A criação de aves em cativeiro pode até parecer mais fácil que a de cães e gatos, mas não é! Para manter as aves com as penas exuberantes e a saúde em dia, é preciso alimentá-las muito bem. Desta forma, vamos aprender hoje se a arara pode comer goiaba e outras frutas.
A arara pode comer goiaba?
Antes de qualquer coisa, o tutor de um psitacídeo precisa saber que esse tipo de ave é bastante desperdiçador. Isso significa que grande parte do alimento oferecido é jogado fora pela ave, seja porque ela quebra o alimento e uma parte considerável cai no chão, seja porque ela mais brinca que come.
Por isso, não se zangue com a bagunça que a arara faz ao se alimentar. Quando não quer comer algo, ela literalmente joga fora. Já quando não tem fome, ela pode ficar picotando a comida com o bico e jogando fora os pedacinhos que corta como uma forma de atividade.
Então, vamos lá: será que a arara pode comer goiaba? Sim! A goiaba pode e deve entrar no cardápio da ave! Ela possui muitos benefícios, como controle da glicemia, fortalecimento do coração, bom funcionamento dos olhos e prevenção do câncer.
A goiaba é riquíssima em vitamina C e E, betacaroteno, licopeno, flavonoides e proteínas. Ela tem um sabor que agrada às aves e sementes que viram diversão para elas. É possível vê-las brincando com as sementes, colocando-as na ponta do bico e tentando quebrá-las.
Frutas que a arara pode comer
Além da goiaba, outras frutas, legumes e verduras fazem parte da alimentação da arara. É só lembrar que, em vida selvagem, a ave é originária de florestas tropicais da América do Sul, onde encontra uma grande variedade de castanhas, insetos, larvas e frutas à disposição.
A arara pode comer goiaba e todas as frutas que encontraria na natureza, além de outras que não teria contato devido a especificidade do habitat. Exemplos dessa diversidade de frutas são umbu, licuri, atemóia, graviola, fruta-pão, cajá, maçã, banana, morango, manga, mamão, romã, pêssego e uva. Lembre-se de retirar as sementes, pois algumas são tóxicas.
As frutas cítricas, como a laranja, a mexerica e o maracujá, podem ser fornecidas para as araras, pois são ricas em vitamina C e bioflavonoides. No entanto, por serem muito ácidas, é necessário ter moderação.
Forneça as frutas bem lavadas e, de preferência, orgânicas. Não ofereça sempre a mesma: a variedade é benéfica, pois ajuda a complementar os nutrientes e suprir as necessidades da arara.
Legumes e verduras que a arara pode comer
Procure oferecer as verduras com cores mais escuras, que são ricas em vitamina A e protegem o sistema respiratório das aves, que é muito sensível nos psitacídeos que vivem em cativeiro.
Então, use e abuse de brócolis, couve, agrião, rúcula, espinafre, escarola, chicória, acelga e endívia. Já no caso dos legumes, a maioria deve ser cozida antes de a ave comer: cenoura, abóbora, milho-verde, pimenta (pode ser crua) e vagem.
Coquinhos
As araras amam coquinhos! Como o bico delas é muito forte, elas podem cortar esses duros frutos ao meio. O jerivá e o acuri são os preferidos, mas outros tipos de coquinhos podem ser oferecidos, inclusive o coco-da-bahia, tanto verde como seco. Inclusive, o seco vai servir de distração para a ave.
Ovo cozido
Sim, as araras podem comer ovo cozido! Elas também necessitam de proteínas de origem animal. Na natureza, elas comem pequenas larvas de insetos e insetos que vivem nos troncos das árvores. Combicos fortes, elas arrancam pedaços do caule para chegar até o alimento.
Sementes de girassol são proibidas!
As sementes de girassol são ricas em gorduras, pobres em outros nutrientes e altamente viciantes para os psitacídeos. Depois de comer pela primeira vez, a ave vai sempre pedi-las ao tutor, por isso nem comece a dá-las para a arara.
Se ela já está acostumada com essa semente, vá retirando gradativamente da dieta dela e substituindo pelos coquinhos, que são mais nutritivos e adorados por elas também.
O que fazer se a arara for filhote?
Caso você tenha um bebê em casa, como alimentar filhote de arara? Bebês muito novinhos, até os três meses de idade, vão se alimentar somente da papinha para filhotes de psitacídeos.
Inicialmente, o animal vai comer de oito a dez refeições ao dia. A quantidade da refeição deve ser suficiente para encher o papo, mas não a ponto de deixá-lo repleto. Só alimente a ave novamente quando o papo estiver vazio, para evitar a Doença do Papo Azedo.
Prepare uma nova papinha a cada refeição, com a quantidade de água orientada pelo fabricante, de acordo com a idade da arara. Para isso, amorne a água sempre, pois a temperatura baixa esfria o corpo da ave e pode deixá-la doente, além de retardar o esvaziamento do papo.
Verifique a temperatura antes de oferecer para que também não ocorra queimadura no papo devido a alta temperatura do alimento. Vá devagar e não force a alimentação: como são filhotes, a falta desses cuidados pode causar falsa via do alimento, indo parar no pulmão e podendo provocar o óbito da ave. Se você não tem experiência com essa fase, procure um profissional para te instruir.
Por volta dos dois meses de idade, comece a deixar frutas, legumes e verduras à disposição do filhotinho. Desta forma, a ave vai começar a brincar com esses alimentos, sentindo e apreciando o gosto. Como a arara pode comer goiaba, deixe essa fruta para o bebê comer e brincar com as sementes.
Comportamento da arara
As características da arara em natureza e em cativeiro são muito parecidas. Elas são aves sociáveis, que gostam de viver em bandos com 20 indivíduos ou mais, dependendo da espécie. Elas são monogâmicas e escolhem um par para a vida toda.
Agora, você já sabe que a arara pode comer goiaba. Então, visite uma loja da Petz e venha conhecer as excelentes rações extrusadas para psitacídeos, que são a base da alimentação da ave!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário