A planta Narciso é conhecida pelas belas flores que produz, associadas a muitos significados e simbolismos. Ela pode ser cultivada em vasos ou canteiros, por isso, é ideal para complementar a decoração de ambientes internos e externos.
Além de ser uma planta ornamental, o Narciso exala uma fragrância doce e marcante, trazendo um diferencial ao ambiente. Logo, é perfeito para valorizar o jardim ou deixar a casa ainda mais aconchegante. A seguir, aprenda como cultivá-lo!
A planta Narciso é um gênero botânico que possui mais de 100 espécies com características próprias, como cores e formatos das flores. No entanto, todas são bem semelhantes, variando entre tonalidades de branco e amarelo.
Por ser nativa do Mediterrâneo e da Ásia, é uma planta que prefere climas frios e tende a entrar em dormência após a floração. Apesar disso, consegue se adaptar a regiões quentes, como o Brasil, mesmo quando plantada em jardins.
A beleza é o que mais chama a atenção no Narciso, que possui caule alongado, folhas lineares e hastes florais proeminentes, variando entre 15 e 30 cm de altura. Por isso, é uma planta facilmente cultivada em vasos, sendo comum vê-la em floriculturas de todo o país.
A flor de Narciso costuma ser formada por seis pétalas laterais e uma central, fazendo com que se destaque. Além de suas cores vibrantes, ela encanta pela fragrância marcante, muito utilizada na produção de perfumes.
O significado da flor de Narciso é cercado por histórias e lendas. A mais comum refere-se à posição da flor, inclinada para baixo, em locais próximos a rios e lagoas. A associação é feita ao personagem mitológico Narciso, que se apaixonou pelo próprio reflexo exibido na água.
A lenda de Narciso também relata que o jovem morreu afogado enquanto contemplava sua própria imagem. No local, à beira da água, nasceu uma flor extremamente bela, a qual foi dada o seu nome.
Outro mito comum diz que a planta é nomeada graças às suas propriedades narcóticas, já que Narciso deriva do nome grego Narco, que significa entorpecer. Independentemente do simbolismo, a planta Narciso merece ser cultivada e nos agraciar com sua beleza exuberante.
Já deu para perceber o quanto a flor é especial, não é mesmo? Por isso, vale a pena aprender como cultivar a planta Narciso e incorporá-la ao jardim. Ela exige pouco trabalho, mas alguns cuidados são necessários.
Um ponto que merece atenção é a toxicidade da planta, que possui substâncias como licorina e cristais de oxalato de cálcio, consideradas nocivas à saúde. Dessa forma, não devem ser ingeridas por humanos ou pets.
Em primeiro lugar, vamos entender como plantar o Narciso. Ele pode ficar na terra ou em vasos, porém sozinho. Isso porque libera substâncias tóxicas, nocivas a outras plantas.
Para garantir o bem-estar de todos, é importante manter os vasos em lugares altos, caso haja animais e crianças por perto. No caso dos canteiros, é possível construir barreiras, mantendo os mascotes afastados.
Você pode plantar o Narciso diretamente no solo, preferencialmente adubado e com uma boa drenagem. Em áreas de temperatura amena, ele pode ficar exposto ao sol, em locais com umidade moderada. Procure manter 10 cm de distância entre os bulbos e aproximadamente 7 cm de profundidade, plantando-os virados para cima.
Em locais muito quentes, é preferível mantê-lo em vasos, com exposição solar apenas na parte da manhã ou fim da tarde. Aprender como plantar Narciso no vaso também é simples. Basta inserir os bulbos na terra, virados para cima, com profundidade de 3 a 7 cm.
As regas da planta Narciso devem ser moderadas. Deve-se manter a terra sempre úmida, mas sem encharcá-la. Isso porque o excesso de água pode apodrecer os bulbos e prejudicar a raiz.
Outra dica importante ensinando como cuidar da planta Narciso é prestar atenção no período de floração. Ele costuma acontecer durante o inverno e a primavera, e dura em torno de 20 dias.
Após esse período, corte os caules e limpe os bulbos, retirando as partes podres. Lave-os e guarde-os em local seco e arejado até começarem a brotar, quando será possível plantá-los novamente.
O Narciso se desenvolve bem em qualquer tipo de solo, principalmente em terras arenosas, com material orgânico. Contudo, não é necessário adubar o solo frequentemente. Apenas uma adubação, feita antes do plantio, é suficiente para manter a saúde da planta.
Colocando todas essas dicas em prática, temos certeza de que a sua planta Narciso ficará sempre saudável e florida, resistindo por várias estações. Decore sua casa, escritório, comércio ou qualquer outro ambiente com lindas plantas ornamentais e traga mais beleza e vida para o seu dia a dia!
A Petz ajuda você reunindo tudo o que precisa para manter o jardim sempre espetacular. Acesse o nosso site e confira sementes, vasos, terras, substratos, adubos, enfeites, pulverizadores e outros acessórios para deixar suas plantas como sempre sonhou!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…