Quem cria um pequeno roedor sabe o quanto é difícil deixar a casa livre do mau cheiro. Muitos acham que o odor vem das fezes desse animal. Porém, o que grande parte dos tutores não sabe é que as fezes dele não têm cheiro, diferente do xixi de hamster.
Além disso, muitos tutores ficam preocupados se a urina de hamster transmite leptospirose ou qualquer outra doença, por isso é importante saber como manejar corretamente a gaiola do pet com segurança.
O hamster pertence à superfamília Muroidea, na qual também estão inclusos os ratos, as ratazanas e os camundongos, dentre outros mamíferos. Com essa proximidade, a preocupação com doenças, principalmente a leptospirose.
Essa preocupação não é em vão: assim como os ratos, o hamster pode portar a bactéria Leptospira interrogans, causadora da doença, no sistema urinário, por isso, pode transmiti-la para o ser humano.
A salmonelose é outra doença bacteriana transmitida pelo roedor, mas por meio das fezes. Ela é causada por bactérias presentes no intestino do animal. A pessoa infectada pode apresentar gastroenterite com náusea, vômito, febre e diarreia.
A coriomeningite linfocítica é uma doença viral que também pode ser transmitida por roedores pela saliva, pelas fezes e pelo xixi de hamster. Os sintomas são febre, cansaço, dores, náuseas e vômitos. É mais grave em pessoas imunossuprimidas e mulheres grávidas.
Não são todos os hamsters que portam bactérias ou vírus patogênicos. No entanto, medidas de higiene podem minimizar o risco de transmissão de muitas doenças e devem ser empregadas para a limpeza e a desinfecção do ambiente do dentuço.
No entanto, ter um bichinho desses em casa não é sinônimo de risco para a saúde. Basta tomar todos os cuidados necessários, como lavar as mãos depois de pegar o pet, saber como limpar gaiola de hamster e levar o animal ao veterinário com regularidade.
Além disso, adquira animais de boa procedência. Os de procedência duvidosa ou que cresceram em ambientes insalubres podem ser um risco para a saúde de outros animais e do tutor.
Agora, vamos compartilhar dicas preciosas de como tirar cheiro de urina de hamster e minimizar o risco de ter uma doença transmitida pelo pet. Confira três maneiras de executar essa tarefa.
Retire o animal da gaiola e coloque-o em um local seguro. Em seguida, use luvas e tire todos os objetos da gaiola, como brinquedos, bebedouro, bolas e esconderijos. Troque o forro e jogue o antigo no lixo. Limpe os objetos e toda a gaiola com sabão neutro e água.
Use desinfetantes de uso veterinário para ajudar na limpeza, colocando tudo de molho na solução desinfetante pelo tempo indicado pelo fabricante. Depois, enxágue e seque bem. Por fim, retire as luvas e lave bem as mãos.
Não se esqueça da gaiola. Se for possível colocá-la de molho na solução desinfetante, ótimo. Caso contrário, lave-a bem com água e sabão. Use uma escova de dente velha para limpar as hastes das paredes e as pequenas frestas.
Faça essa limpeza desinfetante a cada cinco ou sete dias. Todos os dias, troque a forração da gaiola, jogando tudo fora e colocando substrato novo. Se ainda sentir o cheiro de xixi de hamster, use desinfetante.
Uma boa maneira de amenizar o cheiro de xixi é treinar o animal para usar a caixa de areia para hamster. Isso vai facilitar a limpeza semanal, já que o xixi ficará em um só lugar. Para treiná-lo, uma dica é observar onde o bichinho sempre faz xixi e colocar a caixa de areia ali.
Se você tomou todas essas medidas, mas o cheiro ruim persiste, talvez o xixi de hamster não seja a causa desse desconforto. Já parou para pensar que pode ter restos de comida na gaiola? Por isso, outro cuidado é avaliar o alimento disponível para o animal por mais de um dia.
Outro motivo é o cheiro natural que a fêmea exala para atrair o macho ao entrar no cio. Nesse caso, o mais indicado é aguardar o fim do cio, já que um banho seco, por exemplo, pode atrapalhar a cópula do casal.
Por fim, pode ser que seu pet esteja com diarreia. Aí, as fezes começam a exalar um cheiro desagradável tanto para você quanto para o animal. Nesse caso, o melhor a fazer é levá-lo ao veterinário para uma consulta.
Já que estamos falando sobre limpeza, vale citar o banho do hamster. Afinal, um bichinho sujo contribui bastante para o mau odor da casa, sem falar que pode comprometer a saúde.
O roedor não pode tomar banho com água e sabão. Assim como os gatos, eles realizam a autolimpeza. Então, se desejar higienizá-lo, utilize o banho seco. Existem diversas opções de pó para banho no mercado.
Você pode disponibilizar um recipiente com o pó para banho na gaiola e deixar que o bichinho se limpe sozinho ou passar o produto no corpinho do animal até retirar todas as impurezas.
Agora que você aprendeu que limpar o xixi de hamster deixa o ambiente não só mais agradável, mas também mais saudável para você e o seu pet, vá até uma das lojas da Petz e adquira os produtos que vão auxiliar na limpeza e nos cuidados com o roedor.
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…