O paisagismo está cada vez mais em alta nos projetos de arquitetura modernos. Uma forma de valorizar o espaço exterior é investir em algumas plantas para cerca viva. Além de formar uma barreira protetora, elas trazem beleza e muito estilo para jardins de casas, clubes, sítios e até comércios.
Um ponto que deve ser observado na hora de elaborar o projeto é a escolha das espécies. Elas podem criar o efeito estético desejado, além de diminuir barulhos, poeira e a visibilidade na propriedade. Por isso, é ideal escolher plantas para cerca viva que ofereçam as características esperadas.
No entanto, se você ainda não sabe ao certo quais plantas selecionar, estamos aqui para ajudar! Listamos oito sugestões para incrementar a cerca ou muro e valorizar ainda mais o exterior da propriedade. Continue nos acompanhando e conheça todas a seguir!
Para começar a nossa lista, trouxemos uma das plantas mais utilizadas em cercas vivas, a murta. Também conhecida como murta-de-cheiro, pode chegar a sete metros de altura, formando lindos arbustos, com folhas pequenas e fechamento denso. Assim, é ideal para podas artísticas.
A planta se desenvolve bem em qualquer tipo de clima, principalmente nos tropicais e subtropicais. Outra vantagem são suas flores brancas e perfumadas, que aparecem durante todo o ano. Lembrando que essa espécie necessita de podas regulares e deve ser plantada em locais com luminosidade intensa ou moderada.
O pingo de ouro é uma espécie arbustiva, nativa da América do Sul, Caribe e México, muito popular no Brasil. Suas folhas em tonalidades de verde-limão e suaves nuances douradas fazem com que seja bastante utilizado como planta ornamental. Além disso, produz pequenas flores azul-arroxeadas, adicionando mais beleza ao espaço.
Apesar de atingir seis metros de altura, é frequentemente utilizada como cerca baixa, em contornos de canteiros e jardins. Pode ser cultivada durante o ano todo, sob o sol, e até mesmo durante as temporadas chuvosas.
Essa é outra planta versátil que fica ótima em vasos, canteiros e cercas. O buxinho é um arbusto lenhoso, originário da Ásia e Mediterrâneo, que gosta de climas tropicais. Com crescimento lento e altura média que varia entre dois e cinco metros, é indicado para uso escultural, utilizando técnicas de toparia.
Apresenta folhas verde-escuras e deve ficar exposto ao sol ou meia-sombra. Um detalhe importante que deve ser observado é a toxicidade da planta, uma vez que ela contém alcaloides que causam distúrbios gástricos e tremores. Portanto, não deve ser ingerida.
A camélia se destaca entre as plantas para cerca viva por suas flores, que podem aparecer nas cores vermelha, branca, lilás e rosa. Essa espécie exuberante é uma das mais utilizadas ao redor do mundo para compor caminhos e alamedas, inclusive acompanhando muros e paredes.
Ela exige pouco trabalho, mas não gosta de climas muito quentes. Dessa forma, em regiões tropicais, como o Brasil, é preferível mantê-la em locais com pouca luminosidade e solo úmido.
O bambu japonês, ou metake, é a escolha certa para quem pretende criar barreiras protetoras contra poeira e som. Possui hastes retas, de até cinco metros de altura, e folhas largas, formando cercas fechadas e muito sofisticadas.
A planta se adapta aos climas frios e quentes, por isso, pode ser mantida tanto no sol quanto na sombra. Com folhas verdes em tonalidades escuras, resultam em um visual elegante, sendo perfeitas para compor a decoração de churrasqueiras, lounges, espaços com piscina e jardins.
Se você busca uma opção para alegrar e trazer vida ao ambiente, pode investir na photinia vermelha. Esse é um gênero que possui diversas espécies de árvores e arbustos pequenos, todos originários da Ásia e América do Norte.
Eles chamam a atenção pelas folhas de tom vermelho-acobreado, formando belos ornamentos e complementos paisagísticos. A planta pode ficar exposta ao sol, adaptando-se melhor aos climas frios. Assim, em locais de clima quente, é aconselhável mantê-la na sombra.
Essa é mais uma sugestão de plantas para cerca viva indicada para quem gosta de flores. Nativa da Ásia, especialmente do Japão, a azaleia apresenta uma folhagem verde-escura e flores nas cores vermelho, rosa, vinho, branco, amarelo e lilás.
Perene, costuma florescer durante o outono e inverno, preferindo temperaturas frias e amenas. Graças às suas flores majestosas, é muito utilizada em fachadas de casas, jardins ornamentais, caminhos e varandas.
Já que estamos falando de flores, o laurotino é outra opção estilosa. Esse arbusto lenhoso vem do Mediterrâneo e faz muito sucesso entre os fãs de paisagismo. Apresenta uma copa redonda e florida, formando lindos buquês naturais.
Neles, são produzidas tanto flores brancas e avermelhadas, de fragrância suave, quanto frutos levemente azulados. Vale ressaltar que estes não devem ser ingeridos, já que são tóxicos para humanos e animais. A planta pode ser cultivada a sol pleno, sendo tolerante ao frio e ao calor.
Esperamos que você se inspire com a nossa lista e forme o jardim que sempre sonhou. Conhecer as plantas para cerca viva é o primeiro passo para elaborar um projeto incrível.
A próxima etapa é escolher o material ideal para cultivar as espécies escolhidas. Pensando nisso, reunimos a maior seleção de produtos e marcas do mercado. Acesse o site da Petz e confira!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…