Dicas

Saiba como fazer manutenção de piscina corretamente

Tomar banho de piscina é uma delícia. No entanto, é preciso garantir que a água esteja sempre limpa e cheia de bons parâmetros químicos, evitando doenças e irritações na pele. Por isso, é importante saber como fazer a manutenção de piscina da maneira correta.

 

Quem tem piscina em casa sabe que é preciso limpá-la uma vez por semana, pelo menos, garantindo que ela esteja sempre própria para uso. Contudo, nem todo mundo entende como realizar esse processo. Por isso, vamos mostrar como executar essa tarefa.

Como fazer a manutenção de piscina

Antes de começar a limpar a piscina, é importante saber qual é o volume de água dela. Isso porque, dessa forma, é possível determinar qual é a quantidade de produtos que devem ser usados no processo de higienização.

 

Para saber o volume de água, basta multiplicar o comprimento, a largura e a profundidade média do espaço. Contudo, caso a sua piscina tenha uma área mais funda e outra mais rasa, é preciso dividir o valor obtido na multiplicação por dois.

Já para saber a quantidade necessária de produto para a limpeza, basta ler no rótulo qual é a porção da substância que deve ser aplicada a cada mil litros de água. Dessa forma, basta calcular e realizar a higienização. Agora, confira o passo a passo de como fazer a manutenção de piscina.

Limpe as sujeiras ao redor da piscina

Antes de iniciar a limpeza da piscina, retire toda a sujeira que estiver ao redor para impedir que ela caia na água após a conclusão do processo de higienização. Você pode fazer isso com uma vassoura ou um aspirador de pó.

Remova as sujeiras que boiam na água

A próxima etapa é remover os resíduos que estão em suspensão na piscina, como galhos e folhas. Você pode fazer isso com um auxílio de uma rede específica para manutenção de piscina.

Escove o tanque

O próximo passo para a manutenção de piscina é a escovação do tanque. Isso deve ser feito com uma escova encaixada em um cabo telescópico. É preciso esfregar bem para remover toda a sujeira.

 

Faça a decantação da água

Depois, é preciso fazer a decantação da água. Para isso, é necessário usar um decantador. Porém, antes de aplicar esse produto, lembre-se de desligar a bomba da piscina.

Em seguida, coloque na água e a quantidade de decantador indicada no rótulo. Esse produto vai fazer as partículas de sujeira ficarem pesadas e se sedimentarem no fundo da piscina.

 

Aspire o fundo

Para remover essas partículas do fundo, é necessário usar um aspirador de piscina. Há vários modelos disponíveis no mercado. Contudo, caso você busque mais praticidade na hora de fazer a manutenção da piscina, vale a pena investir em uma opção automática.

Meça o cloro

Com a piscina limpa, é necessário medir os parâmetros químicos da água. Essa etapa é importante, pois garante a qualidade da água. Para fazer essas medições é preciso usar produtos específicos, como os kits de testes.

O nível ideal de cloro é entre 1 e 3 ppm. Se você fizer o teste e perceber que a quantidade de cloro na sua piscina está maior do que é recomendado, é necessário usar produtos específicos, como neutralizador ou diminuidor de cloro, para equilibrar o nível do composto.

Contudo, caso a quantidade de cloro esteja baixa, você pode acrescentar essa substância na sua piscina. Lembre-se de sempre respeitar as recomendações do fabricante do produto.

Meça o pH da água

Durante a manutenção de piscina, também é necessário medir o pH da água, que deve estar entre 7 e 7,4. Manter um pH adequado é fundamental para evitar irritações na pele e nos olhos.

 

 

Caso o pH da sua piscina fique elevado, você pode usar um ácido para diminuí-lo, como o clorídrico. Contudo, caso ele esteja baixo, é necessário aplicar uma base, como o carbonato de sódio.

Limpe as bordas da piscina

As bordas da piscina também precisam ser limpas. Aliás, existem produtos específicos para higienizar as superfícies. Para fazer essa limpeza, use uma esponja ou um pano e coloque a quantidade de substância indicada pelo fabricante.

Depois, é só passar a solução em toda a borda da piscina. Atualmente, essa limpeza só pode ser feita manualmente. É importante higienizar esse espaço, pois ele acumula muita gordura e resquícios de protetor solar e bronzeador.

Faça a manutenção do filtro da piscina

Também é importante fazer a manutenção de filtro de piscina. Contudo, caso poucas pessoas usem a área de lazer, não é necessário limpá-la todas as semanas. Nesse caso, é preciso observar alguns sinais para saber se está na hora de lavar o equipamento. É importante perceber se:

  • Há muitos resíduos na piscina;
  • Há indicativos no manômetro de que a pressão interna do filtro está alta.

Agora que mostramos como fazer a manutenção de piscina corretamente, você vai poder aproveitá-la ainda mais. Para deixá-la sempre limpa, é necessário usar os produtos certos. Você encontra todos eles na Petz.

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

2 horas ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

7 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

1 dia ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago