Quem não gostaria de tomar um banho de piscina no conforto de casa, não é mesmo? Reunir amigos e família em um momento de lazer como esse não tem preço! Porém, para desfrutar de um projeto como esse, é fundamental entender os tipos de piscina, construindo uma que se encaixe perfeitamente com o imóvel.
Neste artigo, vamos apresentar oito modelos de piscina bem conhecidos, assim como as vantagens e as desvantagens de cada um deles. Portanto, se você está pensando em iniciar o projeto e instalar uma piscina em casa, continue a leitura! As dicas podem fazer total diferença para o sucesso desse plano.
A classificação dos tipos de piscina que vamos abordar aqui não está relacionada à profundidade, ao tamanho ou ao formato, porque a escolha dessas características é muito pessoal. O que vamos ajudar você a decidir é o material.
A seguir, listamos oito exemplos, além das vantagens e das desvantagens de cada um. Vamos destacar se eles facilitam ou não a manutenção e a limpeza, entre outros fatores. Fique atento porque cada detalhe pode ajudar você a tomar a decisão certa!
A piscina de alvenaria ou concreto armado é muito utilizada em edifícios. Esses materiais permitem que você dê o formato que quiser para a piscina. Eles também aceitam revestimentos diferentes, como azulejo, porcelanato e pedras naturais.
Entre as desvantagens, em primeiro lugar, o tempo de construção é maior que o dos outros tipos de piscina. Além disso, exige um serviço de impermeabilização para evitar vazamentos ao longo do tempo.
Se o que você busca é praticidade, a piscina de plástico ou lona pode ser a escolha mais acertada. Isso porque ela fica pronta para desmontar a qualquer momento, então se encaixa perfeitamente em espaços menores, que precisam se adaptar de acordo com a ocasião.
Esse tipo de piscina não precisa ser enterrada e pode ser envolvida com um deck. Esses materiais, mesmo acompanhados da bomba, da escada e, em alguns casos, do aquecimento, têm baixo custo de compra e instalação.
Por outro lado, uma das desvantagens é a baixa durabilidade, já que o material tende a se desgastar ao longo do tempo. Além disso, a aparência de muitas piscinas desse tipo não agrada a todos. Por isso, é necessário avaliar o custo-benefício em cada caso.
A piscina de areia é um dos tipos mais requintados e sofisticados que existem. Feita de concreto armado e finalizada com uma mistura de areia mineral e resina, a aparência final se assemelha a uma praia artificial.
Entretanto, infelizmente, nem todo mundo dispõe do valor necessário para construir uma piscina como essa, o que se torna uma grande desvantagem em alguns casos. Se você optar por um modelo com hidromassagem, pode se preparar para gastar ainda mais.
Esse modelo tem feito muito sucesso por ser prático e sustentável. A piscina feita a partir de container já vem com luzes e bomba, o que a define como um tipo pré-moldado.
Esse é um dos tipos de piscina que mais apresentam vantagens: sustentabilidade, instalação prática e mais barata que a de alvenaria. Por outro lado, ele não atende às necessidades de quem deseja uma piscina muito profunda ou tem um terreno irregular.
Além de ser fácil de limpar e manter, a piscina de fibra de vidro tem preço acessível e instalação muito prática. Ela pode ser enterrada — basta ter um terreno adequado para fazer a escavação nas dimensões da piscina.
No entanto, é possível que você não consiga personalizar muito o seu ambiente, já que não existem variedades de formatos com esse material. Em contrapartida, ela traz a profundidade ideal para adultos, suportando a presença de vários ocupantes, gerando ótimos momentos de lazer.
A piscina confeccionada em vidro deixa qualquer pessoa encantada! É um dos modelos mais luxuosos, por isso também é um dos mais caros. Geralmente, esse tipo é escolhido por resorts, hotéis e residências de alto padrão.
Embora pareça frágil, se for montada corretamente por profissionais especializados, ela não apresenta nenhum risco durante o uso. Portanto, além de linda, é segura e confiável.
Muito versátil e fácil de adaptar a qualquer ambiente, a piscina de vinil é barata e fácil de instalar. O material funciona muito bem como revestimento para piscinas de alvenaria.
O modelo tem uma durabilidade de até dez anos. Porém, a grande desvantagem é que ela precisa ser enchida com caminhão-pipa, o que é mais um detalhe a ser levado em conta na hora de tomar a decisão.
Por ser pré-moldada, essa piscina ganha tempo na construção e ainda exige mão de obra menor. Uma parte das placas precisa ser fabricada, enquanto as outras vêm prontas para serem instaladas.
Agora que você já conhece os tipos de piscina, o próximo passo é encomendar um projeto que combine com o seu estilo de vida, considerando a profundidade e o tamanho. Na seção Casa & Jardim do site da Petz, você encontra os melhores produtos para fazer a manutenção no dia a dia. Acesse já e confira!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…