Originárias da Austrália, as calopsitas figuram entre as aves domésticas mais queridas pelos brasileiros. Afinal, assim como cães e gatos, elas são dóceis, carinhosas, brincalhonas e inteligentes. Porém, uma pergunta sempre vem à mente dos tutores destes pets: como saber se a calopsita é macho ou fêmea?
É muito comum ouvir dizer, por exemplo, que as calopsitas fêmeas demoram mais para cantar que os machos, mas será que essa informação está mesmo correta? Existem outras maneiras de distinguir a calopsita macho da fêmea? Continue lendo este texto para descobrir!
Logo de início, é importante dizer que não adianta tentar olhar para as “partes íntimas” dos bichinhos. Obviamente, as genitálias são diferentes: enquanto o macho possui dois testículos próximos aos rins, a fêmea tem um ovário localizado ao lado esquerdo.
Entretanto, por serem internos, não é possível distinguir os órgãos genitais dos bichinhos. Sendo assim, como saber se a calopsita é macho ou fêmea? A seguir, damos algumas dicas para você descobrir o sexo do seu pet.
Não há diferenças visuais entre calopsita macho e fêmea apenas em relação aos órgãos genitais dos pets. Afinal, as calopsitas apresentam o chamado dimorfismo sexual, que é quando macho e fêmea têm padrões diferentes.
Para avaliar, é preciso esperar até que a plumagem do pássaro tenha se desenvolvido, o que ocorre, geralmente, a partir dos seis meses. Isso porque os bichinhos são idênticos quando jovens. Assim, antes disso, não tem como saber se a calopsita é macho ou fêmea.
Também é importante destacar que as diferenças podem ser maiores ou menores dependendo do padrão da calopsita. Por isso, atente-se para as particularidades da sua penosa. A seguir, confira algumas evidências que podem ajudar a distinguir a calopsita fêmea do macho.
Após a plumagem da calopsita ter se desenvolvido, observe a parte de baixo das penas da cauda. Encontrou listras horizontais ou manchas amareladas? Então, é bem provável que se trate de uma fêmea!
Vale ressaltar que essas manchas podem ser bem difíceis de enxergar. Para auxiliar, tente colocar as penas contra a luz de alguma lâmpada forte. Em todo caso, essa pode ser uma forma interessante de saber como identificar calopsita fêmea.
Considerando uma calopsita cinza, os machos costumam ter aquela simpática mancha amarela nas bochechas. Já as fêmeas têm o tom mais claro, enquanto o rosto costuma ser mais cinzento e pouco amarelado.
Saber se a ave é uma calopsita macho ou fêmea pela plumagem do corpo não é tarefa simples. Afinal, as distinções podem aparecer em pequenos detalhes, sendo, muitas vezes, insuficientes para descobrir o sexo do bichinho. Mas, em geral, nas calopsitas cinzentas, o corpo do macho tem coloração mais escura.
Um dos principais motivos para tutores quererem saber o sexo da calopsita é a crença de que só os machos são capazes de reproduzir sons. Na verdade, de acordo com a Dra. Mariana Pestelli, médica-veterinária da Petz, não é bem assim.
Segundo a especialista, embora as fêmeas possam levar mais tempo para desenvolver essa habilidade, cantar ou não vai depender de condições favoráveis. Assim, esse método é pouco confiável. Contudo, se a sua calopsita for menos tagarela, é possível que seja uma fêmea.
Até aqui, apresentamos métodos caseiros de como saber se a calopsita é macho ou fêmea. Você pode aplicar todos eles, desde que tome muito cuidado para não estressar ou machucar a ave. Entretanto, a forma mais segura de descobrir o sexo do bichinho é levando-o ao veterinário.
Isso porque, por meio da palpação, o profissional poderá avaliar as características dos ossos pélvicos da sua penosa, diferentes nos machos e nas fêmeas. Além disso, ele poderá solicitar um exame de sexagem da ave por DNA. Esse processo utiliza uma amostra das penas para identificar se o pet é menino ou menina.
Agora, você já sabe muitas maneiras de como saber se a calopsita é macho ou fêmea. Esperamos que nossas dicas tenham ajudado você a criar um vínculo maior ainda com seu bichinho. Para mais informações sobre aves e outros animais de estimação, não tire o olho do blog Petz!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…