Para ter uma horta maravilhosa, é preciso todo um preparo anterior ao sucesso, com hortaliças e legumes vistosos e saborosos. Um dos fatores mais importantes é o solo, a base do cantinho verde. Por isso, hoje, falaremos sobre a melhor terra para horta!
Antes de tudo, vamos a um ponto importante: é preciso saber diferenciar terra de substrato. Como fazer horta com terra ou substrato? Continue lendo, pois todas as suas dúvidas vão ser resolvidas!
A terra é o material que envolve as raízes das plantas, fornecendo água, nutrientes e sustentação. É composta por vários elementos, que determinam a qualidade em nutrir e conferir sabor às plantas.
A textura é definida pela matéria mineral que está na composição, como fragmentos de rochas, areia, argila e cascalho. Para saber qual é a melhor terra para horta, pegue um punhado nas mãos e aperte.
Se o solo for arenoso, irá esfarelar, pois é seco e pobre em matéria orgânica. Se for argiloso, tenderá a ficar no formato da mão fechada, pois é rico em matéria orgânica.
A quantidade de matéria orgânica vai determinar a quantidade de nutrientes da terra e tem origem nos organismos mortos, em diversos estágios de decomposição, e vivos, que também têm a função de aerar o solo.
O substrato para horta é uma mistura contendo matéria orgânica e outros materiais que favorecem a retenção da água. Não possui pedregulhos, nem areia ou argila. No geral, é desenvolvido a partir da reciclagem de matéria vegetal. É mais leve, fofo e escuro que a terra.
Possui maior controle de parâmetros, principalmente o pH, que é ajustado para o cultivo desejado. Nesse caso, para o cultivo de hortaliças, o pH desejado é o neutro, entre 6,5 e 7.
Em resumo, para a horta dar certo, a terra precisa ser ajustada. Já o substrato é produzido de acordo com a necessidade, bastando escolher o correto para a planta que você deseja cultivar.
A resposta dessa pergunta depende dos nutrientes. Se a qualidade da terra for boa, ela será a melhor para sua horta. No entanto, caso desconheça a composição ou note que ela é mais arenosa, portanto, tem menos matéria orgânica, o substrato será a sua melhor opção.
Agora que você já sabe como reconhecer qual é a melhor terra para horta, vamos falar sobre como preparar a terra para receber as sementes e as mudinhas de hortaliças. Você verá como é fácil.
Então, como preparar a terra para horta? A terra compactada não permite que as raízes cresçam corretamente por ser muito dura. Também não permite a correta aeração das raízes, o que pode comprometer a vida da planta.
Se seu terreno possui terra compactada, saiba que você não está sozinho. O solo brasileiro é tipicamente argiloso. Você terá que descompactá-lo. Para tanto, siga o nosso passo a passo e aprenda como preparar solo para horta:
Mesmo terrenos considerados bons precisam ser afofados de vez em quando. Se seu espaço é pequeno, como um vaso ou uma jardineira, use um ancinho. Caso não tenha essa ferramenta, pode ser o cabo de uma colher. Se for um jardim, a enxada é um bom ajudante.
Não precisa se aprofundar muito, pois a camada mais superficial da terra fica compactada. Então, 10 cm são suficientes. Cuidado com as raízes das plantinhas e fique distante do caule delas. Se a terra não estiver encharcada, facilita o processo. Faça isso a cada 30 dias.
A forma de regar afeta diretamente a compactação do solo. O uso de mangueiras com pressão e distâncias grandes em relação à terra são os maiores vilões da terra. A força com que as gotas caem pressiona o solo, compactando-o.
Sendo assim, se puder usar um regador ou diminuir a pressão da mangueira e se aproximar do solo, vai minimizar essa compactação. A chuva também faz isso. Então, use uma cobertura vegetal (folhas secas) que, além de reduzir a pressão das gotas d’água, serve de adubo para as plantinhas.
Essa cobertura vegetal vai ajudar a manter a temperatura da terra, um fator importante para locais onde a temperatura ambiente mais alta, por volta de 30ºC, deixa a terra em torno de 56ºC, e as plantas só absorvem a água até 32ºC.
Mesmo a melhor terra para horta precisa de uma boa drenagem. Se a água de rega demora mais de dois ou três segundos para ser absorvida, você tem problema com a drenagem do solo. Para melhorar isso, misture um pouco de areia à terra.
Por fim, tanto uma boa terra quanto um excelente substrato precisa ser adubada no processo de como fazer horta orgânica. Para tanto, a cada 40 ou 60 dias, use adubo químico, esterco de animais ou húmus de minhoca.
Para um vaso ou um jardim, a melhor terra para horta pode ser feita com produtos especiais que você só encontra nas lojas da Petz. Venha conferir e aproveite para conversar com nossos especialistas em jardinagem para sua horta ficar ainda mais produtiva!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…