Cada um de nós possuímos um paladar com gostos específicos, dependendo da região, país ou cultura. Com os pets não é diferente. Na alimentação de aves, por exemplo, quando estão em vida livre, a maioria das espécies se alimentam de insetos — de forma diária ou esporadicamente. Algo que não ocorre com as aves domésticas.
No entanto, por mais estranho que pareça, oferecer insetos para aves domésticas têm sido aprovado por especialistas justamente por terem muitos benefícios à saúde!
Por ser uma tendência recente e ainda pouco conhecida e discutida, nosso time de médicos-veterinários esclarecem as principais dúvidas que podem surgir. Confira!
Os insetos são excelentes fontes de proteína e despertam o instinto de caça, incentivando a
prática de exercício das aves. E os benefícios não param por aí; além das proteínas, insetos
também são ricos em:
O mercado pet atualmente oferece aos tutores opções de insetos selecionados especialmente para a alimentação de animais domésticos. Eles são alimentados a base de ração orgânica e criados em ambientes livres de impurezas, garantindo a alta qualidade nutritiva.
Outras espécies, como ratos, macacos, répteis e peixes também se beneficiam muito deste tipo de alimento. Curioso, não é?
Existem pássaros que podem não se interessar particularmente pela caça a insetos, como os psitacídeos (araras e papagaios, entre outros) e os granívoros (rolinhas e canários, entre outros). No entanto, aves insetívoras, como sabiá, trinca de ferro e bem-te-vi, vão adorar ter insetos, especialmente se estiverem vivos, em sua dieta.
Via de regra, os insetos podem ser ofertados a quaisquer aves, cabendo a você, tutor ou tutora, perceber a reação do seu pet e optar por continuar a oferecer caso ele goste do petisco.
Inclusive, é isso mesmo que você leu: petisco! Os insetos para pássaros domésticos não devem ser a alimentação principal. Ração específica para a espécie deve continuar sendo servida diariamente e os insetos, algumas vezes por semana, assim como frutas, legumes e barrinhas de sementes.
Os insetos estão disponíveis no mercado, vivos ou desidratados. Seus valores nutricionais são os mesmos, mas algumas aves domésticas já não são rápidas o suficiente para caçarem os insetos vivos. Neste caso, portanto, é ideal oferecer os insetos desidratados para aves.
Muitos tutores ainda optam por oferecer rações farinhadas muito oleosas ou misturas de semente secas para suas aves. Estes alimentos não são os mais indicados por possuírem excesso de calorias e possibilitarem que o animal selecione apenas as sementes que mais gosta. Descubra nesse artigo as melhores opções para uma dieta balanceada da sua ave!
Desta forma, lembre-se do que dissemos: ração premium específica para a espécie deve ser oferecida como base da alimentação. Além disso, como complementos, frutas, legumes, barrinhas e os insetos. E lembre-se: as melhores opções de alimentação de aves você irá encontrar em nosso Pet Shop on-line. Confira!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…