Dicas

Como limpar piscina drenando? Veja algumas dicas!

Fazer a manutenção da sua piscina é algo que não pode ser esquecido! Afinal de contas, para utilizá-la, você precisa garantir que ela esteja livre de bactérias e outros micro-organismos que possam fazer mal. Mas sabia que além de coletar as sujeiras com a rede e o aspirador, às vezes é preciso limpar piscina drenando?

Essa é uma tarefa que deve ser feita de maneira periódica, mas com menos frequência do que as outras opções disponíveis, como filtragem e aspiração. Isso porque retirar toda a água da piscina e repô-la não é algo recomendável ambientalmente falando.

Por isso, limpar piscina drenando é uma tarefa que deve ser realizada em caso de reformas ou algum reparo de emergência, quando realmente é necessário tirar toda a água. Pronto para aprender a como aspirar piscina drenando com passo a passo

Não deixe de dar uma olhadinho nos tópicos abaixo! A seguir, criamos um guia para te ajudar a fazer a manutenção da sua área de lazer, deixando-a pronta para aproveitar o fim de semana com a família. Confira.

1. Confira se precisará de uma bomba

O primeiro passo para fazer a limpeza de piscina com a drenagem é verificar se irá precisar de uma bomba para pulsar a água para fora. Isso porque, se tiver um ralo na parte mais funda da sua piscina, basta abri-lo e fazer a drenagem diretamente por ele. A água será direcionada para o esgoto.

Porém, se você quiser dar um destino mais sustentável à água e aproveitá-la para irrigar o jardim, por exemplo, é certo que precisará de uma bomba. Esse é um equipamento que pode ser alugado em várias casas de materiais.

2. Garanta a segurança do local

Limpar piscina drenando pode se tornar uma tarefa perigosa, afinal, você está tirando toda a água de um “buraco” e deixando-o vazio. Por isso, cuidado! Avise a todos da casa o que está fazendo e sempre recorra à fita de sinalização para isolar o lugar.

Além disso, quando for fazer a drenagem da água, lembre-se de desligar qualquer tipo de equipamento elétrico, como interruptores e luzes aquáticas. Assim, você evita qualquer tipo de acidente elétrico.

3. Certifique-se do lugar por onde a água vai sair

Drenar a piscina não é somente abrir o ralo ou alugar uma bomba. Você também precisa saber onde a água será depositada. Isso porque, geralmente, as cidades possuem leis que impedem o despejo na rua ou na calçada do vizinho.

Uma das alternativas é descarregar a água diretamente no esgoto por meio de um cano de três a quatro polegadas que pode ser rosqueado ao final da bomba. Essa água será tratada pelo sistema de abastecimento e reutilizada pela cidade.

4. Mergulhe a bomba e ligue-a

Se for aspirar a piscina drenando com bomba, tenha cuidado em como irá utilizar esse equipamento. Conecte corretamente a mangueira à outra ponta do cano de saída antes de ligá-lo e fique atento ao seu funcionamento, ou seja, o tempo de drenagem e sua velocidade.

Essa é uma etapa importante para entender como limpar piscina drenando, já que você consegue evitar problemas de entupimento, por exemplo. Caso isso aconteça, desligue a bomba, verifique o que está impedindo, retire e comece tudo de novo.

5. Lave a piscina

Assim que a água estiver vazia, é hora de limpá-la! Para isso, comece a jorrar água na piscina com uma mangueira e esfregue com uma vassoura, retirando qualquer tipo de resíduo que possa ter ficado nos azulejos. É um pouco trabalhoso, mas valerá a pena no final.

6. Remova o restante de água manualmente

Às vezes, a água não sai completamente da piscina, seja pelo seu formato, seja pelo desenho do seu fundo. Assim, entre na piscina e tire toda a água que restou com um balde. Uma maneira mais trabalhosa, mas que é essencial para limpar completamente a piscina.

7. Escove toda a piscina

Para fazer a limpeza completa da sua piscina, não se esqueça de escovar todo o seu piso e paredes! Remova o produto que tiver ficado com uma mangueira e finalize passando um rodo.

“Mas quais produtos utilizo para limpar a minha piscina?”. Algumas vezes, pode haver depósitos de cálcio e escamações, por isso, procure um removedor de cálcio, limo e ferrugem. Ele ajudará!

8. Finalize enchendo a piscina

Depois de limpar piscina drenando, o próximo passo é enchê-la novamente! Para isso, pegue as mangueiras mais próximas, jogue-as dentro da piscina e espere. Uma dica é fazer isso com tempo de sobra, assim, você não corre o risco de deixar o serviço pela metade ou encher demais.


Agora que você já sabe como limpar piscina drenando, está procurando por equipamentos e produtos para fazer essa tarefa? Então, não deixe de dar uma olhadinha no site da Petz! Aqui temos vários itens que podem te ajudar a deixar esta tarefa mais fácil. Venha conferir como podemos te ajudar nesta tarefa.

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

4 horas ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

9 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

1 dia ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago