Quem tem ou sonha em ter uma ave de estimação com certeza já se deparou ou ainda vai se deparar com este dilema: cortar ou não cortar as asas de pássaros?
Enquanto alguns tutores defendem que fazer o corte regular das penas é uma importante medida de segurança, outros acreditam que impedir os pássaros de voar é uma verdadeira crueldade. Descubra o que pensam os veterinários e em quais casos a prática é recomendada!
Pesquisando na internet, é possível encontrar diversos mitos a respeito do corte das asas de pássaros. É o caso, por exemplo, da alegação de tornar o pet mais dócil com o procedimento, o que não é verdade.
“O motivo principal é para a ave ficar solta e não fugir”, explica a médica-veterinária especialista em animais silvestres da Petz Mariana Pestelli. Além disso, ela diz que, ao impedir voos mais altos, o corte adequado também garante maior segurança para o pet. “Na clínica, é muito comum ver casos de aves que se machucaram caindo na panela, batendo no ventilador ou que tiveram um acidente com outro pet ao voarem livres pela casa”, alerta a especialista.
Por esses dois motivos, o corte costuma ser recomendado de acordo com as características das aves. Isso, claro, desde que seja feito de maneira adequada como veremos mais à frente.
De acordo com a Dra. Mariana, a resposta é não! “Não é possível fazer isso em qualquer ave ou em qualquer idade”, diz. Segundo ela, o procedimento só é recomendado em aves mansas, isto é, criadas na mão e que já tenham sido acostumadas com o corte desde cedo, no cativeiro. “Ele não deve ser feito em pássaross filhotes que tenham sido criados com os pais e que tenham aprendido a voar”, afirma.
Também pensando no bem-estar do pet, a veterinária ressalta que o corte das penas nas asas só é válido caso a intenção seja realmente interagir e deixar a ave livre pela casa de vez em quando. “Se ela for ficar o tempo todo na gaiola, como costuma acontecer, não vale a pena. Melhor deixar as asas crescerem normalmente”, completa.
Já que o intuito do corte é proteger o pet, não faz o menor sentido que ele seja feito de modo a colocar em risco a saúde dele, não é mesmo? Por isso, nada de seguir instruções ou assistir vídeos de como operar asas das aves em casa. O ideal é sempre procurar um veterinário especializado em animais silvestres.
Isso porque, embora não se trate de um procedimento complicado, ele costuma ser estressante para a ave. Sendo assim, de acordo com a Dra. Mariana, é melhor que ele seja feito por alguém de fora para não afetar o vínculo. Sem mencionar o fato de que um corte inadequado pode afetar o equilíbrio do pet e levar a sangramentos, dores e infecções, visto que penas novas ainda têm terminações nervosas.
A veterinária explica que as penas das aves crescem em um ritmo próximo ao crescimento do nosso cabelo. Por isso, o corte deve ser refeito em intervalos regulares de 3 a 4 meses para que o pet esteja sempre em segurança.
Agora que você já sabe a importância do corte correto das asas de pássaros, que tal tirar todas as suas dúvidas com quem entende do assunto? Procure a unidade Petz mais próxima a você e verifique a disponibilidade de veterinários especializados em animais silvestres!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…