Você conhece algum animal com a letra “C”? Decorar os nomes de todas as espécies pode não ser uma tarefa simples. No entanto, existem algumas maneiras de aprender sobre o máximo de bichinhos possíveis. Uma delas é organizá-los por ordem alfabética.
Para você conhecer o máximo de espécies (domésticas ou selvagens), o blog da Petz preparou uma lista apenas com animal com a letra “C”. Continue a leitura para descobrir novos bichinhos e aprender mais sobre aqueles de que já ouviu falar.
Que tal começar pelo básico? O coelho é um animal com a letra “C” extremamente popular, no âmbito doméstico ou selvagem. Afinal, ele também existe na natureza. É caracterizado pela aparência fofinha e pelas grandes orelhas. Além disso, é símbolo de um feriado muito importante: a Páscoa.
Diferentemente do que muitas pessoas pensam, o coelho não pertence à ordem dos roedores. Na realidade, esse animal é considerado um lagomorfo. Ele é herbívoro, alimentando-se de ervas, raízes e vegetais (como cenouras, alface, entre outros).
As pessoas com fobia de cobras temem a cascavel. Essa serpente é bastante popular em todo o Brasil e no resto do mundo. Ela é conhecida, principalmente, pelo “chocalho” ao final da cauda, utilizado para espantar possíveis predadores.
Essa espécie é altamente venenosa. O nome está atrelado a muitos acidentes envolvendo serpentes no país. Se for não tratada, a mordida da cascavel pode levar uma vítima humana à morte! Em caso de emergências, procure um especialista imediatamente.
Muitas pessoas podem até não saber, mas esse também é um animal com a letra “C” que pode ser criado em casa. O camaleão é um réptil que tem uma habilidade muito especial: a camuflagem. Ele pode trocar a cor da pele de acordo com o ambiente para enganar os predadores.
Outra característica marcante desse animal é a língua comprida, utilizada para capturar presas (normalmente, insetos, como grilos e outros). Ela pode ser lançada em até um metro e meio de distância, pois é retrátil. Um muco pegajoso na estrutura ajuda o camaleão a prender o alimento.
O castor não pode ser encontrado no Brasil. Entretanto, você já deve ter visto esse animal com a letra “C” em algum desenho animado ou filme norte-americano. Caracterizado por dentões e cauda achatada, esse bichinho é um grande roedor, podendo chegar aos 30 kg.
Normalmente, o castor vive perto da água, em regiões com temperaturas baixas. Apesar de ser um mamífero, esse animal também desenvolveu grandes habilidades aquáticas e é um excelente nadador. Ele usa os dentes para cortar e derrubar árvores, formando diques em riachos e lagos.
O carneiro é outro animal que pode ser visto tanto na natureza quanto em criações rurais. Recebe esse nome os exemplares machos em rebanhos de ovinos (família das ovelhas, que são fêmeas). A principal diferença entre o macho e a fêmea são os chifres, presentes apenas no sexo masculino.
Diferentemente dos cordeiros (filhotes), os carneiros são animais adultos. Eles são grandes fornecedores de lã, por isso, costumam ser muito populares na agropecuária. Os carneiros selvagens costumam viver em regiões montanhosas, sendo grandes escaladores por esse motivo.
Em um país cheio de praias, como o Brasil, é muito difícil não se deparar com caranguejos na areia. Esses animais são crustáceos, caracterizados pelas grandes pinças dianteiras, que são como mãozinhas para ajudar na defesa pessoal e na predação.
O caranguejo tem uma carapaça bastante resistente. Ele caça tanto na água-marinha quanto em terra firme. Os hábitos alimentares variam de acordo com a espécie: enquanto alguns são herbívoros, outros são carnívoros. Vale dizer que eles são facilmente encontrados em manguezais.
Essa lista de animais com a letra “C” não poderia terminar sem uma menção ao camelo. Esse grande mamífero se destaca pelas duas grandes corcovas no dorso, que servem como depósito de gordura. Elas funcionam como reserva de energia, por isso, o camelo pode passar tanto tempo sem água.
Para que não haja dúvidas, é sempre bom lembrar: o camelo se diferencia do dromedário por ter duas corcovas, enquanto o primo tem apenas uma. No entanto, ambos animais são muito populares em regiões de clima árido, como o Oriente Médio.
Agora, você nunca ficará sem um animal com a letra “C” em sua lista. Se quiser conferir mais conteúdos como este, continue de olho no blog da Petz. Há muitos artigos exclusivos sobre as espécies mais variadas do Reino Animal!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…