Dicas

Plantar cebola: passo a passo e dicas de cultivo

Todas as pessoas que cozinham sabem a importância da cebola na hora de temperar os alimentos. No prato principal ou no acompanhamento, esse vegetal faz muito sucesso na gastronomia. Por isso, se você conta com um espaço para plantar cebola, por que não a ter sempre em casa?

Continue a leitura para conferir o passo a passo de como plantar cebola. Além do plantio, vamos compartilhar dicas de cultivo e o momento certo para fazer a colheita. Antes, conheça alguns benefícios do vegetal para a saúde. 

Os benefícios da cebola para a saúde

A inclusão da cebola no cardápio faz muito bem à saúde. Entre os benefícios do alimento, estão propriedades antivirais, antifúngicas, anti-inflamatórias, anticancerígenas, hipoglicemiantes e antioxidantes. 

Entre os benefícios da cebola, estão prevenir e combater amigdalite, resfriado, asma, alergia e doenças do coração. Ela ainda previne o envelhecimento precoce. Por ser antioxidante, protege as células do organismo dos danos causados por radicais livres.

No entanto, é importante ficar atento! Apesar de conter diversas substâncias positivas para o corpo humano, esse vegetal pode ser tóxico para outros mamíferos, como os cães e os gatos. 

Tipos de cebola

Antes de aprender a plantar cebola, é importante conhecer os tipos desse vegetal e os diversos usos destinados para cada um deles. Esse dado também é útil na hora de utilizar o ingrediente na cozinha. Confira a seguir.

Cebola amarela

Mais comum no estado do Paraná, a cebola amarela, também conhecida como “cebola pera”, possui gosto intenso e ácido. Por isso, é muito utilizada para temperar carnes, preparar molhos, sopas e refogados.

Cebola branca e cebola roxa

Tanto a cebola branca quanto a roxa são as preferidas do brasileiro. Apesar da fama, ambas possuem gostos diferentes. A roxa, por exemplo, tem um gosto mais suave, por isso, normalmente, é consumida crua, em saladas e sanduíches. Ela também é uma ótima opção caramelizada.

Já o sabor da cebola branca é bastante forte. Além de ser um dos tipos de cebola mais vendidos no país, é indicada para fazer diferentes alimentos, como molhos, refogados, bifes, vinagretes e saladas. 

Cebola doce e cebola chalota

Como o nome já diz, esse tipo possui gosto adocicado e tem como diferencial o grande volume de água. Essas características contribuem com o preparo de receitas caramelizadas e empanadas.

Já a cebola chalota é comumente encontrada em vinagretes, compotas e omeletes. Além de ser menor que as outras, não é tão popular quanto. No entanto, apesar da pouca fama, o vegetal deixa um sabor inesquecível por onde passa.

Aprenda a plantar cebola

Como você percebeu, existem muitos motivos para aprender como plantar cebola em casa. Quanto à melhor forma de cultivo, você pode optar pelo transplante de mudas ou pela produção de pequenos bulbos.

Coloque a semente de cebola em uma sementeira para a germinação ocorrer entre uma ou duas semanas. O solo deve estar bem drenado e enriquecido com matéria orgânica. Nesse caso, a semeadura com transplante das mudas para o local definitivo é feita entre 40 e 60 dias. 

Outra maneira de plantar cebola é a partir dos pequenos bulbos, que devem ser colocados diretamente no solo, com profundidade de 2 a 3 cm, e entre as plantas de 10 a 15 cm.

Dicas de cultivo

Agora que você aprendeu a plantar cebola, outra etapa importante é ficar por dentro da melhor maneira de cultivá-la. Preste atenção às dicas a seguir para o seu vegetal crescer adequadamente.

Clima ideal

Esse vegetal não é muito exigente com o clima do ambiente. Afinal, suporta temperaturas mais baixas e mais altas. Nesse caso, opte por cultivar entre 13ºC e 28ºC para a sua plantação de cebola ser bem-sucedida.

Luminosidade

A quantidade de horas recebendo luz direta do sol depende da espécie. No geral, as cebolas são exigentes quanto ao recebimento de luz. Pensando nisso, deixe a planta em contato com o sol por pelo menos seis horas ao dia.

Regas

Uma dica muito importante são as regas: o solo deve estar úmido durante a fase de crescimento da planta. Porém, quando os bulbos crescerem, próximo da fase da colheita, interrompa a irrigação. 

Colheita

Essa é a hora mais aguardada! Tenha cuidado, pois é preciso fazer corretamente. O momento certo para fazer a colheita pode variar de 85 até 300 dias, de acordo com as condições do cultivo.

Uma boa notícia é que, se você quiser plantar cebola imediatamente, há a possibilidade de arrancar o bulbo a qualquer momento. Só não se esqueça de interromper a irrigação de três a 10 dias antes da colheita.

 


Agora que você já sabe como cultivar um dos vegetais preferidos dos brasileiros e tem todas as dicas para o desenvolvimento saudável da plantinha, coloque a mão na massa! Vá até uma das lojas da Petz e adquira os materiais certos para fazer o plantio!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

4 horas ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

8 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

1 dia ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago