Você sabe o que é um ouriço-terrestre? Aqui, você descobre
Publicado em 02 de fevereiro de 2022Tempo de leitura: 4min
Mesmo que os cachorrinhos e os gatinhos sejam os companheiros tradicionais dos brasileiros, os animais exóticos estão conquistando um lugar próprio, como o furão e o ouriço-terrestre. Este último chama ainda mais atenção e atrai a curiosidade de possíveis tutores.
Então, o que acha da ideia de ter um pequeno bichinho espinhoso em casa? Se o que falta para tomar uma decisão é mais informações sobre esse animal, confira o conteúdo abaixo. A seguir, explicamos o que o ouriço come, como ele se comporta e o que é preciso para ter um desse em casa.
Qual é a origem do ouriço-terrestre?
Mesmo que o Continente Americano não seja o habitat do ouriço, entre as 16 espécies, uma pode ser encontrada no Brasil: o ouriço-cacheiro. Afinal, ele adora lugares úmidos, como as Florestas da América do Sul.
Até aí, nenhuma novidade, não é mesmo? Porém, o que poucos sabem é que o ouriço também pode ser encontrado fora da natureza, em centros semiurbanos, como jardins.
Mas não se anime em encontrar um por acaso, já que o ouriço é um animal noturno, encontrado saindo durante à noite ou até no crepúsculo. Inclusive, pode percorrer uma distância de até três quilômetros procurando por alimento.
Conheça um pouco sobre o ouriço-terrestre
Que tal conhecer algumas curiosidades sobre porco-espinho? Além de entender se esse é o seu companheiro ideal para passar os finais de tarde, você aproveita para saber um pouco mais sobre essa espécie.
Interessante, não é mesmo? Então, aqui vai uma curiosidade inusitada: você sabia que os espinhos desse pequenino são ocos e revestidos com queratina? Por isso, eles parecem tão rígidos quando os vemos.
Além disso, ao contrário do que muitos acreditam, o ouriço-terrestre não consegue arremessar os espinhos, muito menos cortar os predadores com “minilanças” venenosas — isso tudo é mito!
A seguir, te contamos mais algumas curiosidades e características sobre esse animal espinhoso. Lei e entenda.
Comportamento
Uma das características do ouriço é o costume de permanecer em formato de bola quando está dormindo. Isso porque ele se camufla nas folhagens no chão e é considerado “vilão” quando alguém tropeça nele e machuca o pé com os espinhos.
Agora, deu para entender um pouquinho de onde veio a fama dele, não é mesmo? Porém, mesmo que o ouriço-terrestre goste de dormir no chão, durante a noite, ele não se comporta bem assim. Afinal, ele gosta de ficar em lugares altos, principalmente em árvores, perto do alimento.
Alimentação
Você conhece qual é o alimento do porco-espinho? Existem espécies onívoras, que se alimentam de frutas, raízes e plantações, mas também há aquelas carnívoras, que comem pequenos invertebrados, como aranhas, insetos e caracóis.
Apesar do tamanho, sabia que o ouriço come bastante? Inclusive, algumas espécies consomem até um terço do peso corporal durante uma única noite.
Reprodução
Imagina ter um ouriço como companheiro e descobrir que ele se reproduz como um coelho após ter vários filhotes em casa — um pouco assustador, não? Então, já anota aí: a formação de casais só ocorre de uma a duas vezes no ano, dependendo da espécie.
Além disso, prepare o ninho porque as fêmeas costumam dar à luz entre 1 e 11 filhotes, que ficam com ela até o aniversário de sete semanas, quando elas tendem a ficar independentes.
Mesmo que não seja comum, é importante estar atento em relação ao cuidado do ninho. Afinal, quando as fêmeas se sentem ameaçadas, podem atacar as crias.
Quais são os predadores do ouriço-terrestre?
Em geral, a expectativa de vida do ouriço-terrestre é de sete a dez anos, mas isso se deve, principalmente, à vulnerabilidade no período de hibernação.
Inclusive, quando está acordado, o ouriço é muito vulnerável aos predadores, predadores, como furões, lobos, corujas, já que a agilidade não é um ponto forte da espécie. Dessa forma, não há como fugir, mesmo em grande perigo.
Por isso, se você estiver pensando em ter um ouriço como companheiro, saiba que essa expectativa de vida pode ser maior, afinal os predadores não estarão por perto. Assim, poderá ter uma bola de espinhos com você por muito tempo.
O que preciso fazer para ter um ouriço?
Como o ouriço é um animal solitário, você precisa saber que ele não vai ficar te seguindo como um cachorrinho ou um gatinho. Além disso, é recomendado usar luvas postas sempre que você o pegar.
É importante que a casinha do ouriço-terrestre mantenha a temperatura entre 20 e 32 ºC, sendo de, no mínimo, 30x60x40. Lembre-se que o piso precisa estar forrado com serragem não tratada.
No site da Petz, você encontra tudo o que precisa para deixar o seu animalzinho confortável. Acesse e conheça os nossos produtos.
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário