Mesmo sendo uma pessoa alérgica aos felinos, bate aquela vontade de ter um companheiro de patas? Bom, isso é possível! Não acredita? Então, venha conhecer o gato hipoalergênico.
Falando assim, até parece coisa de filmes científicos em que os animais são transformados para atender às necessidades das pessoas. Porém, não é isso! Na realidade, existem raças de gatos que não dão alergia.
A alergia a gato pode ser causada por oito substâncias (Fel d1 a d8) presentes nos felinos. Muita gente acha que o quadro é uma reação à pelagem dos bichanos, mas não é só ela que provoca incômodos.
Se você chegou perto de um felino e começou a espirrar ou teve outros sintomas, vale a pena entender o motivo. A substância mais famosa que causa alergia em humanos é a proteína Fel d1, responsável por mais de 90% dos casos.
Ela está presente na saliva dos gatos e pode causar sintomas que vão desde simples espirros até reações fortes como coceira e descamação da pele. As crises alérgicas variam de pessoa para pessoa, podendo ter causas genéticas.
As reações ficam mais graves em casos de doenças respiratórias preexistentes, como asma e rinite. Além disso, os casos alérgicos podem ser intensificados por outros fatores: a falta de espaço para criar mais de um gato, a raça do animal e a negligência com a higiene do ambiente e dos pets.
O importante é ter em mente que não é a pelagem que causa problemas, mas as substâncias Fel d1 a d8. Por isso, não adianta ter gatos que soltam pouco pelo se o seu problema tem a ver com a Fel d1.
Como essa proteína está na saliva do bichano e ele toma banhos de língua, ela está espalhada pelo seu corpo. O certo é buscar por bichanos que naturalmente produzem pouca quantidade dessa substância. Por isso, existem raças de gato para quem tem alergia.
A expressão “gato hipoalergênico” não significa que existe uma raça 100% segura que não produz nenhuma das oito substâncias mencionadas acima. Elas sempre vão existir no corpo dos bichanos, mas alguns produzem em menor quantidade.
Por isso, os gatos hipoalergênicos causam reações alérgicas mais leves, ou mesmo nem provocam alergias. Interessante, não é? Então, conheça algumas dessas raças a seguir!
É um gato hipoalergênico de origem russa e ucraniana que viveu entre a realeza da Rússia. Calcula-se que a raça tenha surgido há mais de mil anos, embora só tenha sido oficializada em 1990.
O felino pode atingir 9 kg. Ele é tranquilo e gosta bastante de brincar. Portanto, pode ser o pet ideal para uma casa com crianças. Ele é um dos exemplos de bichano que produz menor quantidade de Fel d1.
Esse é um gato de corpo comprido, tubular, de porte médio. Embora pareça esguio, ele é musculoso, muito parecido com o Siamês. As fêmeas podem atingir 4 kg, enquanto os machos tendem a chegar a 5 kg.
Assim como outras raças orientais, o Balinês é muito ligado às pessoas. É uma raça que adora a atenção dos tutores, chegando até a ser insistente. Em geral, esse animal inteligente gosta de ficar ocupado o dia todo.
Esse é um gato hipoalergênico esguio, de orelhas grandes, rosto pequeno e olhos esbugalhados. Pela aparência, muitas pessoas o comparam com um elfo. De pelagem curta, essa é uma das raças ideais para evitar alergias.
Quem deseja ter essa raça, necessita ter cuidado com a saúde do pet. Ele costuma ser bem resistente, mas pode apresentar algumas doenças genéticas, como miopia e luxação de patela. Além disso, se o tutor quiser que o gato procrie, ele precisa observar os tipos sanguíneos.
Para lidar com esses problemas, basta uma consulta veterinária para fazer exames de DNA e tipagem sanguínea. Assim, o tutor já descobre todas as condições preexistentes e pode tratá-las.
Essa é uma das raças mais exóticas do mundo, com uma pelagem linda e encaracolada, bem característica. Originária da Cornualha, ela é muito comum nos Estados Unidos e na Europa atualmente.
Esse gato tem uma personalidade forte, mas também muito brincalhona. É apegado ao dono e muito amoroso. Então, quem tem essa raça em casa nunca se sente sozinho. Além disso, a tendência a fazer amizade vale para crianças e outros animais.
Caso você já tenha um bichano e sofra com as crises alérgicas, esse problema pode ter solução! Existe uma ração que diminui as crises alérgicas por inibir a proteína Fel d1.
Essa ração tem uma proteína do ovo que se liga à Fel d1 na saliva, fazendo com que ela perca sua ação alérgica. O alimento não altera a fisiologia do bichano, portanto, é seguro para ele!
Enfim, o gato hipoalergênico pode ser a solução para suas crises de alergia! Caso tenha se interessado pela ração que inibe a proteína Fel d1, visite as lojas da Petz e conheça mais essa inovação do mercado pet!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…