Por Alexandre Rossi – Dr Pet
Você sabia que os gatos são capazes de emitir cerca de cem vocalizações diferentes, fazendo deles um dos animais mais “falantes” que existem? Eles são mestres em comunicação, adaptando seus sons para interagir com os humanos ao longo dos mais de cinco mil anos de domesticação. A maioria dos seus miados é dirigida aos tutores, servindo como uma forma de manipulação sutil, desenvolvida para nos influenciar.
Essa teoria foi testada por um estudo de 2002 conduzido por Nicholas Nicastro, da Universidade de Cornell, que demonstrou como os humanos conseguem interpretar o significado emocional dos miados felinos. Nicastro pediu a várias pessoas que ouvissem miados e os classificassem quanto à urgência ou prazer, e os resultados mostraram que os ouvintes identificavam corretamente as intenções dos gatos.
Estudos mais recentes conduzidos por pesquisadores da Universidade de Milão reforçam essa ideia, analisando vocalizações em contextos específicos: gatos aguardando por comida, isolados ou sendo escovados. Uma das pesquisas investigou as vocalizações de raças como Maine Coon e European Shorthair, e concluiu que os gatos podem ter modulado seus miados de acordo com a situação, o que permite que os humanos identifiquem certas variações emocionais.
Também notaram que na medida que os gatos se adaptaram à vida doméstica, seus miados se tornaram mais frequentes e diversificados. Enquanto entre si os gatos utilizam formas de comunicação mais silenciosas, com os humanos o miado se tornou o principal meio de interação.
“Sim”, “não”, “obrigado”, “socorro”, “quero”, “vem cá”, “sai daqui”. Não importa se seu felino é um grande comunicador ou não, ele vai arranjar um jeito de falar tudo isso. Todos os gatos têm condições de emitir esses sons, porém é uma questão individual, alguns são mais comunicativos. Para você entender melhor seu peludo e fazer a relação ser ainda mais incrível, vou explicar abaixo os nove tipos de miados mais comuns:
Dicionário de Gatês
1) ME DÁ ATENÇÃO, POR FAVOR!
Miado: Som mais comum que emitem, com altura e duração médias. É próximo à onomatopeia “miau”.
Motivo: Ele quer sua atenção, seja porque seu comedouro está vazio ou porque quer brincar. É comum em gatos socializados com humanos, ou seja, quando eles sabem que isso faz com que consigam o que desejam.
Postura corporal: O gato está ativo, olhando e andando atrás do tutor. Vem acompanhado de indicações do que ele quer!
2) ALGUMA COISA ME INCOMODA
Miado: Mais alto do que o miado comum, o som assemelha-se a um grito humano, estridente, e é contínuo, cadente e prolongado.
Motivo: Medo, dor ou descontentamento podem fazer o gato produzir esse som, que é um lamento. O banho costuma motivar esses miados.
Postura corporal: Ele se mostra alerta, com as pupilas dilatadas e pode estar com as orelhas voltadas para trás. Se estiver com dor, será notada uma postura contraída, já se estiver amedrontado, estará em posição de ataque.
3) ESTOU OU QUERO FICAR CALMO
Miado: O ronrom não é um miado propriamente dito, mas um dos sons que os gatos mais produzem. Assemelha-se a um pequeno motor em funcionamento e, em geral, só é audível a curtas distâncias.
Motivo: Embora na maioria das vezes os gatos ronronem quando estão contentes, não há função exata para o som, que ainda pode aparecer quando estão feridos ou doentes. Especula-se que o ronronar pode ter alguma função terapêutica e relaxante.
Postura corporal: Se o pet parecer feliz, estará relaxado. Ele pode estar se preparando para deitar.
4) SEJA BEM-VINDO!
Miado: Curto, baixo e suave, mistura o miado comum com o ronrom, e é agradável aos ouvidos. Começa e termina rapidamente, e não costuma ser muito repetida.
Motivo: É uma saudação amistosa, um sinal de que o pet está tranquilo com o ambiente, a situação e a sua chegada – afinal, a casa é dele, não se esqueça (risos)!
Postura corporal: Enquanto mia, o gato geralmente se aproxima de seu tutor com longas passadas, se esfrega e mantém o rabo sinuosamente ereto.
5) SE AFASTE!
Miado: O rosnado ou rugido parece com o som emitido pelos cães. Eles expelem o ar com força, produzindo um ruído prolongado e grave.
Motivo: É claramente um som de aviso, que pode ser direcionado a animais ou pessoas. O seu gato está contrariado, zangado ou assustado e quer que o objeto de sua raiva se afaste. Se acontece frequentemente, é sinal de que ele não se sente confortável naquele ambiente e é preciso pensar em estratégias para melhor problema.
Postura corporal: Pupilas dilatadas, orelhas para trás, retração do pescoço (como se quisesse se afastar).
6) VOU ATACAR!
Miado: São silvos ou sibilos, ou seja, assobios claramente agressivos que parecem vir do fundo da garganta, desconfortáveis de ouvir. São chamados de “fuuu” pelos gateiros. Motivo: É o próximo estágio de alerta após o rosnado. Indica um possível ataque. É o último aviso quando o animal está com medo ou com raiva. Se seu pet silva muito, é está mais do que na hora de repensar o ambiente e a rotina!
Postura corporal: Ao soltar esses sons de agressividade, o gato procura parecer maior arqueando o corpo e eriçando a pelagem na região da coluna vertebral.
7) QUERO MUITO ALGO
Miado: Envolve o movimento da mandíbula, como se estivessem tremendo a boca, pois o som sai tremido e com volume oscilante. Dá a impressão de que estão batendo um papo. Motivo: Se seu gato reproduz esse som sentado na janela, está excitado e frustrado. Isso porque ele pode ter visto algo que lhe chamou atenção, como passarinhos, mas não pode alcançar (daí a importância das telas nas janelas!).
Postura corporal: Orelhas bem eretas e olhos vidrados no objeto de desejo.
8) VAMOS FALAR DO QUANTO SOU INCRÍVEL?
Miado: Som semelhante ao de saudação, mais curto, mas ainda assim alongado. É como se fosse um híbrido entre ronrom, miado comum e rosnado. É uma conversa amigável.
Motivo: Seu bichano não quer dizer nada com isso, apenas deseja ser notado. O felino faz esse ruído ao chegar ao ambiente em que os tutores estão ou pular em um local alto. É como se ele dissesse “Olha o que sei fazer, eu não sou demais?”.
Postura corporal: Corpo e olhos relaxados e virados para o tutor, além de cauda em posição sinuosa.
9) EI, PARE COM ISSO
Miado: É um ruído mais curto e áspero ainda do que o anterior, como se fosse estrangulado, geralmente repetido. Algo como “miah-miah”.
Motivo: O gato está indignado por algum motivo! Um exemplo é quando alguém toca nele durante o sono ou derruba algo e faz um barulho alto. A diferença em relação ao miado “algo me incomoda” é que nesse o animal não está estressado, apenas quer que você pare. Postura corporal: Em geral, apenas levantam a cabeça balançando o rabo. Se forem pegos no colo, farão movimentos para tentar se soltar.
_____________________________________________________
Alexandre Rossi, conhecido como Dr Pet, é especialista em comportamento animal, zootecnista e médico-veterinário. Junto de seus pets, Estopinha (in memoriam), Barthô e a gatinha Miah, ele é a maior referência no assunto do Brasil, divulgando seu conhecimento em estudos científicos, cursos on-line, programas de TV e redes sociais.
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…