Escolher a iluminação do aquário pode ser uma das coisas mais divertidas no cuidado com os peixinhos. Ao iluminarmos esses pets, suas cores são ressaltadas e o ambiente se torna muito mais bonito. Mas como escolher a iluminação para aquário ideal?
Quando escolhemos a iluminação, devemos levar em consideração o consumo de energia e a durabilidade em relação ao nível de luz. Lembre-se de que a luz para aquário interfere no comportamento dos peixes e intensifica suas cores e formas. A seguir, veja 4 dicas que vão auxiliá-lo a escolher a iluminação ideal para seu aquário.
Uma dica importantíssima, especialmente para aquaristas iniciantes. Jamais use lâmpadas incandescentes para deixar seu aquário iluminado. Além de consumirem muita energia, elas esquentam muito, aumentando a temperatura do ambiente aquático, e, assim, afetando a saúde da fauna.
O excesso de claridade altera a composição química da água. Sendo assim, atente-se ao tempo que a lâmpada fica acesa. O correto é deixar a iluminação por lâmpadas ocorrer por 8 ou 10 horas por dia para água doce e de 10 a 12 horas para água salgada.
Isso porque alguns peixes possuem hábitos noturnos, e não saem para comer nem caçar enquanto houver luz em excesso. Já os peixes com hábitos diurnos só dormem em ambientes escuros.
É preciso ter noção do tipo de aquário que você terá: de água doce ou salgada. Alguns recifes requerem uma maior exposição à luz. No caso dos corais, existem espécies diferentes exigindo quantidades distintas de iluminação. A lâmpada UV para aquário atravessa melhor a água e atinge esses seres de modo intenso.
É importante também se atentar ao excesso de branco, ajudando na proliferação de algas nocivas. Para tanques com decoração de aquário natural, a temperatura da cor das lâmpadas deve estar entre 5000 e 8000 K.
Graças à evolução constante da tecnologia, você já pode encontrar iluminações prontas para aquário. Elas são resistentes, combinam cores e possuem hastes flexíveis. Caso esteja interessado, você pode encontrar diversas opções dessas luminárias aqui na Petz.
Outro ponto positivo é o material desse tipo de iluminação, que não prejudica a saúde dos animais. Além disso, as luminárias vêm com uma potência correta para aquários de água doce ou salgada.
Caso tenha interesse em outras dicas sobre cuidados de peixe, além da iluminação para aquário, confira outros conteúdos no blog da Petz. Aqui você encontra dicas, curiosidades e muito mais sobre diversas espécies. Veja agora!
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…