Se você tem um espaço de lazer em casa, deve saber que existem diversos tipos de cloro para piscina, certo? Apesar da variedade de opções, às vezes, é difícil decidir em meio a tantos produtos. Afinal, nem sempre sabemos qual é o mais indicado para fazer a limpeza da piscina.
Por isso, antes de explicarmos quais são os tipos de cloro para piscina e quando você deve usar cada um deles, que tal falarmos um pouco sobre a importância dessa substância? Isso porque, mesmo com o cheiro forte, esse produto é essencial para garantir a higiene da água, eliminando fungos e bactérias.
Para o cloro para piscina ter esse efeito, é preciso que ele se encaixe nas necessidades da piscina e seja utilizado na quantidade adequada. Isso porque, em excesso, o produto pode causar irritações na pele, mas se for insuficiente, não higieniza a água. A seguir, explicaremos mais detalhes sobre ele. Confira!
Os tipos de cloro para piscina são divididos em dois grupos: orgânico e inorgânico. Porém, não é tão fácil identificá-los, já que os dois são iguais na aparência e no cheio. O que muda é somente a composição química.
O cloro orgânico é feito de cadeias de carbono. Isso significa que a ação é mais lenta, possibilitando que a proteção da piscina dure por mais tempo. Por isso, ele é ideal para lugares abertos. Se você optar por esse produto, é possível encontrá-lo comercialmente com os nomes de tricloro e dicloro.
Já o cloro inorgânico não possui cadeias de carbono, por isso, tende a agir mais rápido, principalmente se estiver sob a luz do sol. Sendo assim, é mais comum usá-lo em piscinas localizadas em ambientes fechados. Se esse é o seu caso, saiba que irá encontrá-lo como hipoclorito de cálcio, hipoclorito de sódio ou cloro de gás.
O cloro de piscina também pode ser dividido entre comum e estabilizado. Assim como os tipos orgânico e inorgânico mencionados acima, a composição química desses produtos faz a diferença.
Enquanto o cloro estabilizado possui substâncias que reduzem a evaporação natural e prolongam a ação do composto, o comum tende a durar por menos tempo, uma média de três horas.
Muito popular entre os donos de piscinas, o cloro granulado possui alto índice de cloro ativo, cerca de 65%. Além disso, ele tem um agente estabilizador, que ajuda a minimizar o tempo de evaporação, aumentando o período de ação.
Para utilizá-lo, é necessário dissolvê-lo em água antes de aplicá-lo na piscina, para evitar que a concentração de moléculas grandes de cloro afetem a saúde dos banhistas.
Agora, se você está procurando por um tipo de cloro mais completo, o multiação é a aposta certa. Afinal, além de eliminar as bactérias e os fungos na água, ele age como clarificante, ou seja, previne a formação de algas, agrupando-as e deixando-as suspensas.
O cloro líquido para piscina é mais uma opção para incluir na lista. Ao contrário do tipo granulado, essa solução é mais simples, já que tem baixo custo e é fácil de diluir.
Em contrapartida, lembre-se de que o teor de cloro ativo é menor nesse caso. Então, se estiver pensando em comprar esse tipo de cloro para piscina, vale ressaltar que ele só é encontrado em embalagens de 50 litros, o que o torna mais difícil de manusear no dia a dia.
A versão em pó é um dos tipos de cloro para piscina mais comuns de encontrar em lojas especializadas. Parecido com o granulado, esse produto só se diferencia pela textura, que é mais fina.
Isso quer dizer que, assim como o granulado, esse tipo de cloro precisa ser dissolvido antes da aplicação na piscina. Porém, em compensação, a eficácia é maior que a de outros tipos mencionados acima.
Também chamado de flutuante, o tablete é um tipo de cloro usado com flutuadores na piscina. Sabe aquele equipamento que fica na água quando não há ninguém ali? Esse é o flutuante atuando para distribuir o cloro de forma uniforme durante a limpeza da piscina.
A vantagem de escolher esse tipo de cloro é que o equipamento de limpeza é programado para liberar pequenas porções na água, evitando o desperdício. Isso também faz com que um tablete dure mais que o granulado, por exemplo.
Agora que você já conhece os tipos de cloro para piscina, fica a pergunta: qual é a melhor versão? Na verdade, não existe uma única resposta, já que as necessidades de cada lugar são únicas.
Uma dica é escolher o produto mais completo e ir testando. Assim, mesmo que o tipo de cloro escolhido não seja totalmente eficiente na primeira vez, é só experimentar outro produto até encontrar aquele que promova a limpeza completa da piscina.
Gostou de saber mais sobre os diferentes tipos de cloro? Além do blog, aproveite e visite a loja on-line da Petz. Lá, você encontra diversos produtos selecionados com cuidado para fazer a manutenção e a limpeza da sua piscina. Confira já o catálogo completo e as nossas melhores ofertas!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…