Já pensou em ter um pato de estimação? Esse bichinho vem conquistando cada vez mais espaço nas casas e nos corações de todos, por isso, é importante entender todos os cuidados que se deve ter no dia a dia com um animalzinho tão diferente. Além disso, é preciso preparar o ambiente para receber o amiguinho.
Para te ajudar a entender tudo sobre o pato e como cuidar de um em casa, a equipe do Blog da Petz preparou um conteúdo cheio de dicas e informações. Prepare seu bloco e continue lendo para saber tudo sobre esse bichinho tão interessante.
A primeira coisa que você precisa aprender caso queira aderir a essa moda e ter um pato como animal de estimação é que ele é muito inteligente e ama socializar com todos ao seu redor. Por isso, uma atenção especial e constante é perfeita.
O animal consegue se comunicar bem e atender ao nome que for dado. Além disso, é interessante sempre adotar uma dupla. Por serem extremamente sociáveis, essas aves odeiam se sentir solitárias e, estando em par, poderão fazer companhia uma para a outra, caso você não esteja em casa.
O pato de estimação adora brincar, e ter brinquedos para interagir com ele é diversão garantida! Além disso, sua inteligência permite que o tutor ensine truques incríveis, assim como se faz com cachorros, por exemplo. Viu só? Esse bichinho é uma ótima companhia, seja para crianças ou adultos!
Para aprender como cuidar de um pato é importante pensar no ambiente. Você vai precisar de espaço num quintal, pois além de um cantinho para descanso, esses animais gostam de ter contato constante com a água, em algo que seja ou simule uma lagoa. Para isso, você pode utilizar uma piscina, por exemplo.
O espaço seco para o dia a dia precisa ser grande. Os patos gostam muito de caminhar com liberdade em seu lar. Além disso, deve ser um canto protegido de mudanças do clima e ataque de outros animais, caso seja uma área bem aberta.
Para criar um pato de estimação no primeiro mês de vida, você precisa criar um ambiente quentinho. Materiais como papelão e palha são ideais, e é importante que o filhote não tenha contato com água nesse momento. Além disso, ele não pode ter convívio com o mundo exterior até completar pelo menos dois meses.
Você já se perguntou o que o pato come? Esse é um conhecimento muito importante para quem quer ter um desses animais em casa. Separamos algumas dicas sobre o que dar nas refeições e a frequência com que elas devem acontecer. Assim, o bichinho cresce forte e saudável!
A dieta do pato é muito variada, já que ele não é muito exigente. Você pode dar ração especializada, mas é preciso tomar cuidado com a quantidade, evitando engordar o animal. A alimentação em qualquer idade deve sempre balancear a ração e outros tipos de comida.
Para os adultos, o alimento deve estar em um local de fácil acesso durante todo o dia. Já um filhote deve ser alimentado até cinco vezes ao dia. É importante consultar o veterinário especializado sobre qual a comida de pato é ideal para cada idade e raça.
Assim como a comida, o acesso à água bem fresquinha para consumo deve ser irrestrito. O bebedouro deve ser mais fundo, pois os patos afundam o bico para pegar o líquido. Tudo deve ser trocado diariamente ou sempre que houver muita sujeira.
Existem alguns sinais que indicam que o bichinho pode estar doente. Ao observar alguns desses sintomas, leve o pato de estimação para o veterinário com urgência para que ele receba os cuidados que precisa.
Esses sinais podem aparecer na região do nariz, dos olhos e até na aparência das penas. Além disso, eles podem apresentar mudanças na hora de fazer as necessidades, com cores e consistências diferentes. Um comportamento alimentar e emocional incomum também pode indicar doenças.
Um jeito de evitar esses problemas é fazer a limpeza constante do ambiente em que o pato de estimação fica. A lagoa, a área de descanso e a parte de alimentação devem estar sempre higienizados e com tudo fresquinho para que ele possa viver de maneira saudável.
A cultura pop ajudou a divulgar a moda do pato de estimação. Esse animal é bem presente em desenhos animados, por exemplo, com personagens que podem ser inspiração para o nome do bichinho. É só usar a criatividade e dar um título que o ajude a criar uma identidade e se sentir amado pelo tutor.
O universo da Disney tem vários nomes para um pato de estimação. Temos o Donald, que é o mau-humorado amigo de Mickey, e a Margarida, sua namorada. Os dois nomes são ótimas escolhas para quem tem um casal. Se você adotar irmãozinhos, pode colocar Huguinho, Zezinho e Luizinho, que são os trigêmeos sobrinhos de Donald.
Outro nome interessante inspirado nos desenhos é Patolino. Ele faz parte dos Looney Tunes, uma série animada popular. Seu melhor amigo é nada mais nada menos do que o Pernalonga, e os dois se metem em altas confusões juntos!
Pronto! Agora que você entende tudo sobre como cuidar de um pato de estimação, aproveite para acessar o pet shop on-line da Petz! Temos vários produtos de qualidade para cuidados com bichinhos. Se quiser, pode visitar nossas lojas físicas e contar com o atendimento dos nossos funcionários. Estamos aqui para te ajudar!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…