dramin para cachorro
Hoje em dia, é cada vez mais comum levar o seu cachorro para viagens em família. Graças a isso, o número de estabelecimentos próprios para pets não para de crescer. Porém, muitos animais continuam com problemas de enjoo. Pensando nisso, será que pode dar Dramin para cachorro?
É uma pergunta justa, afinal, nenhum tutor quer que o pet passe mal enquanto está passeando, não é mesmo? Por isso, às vezes, surge a ideia de dar remédio para cachorro. Conversamos com um veterinário para tirar as principais dúvidas sobre o medicamento. Quer saber se pode dar Dramin para cachorro? Continue lendo que preparamos um conteúdo completo para você!
O Dramin é um medicamento utilizado para náusea e vômito, que possui como efeito colateral a sonolência e sedação. Para confirmar se você pode dar Dramin para cachorro sem medicar o seu animal de maneira nociva, pedimos ajuda a um dos nossos especialistas.
De acordo com o Dr. Ítalo Cássio Silva de Oliveira, Coordenador de Processos Técnicos e Qualidade na Petz, cachorro pode tomar Dramin, mas é imprescindível que o fármaco seja utilizado somente com orientação de um médico-veterinário.
Após uma avaliação individual, o veterinário pode recomendar a dosagem adequada. Também será possível indicar fármacos específicos para cachorros, que podem ser mais seguros e fáceis de administrar. Apesar de já ter sido uma opção no passado, o Dramin não é mais uma alternativa muito usada para pets, já que existem diversos remédios veterinários que podem tratar vários sintomas e intercorrências, como o enjoo e a ansiedade — comuns em viagens.
Assim como o Dramin para cachorro, você nunca deve oferecer um medicamento que não foi indicado especificamente pelo médico-veterinário. Vale lembrar também que cada cão é de um jeito, então, não é porque deu certo com outro pet, que o remédio servirá para todos os animais.
Desenvolvido para aliviar sintomas de enjoo e aumentar o bem-estar, quando mal utilizado, o Dramin para cachorro pode colocar a saúde do pet em risco. Uma vez que atua no sistema nervoso central, o medicamento é bastante perigoso, principalmente se for usado sem indicação médica.
O Dr. Ítalo explica que a superdosagem pode levar a quadros de náuseas, convulsões, choque anafilático, síndrome extrapiramidal e até óbito. Portanto, nunca administre o medicamento sem consultar um veterinário antes!
Ainda de acordo com o médico-veterinário, outro motivo importante para procurar um profissional de saúde antes de medicar o pet com o remédio é o fato de que, assim como outros fármacos, o Dramin serve apenas para aliviar sintomas, não atuando diretamente na causa do problema.
Isso sem contar o risco de alguns pacientes apresentarem alergia a um dos componentes da fórmula. Caso o pet utilize outros medicamentos, o Dramin também pode interagir com eles de maneira inesperada. Portanto, uso de mais remédios e histórico de alergia devem ser mencionados ao especialista que irá avaliar o caso.
Você pode dar Dramin para cachorro, porém é preciso ter alguns cuidados extras! Mesmo quando administrado em dosagem adequada e sob orientação veterinária, o Dramin para cachorro ainda pode causar diversas reações em pacientes mais sensíveis.
Sendo assim, ao se perguntar “posso dar Dramin para cachorro?”, consulte um veterinário e preste atenção às reações do pet. Isso porque, entre os possíveis efeitos colaterais do fármaco, estão: a inquietação, o nervosismo e os distúrbios gastrintestinais.
Além disso, a sonolência é esperada na maior parte das vezes, por isso, esteja bem preparado para lidar com as necessidades do seu animal de estimação. Seja como for, em caso de dúvidas, entre em contato com o veterinário.
Outra razão para administrar medicamentos apenas sob orientação veterinária é que o profissional irá avaliar a individualidade e necessidade de cada pet, recomendando o fármaco mais adequado para cada situação e perfil do animal.
Em outras palavras, não adianta seguir conselhos de outros tutores ou amigos. Isso porque, dependendo do porte físico ou do estado de saúde do seu pet, outros medicamentos são melhores. Inclusive, a dosagem pode variar bastante, por isso, todo cuidado é pouco.
“Para pacientes de pequeno porte, o volume menor facilita a administração de gotas. Já quando o volume é maior, às vezes, esse tipo de administração torna-se inviável”, diz Dr. Ítalo. Lembrando que a dosagem costuma ser calculada de acordo com o peso do cachorro.
Depois de conferir tudo sobre Dramin para cachorro, o que acha de conhecer mais algumas dicas para melhorar o cuidado com o seu cachorro? Nosso blog tem tudo o que você precisa, sempre com orientação e conselhos de especialistas.
Agora, se está interessado em produtos para pets, no site da Petz você encontra tudo para dar uma vida ainda melhor a ele. Em nosso catálogo digital, você adquire camas, tapetes higiênicos e acessórios para deixar o seu cachorro ainda mais feliz. Confira!
Não existe somente um albatroz. Na verdade, esse nome é dado para 22 espécies de…
As borboletas são animais belíssimos e de extrema importância para o ecossistema em que vivem.…
Muita gente se pergunta se a fisioterapia em cachorro funciona tão bem quanto no ser…
A inteligência é uma capacidade amplamente associada à humanidade, mas o que se sabe em…
Há muito tempo, espécies de planta aquática são usadas para deixar os aquários mais parecidos…
Sabia que existe um mês dedicado à prevenção contra crueldade aos animais? É o Abril…