Se você tem ou pretende ter uma área de lazer com piscina em casa, vai precisar aprender um pouco sobre química para cuidar bem dela. Nós vamos te ajudar! Hoje, vamos explicar o que é alcalinidade e sua importância nesse ambiente.
Afinal, é medindo a alcalinidade da piscina é que se sabe a qualidade da água e com qual frequência os outros parâmetros precisarão ser corrigidos para a manutenção correta. Descubra mais sobre o assunto e garanta a diversão de todos!
Muitas pessoas confundem alcalinidade e pH. O pH vai mostrar se uma solução aquosa está ácida, básica ou neutra. Já a alcalinidade da água mostra quanto uma solução pode absorver de ácidos sem alterar seu pH. Essa capacidade se chama tamponamento.
Substâncias com baixa alcalinidade possuem baixa capacidade de se manter estáveis quando um ácido é adicionado a elas e vice-versa. No caso do tratamento da piscina, saber o que é alcalinidade garante a boa qualidade da água, promove maior vida útil aos equipamentos e durabilidade aos parâmetros da piscina.
O que é alcalinidade da piscina? Quando medimos a alcalinidade, podemos saber a quantidade de carbonatos, silicatos, boratos e hidróxidos presentes na água. Para medir, é preciso ter um kit-teste, encontrado facilmente nas lojas de produtos para piscinas.
A medida da alcalinidade vai de 0 a 400 ppm (partes por milhão). A alcalinidade da água da piscina ideal é entre 80 e 120 ppm. Abaixo disso, o pH da água será alterado com frequência — basta uma chuva forte ou o uso por muitas pessoas.
Já quando a alcalinidade está acima de 120 ppm, a correção do pH será muito difícil. Além disso, a água muito alcalina, ao passar pelos equipamentos, produz crostas neles. Se essa situação perdurar, pode prejudicar também o revestimento da piscina.
Vamos falar sobre o kit-teste que comentamos acima para você aprender como medir alcalinidade da piscina. Existem dois tipos: o medidor de alcalinidade com uma fita-teste e o medidor com um titulador e um indicador.
Você vai se sentir novamente nas aulas de química do ensino fundamental! Vai se lembrar do professor falando para pingar o indicador lentamente, contando as gotas e agitando bem o frasco. Assim, saberá como calcular a alcalinidade da água.
É o jeito mais fácil, mas menos divertido! Basta colocar a fita-teste de alcalinidade na piscina rapidamente e segurar por 15 a 20 segundos (verifique na embalagem do produto). Faça todo o processo sem chacoalhar a fita para retirar o excesso de água. Depois, é só comparar a cor da fita com a graduação de cores do fabricante. Cada quadradinho indica um parâmetro da piscina, então, procure pela alcalinidade.
Coloque a água no frasco do teste até a marca indicada. A primeira etapa consiste em deixar a água azulada de forma homogênea. Para tanto, pingue a quantidade de gotas do indicador indicada pelo fabricante e agite bem o frasco.
A segunda etapa é a mais interessante: ela é feita com o titulador. Cada gota desse produto corresponde a 10 ppm. Por isso, você deve pingá-lo lentamente e contar o número de gotas até que a água mude de cor, ficando rosa.
Vamos exemplificar: caso você tenha contado seis gotas, significa que a água da piscina está com alcalinidade de 60 ppm, ou seja, está baixa. Caso tenha contado 11 gotas, ela está em 110 ppm, ou seja, com a alcalinidade ideal. Agora, é só pular na piscina!
Agora que você sabe o que é alcalinidade, precisa entender como ajustá-la. Deixe o filtro ligado e coloque a dose recomendada em um balde com um pouco de água da piscina. Misture bem. Espalhe o produto pelas beiradas e deixe agindo por cerca de 6 horas.
Meça novamente a alcalinidade. Se ainda estiver alta ou baixa, repita o processo de acordo com a nova medição. Se estiver dentro da faixa ideal, aguarde em torno de uma hora para poder usar a piscina.
A tendência natural da alcalinidade é ficar abaixo do ideal, por isso, vamos falar sobre como elevar alcalinidade da piscina. O produto que faz isso se chama elevador de alcalinidade. Cada fabricante tem a sua dosagem própria, mas o padrão é que certo número de gramas/m3 eleva a alcalinidade em 10 ppm. Pegando nosso exemplo de seis gotas do titulador, são 60 ppm.
Precisamos chegar a pelo menos 80 ppm, ou seja, mais 20 ppm. Caso o produto indique que cada 20 gramas elevam em 10 ppm, é só adicionar 40 gramas do produto/m3 na piscina. Se ainda estiver com dúvidas por causa do m3, a conta é simples: cada m3 corresponde a 1.000 litros de água.
É incomum, mas caso sua piscina esteja com a alcalinidade alta, é preciso usar um redutor de alcalinidade e pH. Os fabricantes indicam 5 ml do produto para cada 1.000 litros de água se o pH estiver entre 7,6 a 8, e 10 ml se estiver acima de 8.
Além de divertido, saber o que é alcalinidade e como usá-la a seu favor é muito benéfico para todos que usarão a piscina. Você encontra tudo o que precisa nas lojas da Petz, confira!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…