos, morar ou se alimentar. Viu como o mundo animal é fascinante? Esse tipo de bichinho é dividido em duas classes: os dependentes, que citamos aqui, e os semidependentes. Confira as diferenças!
São dependentes as aves que precisam ficar menos tempo em lugares totalmente secos. Elas procuram sempre por lugares molhados, como dissemos, mas que podem ser apenas úmidos.
As aves semidependentes são aquelas que conseguem ficar muito tempo em lugares secos. Porém, suas características físicas são adaptadas para os ambientes aquáticos. Por isso, precisam voltar em alguns momentos para se alimentar, nadar, em estações do ano, etc.
As aves aquáticas também são divididas em duas classificações:
Falamos aqui que as aves aquáticas precisam de um ambiente aquático, seja por um longo ou curto período. Esses lugares podem ser: pântanos, lagos, rios de água doce, manguezais e qualquer lugar com peixinhos que façam parte da alimentação da aves.
Depois de entendermos o que é uma ave aquática, suas classificações e classes, vamos conhecer algumas delas. Talvez você já tenha visto uma delas por aí. Será? Continue acompanhando e descubra. Vamos apresentá-las por famílias.
O martim-pescador faz parte da família Alcedinidae e pode ser encontrado em três tipos diferentes: pequeno, grande e verde. O grande costuma chegar aos 42 cm, o pequeno, aos 19 cm, e o verde, aos 29 cm. Todos eles estão presentes no mundo todo, e aqui, no Brasil, o menor deles é o mais encontrado.
O bico dessa ave é bem grande, para que consiga se alimentar de peixinhos com facilidade. Tem pés e cauda próprios para a natação, mas consegue viver em terra firme também, para se alimentar de insetos. Em geral, costuma ficar nas beiras de rios.
Com certeza você já se deparou com uma ave aquática da família Anatidae em algum lago ou rio. Eles são os patos, marrecos e gansos que vivem dentro das águas, sobrevoando ou só pousando ali para se alimentar.
O corpo deles é feito para o nado — as famosas patas coladas você já conhece, né? São elas que ajudam as aves a nadar melhor. Dificilmente essas aves estão sozinhas. Costumam voar em bandos, principalmente quando vão mudar de local para se alimentar.
A família Anhimidae conta com duas espécies de pássaros: Anhuma e Tachã. A primeira delas é uma das principais aves da região de Goiás, e seu nome significa “pássaro preto gritador com chifre”. Ele tem até 61 cm e habita regiões de pantanais e beiras de lagos. Quando há seca, rapidamente se muda para ambientes aquáticos..
O Tachã, outra espécie da família, habita mais a região Sul do Brasil. Seu nome significa “pássaro com colar de pele rugosa”, e a impressão que passa é que a cabeça é bem menor que o restante do corpo. Ele se alimenta de plantas aquáticas, por isso, precisa viver em ambientes aquáticos.
Esta é uma das famílias com mais espécies de aves aquáticas. Todas as garças fazem parte da Ardeidae, junto aos socós. Eles são belos, com pernas compridas e bem finas e um biquinho bem esticado para frente.
Essas aves aquáticas gostam de viver acompanhadas dos indivíduos da mesma espécie, por isso, vivem em bando. Os lugares que habitam são rios, lagoas, manguezais e até praias mais tranquilas. Nesses locais, fazem a alimentação à base de peixinhos.
Vamos conhecer a última família deste conteúdo? Ela é a Rallidae e conta com algumas espécies interessantes, como galinhas-d’água, pintos-d’água, frangos-d’água e sanãs. Os hábitos desses bichinhos costumam ser mais noturnos, pois, durante o dia, preferem ficar escondidos nas matas.
Apesar de serem aves aquáticas, não são totalmente dependentes das águas, por isso, passeiam por essa área somente quando precisam. Inclusive, o ninho não fica montado em terras muito úmidas.
Gostou de conhecer algumas das famílias das aves aquáticas? Existem muitas outras delas, com características bem legais também. Aqui, no blog da Petz, temos um espaço dedicado aos pássaros, com dicas sobre cuidados diários, alimentação, curiosidades e muito mais. Não deixe de acompanhar!
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…