O que é o ozônio para piscina e como ele funciona?
Publicado em 21 de setembro de 2022Tempo de leitura: 4min
Nos dias de calor, não tem nada melhor que se jogar na piscina e aproveitar a temperatura fresca da água, não é mesmo? Porém, para isso, você precisa garantir que a sua área de lazer esteja limpa e pronta para te receber. Então, o que usar? Uma dica é o ozônio para piscina.
O que é o ozônio?
O ozônio é um gás natural com propriedades antimicrobianas e antioxidantes, de cor azulada, formado por três átomos de oxigênio. Quem se deu bem nas aulas de química vai lembrar que o oxigênio “gosta” de ficar em dupla, não em trio. Os benefícios ocorrem assim.
O aparelho de ozônio para piscina puxa o ar do ambiente para si, “acrescenta” uma molécula de oxigênio, transformando o O2 em O3, que vai para a água da piscina e, ao tentar voltar a ser O2, faz a ação antimicrobiana e antioxidante, devolvendo novamente o O2 ao ambiente.
Por conta dessa liberação de O2 ao ambiente, usar o ozônio é considerado ecologicamente correto. Ainda em dúvida se o tratamento de piscina com ozônio é uma boa ideia? Não se preocupe que te ajudaremos nessa tomada de decisão!
Neste conteúdo, separamos algumas informações sobre a manutenção da água e as características de cada produto usado atualmente para a limpeza e a desinfecção das piscinas. Confira!
Ozônio, cloro, íons de metais ou salinização: qual escolher?
Escolher o produto ideal faz toda a diferença na qualidade da água da piscina. Vamos falar sobre cloro, íons de prata e cobre, ozônio e salinização para você optar pela melhor opção.
Ozônio
A ação antioxidante elimina impurezas como protetor solar e outros produtos de uso na pele, suor, urina e outras secreções. Ele atua sobre os vírus, então é possível dizer que o tratamento de ozônio para piscina é muito eficiente contra microrganismos.
Por ser um gás natural, o ozônio minimiza as reações alérgicas que ocorrem de forma tão comum com o cloro. Também não deixa a pessoa com aquele cheiro forte do cloro, não desbota as roupas e não arde os olhos.
Cloro
Agora que já falamos um pouco sobre o ozônio para piscina, vamos mencionar o cloro e a fama que o rodeia. Embora também seja um produto eficiente na hora de eliminar microrganismos, é comum causar reações alérgicas nas pessoas.
Por outro lado, existem benefícios de usar o cloro, como o baixo custo e a eficiência na limpeza da água da piscina. Inclusive, esse produto costuma adequar-se a diferentes bombas e equipamentos de manutenção.
Salinização
Talvez, você esteja pensando que esse processo deixa a água salgada, como no mar, não é mesmo? Isso é verdade, mas o objetivo principal da salinização é a produção de cloro natural, tão eficaz quanto o industrializado, porém reduzindo drasticamente o risco de alergias.
No entanto, tem ação parcial sobre os vírus e não tem ação contra oxidantes, como secreções, excreções e cremes de pele. Além disso, o aparelho que transforma o sal em cloro precisa ficar ligado o tempo todo enquanto a piscina é usada, o que aumenta o custo com a energia elétrica.
Íons de cobre e prata
A ionização da água da piscina com cobre e prata também evita reações alérgicas e combate microrganismos. No entanto, não tem poder oxidante, portanto, não age em todas as impurezas.
Por que escolher ozônio para a piscina?
Entre tantas opções, por que escolher o ozônio para piscina? A escolha fica fácil ao comparar o gás com os outros produtos, além de outros benefícios que citamos abaixo:
- é compatível com qualquer tipo de piscina, desde a de vinil até a de fibra de vidro e azulejo;
- não afeta a alcalinidade e o pH da água;
- é usado em qualquer tipo de água, desde a da rede pública até a de um poço;
- o filtro de ozônio para piscina pode ser usado em conjunto com qualquer tipo de produto para limpar a piscina, sem que ocorram reações químicas indesejadas;
- pode ser usado tanto em piscinas aquecidas quanto frias;
- o gasto com energia elétrica é baixo;
- o sistema é automático e não necessita do contato humano com nenhum produto químico;
- não é necessário corrigir o pH da piscina;
- não provoca a corrosão dos outros equipamentos da piscina;
- permite que a água fique com um aspecto mais saudável, limpo e bonito.
Desvantagens do ozônio
As desvantagens do ozônio para piscinas são poucas, mas vale a pena ressaltar: usar o ozônio para piscina requer atenção para o custo de instalação e a necessidade de manutenção anual do aparelho para continuar eficiente.
Ainda é preciso peneirar, filtrar e aspirar o fundo da piscina, como nas outras opções de produtos que citamos e que não dispensam o uso de um saneante de efeito residual.
Pronto para usar o ozônio para piscina? Esperamos ter tirado todas as suas dúvidas, mas se ainda precisar de ajuda, visite uma das lojas da Petz para conversar com nossos especialistas em piscina!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário