Praticar a jardinagem é relaxante e saudável. Para os iniciantes, é interessante aprimorar os conhecimentos para ter o jardim mais florido e a horta bem verdinha. Descubra o que é terra vegetal e nunca mais veja suas plantinhas com falta de nutrientes.
Quando decidimos fazer o cultivo de plantas em nossa casa, precisamos estar atentos para proporcionar a elas tudo o que precisam para se desenvolverem fortes e saudáveis. E a terra vegetal é capaz disso!
Vamos entender o que é terra vegetal e sua composição. Essa é uma terra mais rica em nutrientes do que a terra comum que encontramos no chão por aí. Isso se deve à sua composição.
Essa terra é composta por minerais e matéria orgânica que passa por decomposição, por isso, já liberou todos os seus nutrientes. Só é preciso ficar atento à idoneidade do fabricante para que a terra não tenha contaminantes.
Existe também a terra vegetal adubada, que tem as mesmas qualidades da vegetal, só que com a adição de esterco (fezes curtidas de animais, no geral bovinos ou frangos). A curtição livra as fezes de microrganismos e também sem cheiro.
E o que é terra vegetal para grama, terra vegetal para flores ou terra vegetal para orquídeas? São terras especialmente preparadas para essas plantas. Elas possuem o correto balanço para cada uma dessas variedades de plantinhas.
A terra vegetal é capaz de fornecer tudo o que a planta precisa de forma balanceada. Afinal, o que é melhor para as plantas do que receber os nutrientes de outra verdinha?
Quer saber para que serve a terra vegetal? Entenda que outra grande vantagem é que ela se mantém fofa e aerada por mais tempo do que a terra comum. Isso faz com que as raízes cresçam livres e mais saudáveis.
Mais um ponto a favor da terra vegetal é que ela mantém o ambiente mais úmido. A água evapora mais lentamente, e a plantinha fica hidratada por mais tempo. Isso diminui a necessidade das regas, o que ajuda a economizar água.
Agora que você já sabe o que é terra vegetal, vamos ao uso. Apesar de a terra vegetal ser uma excelente fonte de nutrientes para a planta, usar somente ela nos cultivos não é recomendado.
Isso porque mesmo ficando mais tempo fofa, ela fica compactada com o tempo. Sendo assim, não use somente a terra vegetal. Existe uma mistura dela que é bastante utilizada pelos jardineiros, que leva areia e terra comum: 30% de terra tradicional, 30% de areia e 40% da terra vegetal.
A areia diminui a compactação e faz a água escoar mais facilmente. Existem no mercado terras vegetais comerciais com adição de carvão moído. Essa terra é mais leve, portanto, demora mais para compactar. Já o carvão tem propriedades antifúngicas, o que também ajuda a cuidar das raízes das plantinhas.
Saber o que é terra vegetal, sua composição e seus benefícios só nos faz entender cada vez mais por que esse produto é um dos mais usados na jardinagem profissional e amadora.
Para saber como usar terra vegetal nas plantas, primeiro você precisa escolher um vaso ou floreira com furos. Isso porque a água colocada em excesso precisa escoar livremente sem apodrecer as raízes. Procure saber de quantos litros de terra seu cultivo vai precisar para saber o tamanho correto do vaso.
Frutíferas necessitam de pelo menos 20 litros, já as hortaliças e mudinhas requerem bem menos terra — algo em torno de 1 a 5 litros. Faça uma boa camada de drenagem: forre o fundo com pedras, cacos de telha ou argila expandida.
Além de fazer a drenagem da água, essa camada garante que a terra não fique compactada tão facilmente. Por cima, coloque uma manta de drenagem. Ela impede que a camada de drenagem entupa e permite a retenção dos nutrientes.
Por cima da manta, coloque a terra vegetal já misturada com a areia e a terra comum. Nessa mistura, é possível colocar de 50 a 200 gramas de húmus de minhoca para garantir mais nutrientes para o cultivo. Pronto, agora é só plantar a verdinha!
Para você, que gosta de fazer tudo em casa ou quer reciclar o lixo orgânico, é possível fazer a terra vegetal em casa. Você vai precisar de terra comum, folhas secas de qualquer planta e restos de vegetais que ainda estejam crus.
Coloque as folhas e os restos de vegetais no liquidificador e bata até que a mistura fique homogênea. Não coloque água nessa mistura, pois a umidade irá prejudicar o cultivo. Coloque tudo em um recipiente com furos no fundo e na tampa. Primeiro, coloque a terra comum; depois, as folhas secas e, por último, os restos de vegetais triturados.
Faça isso até encher o recipiente. A última camada deve ser de terra. Do fundo sairá um líquido que pode ser aproveitado para adubar as plantinhas. Após 40 dias, a terra vegetal estará pronta para ser usada.
Comece já sua plantação sabendo o que é terra vegetal! Visite uma das lojas da Petz e confira as melhores terras vegetais para seu cultivo em nosso incrível setor de jardinagem!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…