Por precaução, geralmente deixamos que o felino só coma ração, petiscos e produtos fabricados exclusivamente para ele. Porém, existem comidas humanas que podem ser indicadas e fazem bem para o pet. Por exemplo, você sabia que existem frutas que gatos podem comer?
Separamos alguns exemplos de frutas que não causam dano para o bichano e frutas que podem causar sérios problemas de saúde. Então, fique atento às nossas dicas. Assim, seu filho de quatro patas se mantém seguro e você complementa a alimentação dele.
Se você não sabe se gato pode comer fruta, saiba que a grande maioria das frutas não são indicados para felinos, pois além de conterem cianeto na semente, elas podem ser tóxicas e causar danos irreversíveis ao bichano. Por esse motivo, listamos algumas frutas que gatos não podem comer.
Entre elas, temos o exemplo da uva, que não deve ser ingerida em nenhuma hipótese por pets no geral, pois são tóxicas e podem levar a óbito. Portanto, se você ofereceu uva para seu amigo de quatro patas, leve-o imediatamente ao médico-veterinário para diagnóstico.
Além da uva, qualquer fruta cítrica, como limão, laranja e kiwi também fazem mal. Outro exemplo de alimento tóxico para gatinhos é o abacate. Todas essas frutas causam sérios danos aos bichinhos.
Caso o peludo tenha comido sem querer e ainda não tenha passado mal, é muito possível que ele passe depois de pouco tempo, mas, claro, dependendo da quantidade ingerida. De qualquer maneira, o ideal é que ele não coloque na boca nenhuma dessas amostras.
Gatos podem comer fruta, mas é necessário que eles adquiram esse hábito desde filhotes. Isso porque o organismo felino, depois de desenvolvido e habituado, tolera alguns alimentos humanos, ao contrário dos gatos mais velhos que não foram apresentados desde cedo a esses alimentos.
Se você não tem o hábito de oferecer frutas, pode começar a fazer aos poucos. Mas como elas são ricas em açúcar e tendem a engordar o bichano, se ele comer sempre a saúde pode ficar em perigo. Então, fique atento.
Um exemplo de fruta que não pode ser dada para o bichano sempre, pois tem muito açúcar e carboidrato, é a banana. Caso ofereça em pequena quantidade e de vez em quando, não causa nenhum malefício ao gato que come fruta.
Além dela, a água de coco também pode ser oferecida. Por sua baixa quantidade de açúcar e gordura, a água de coco tende a ser saudável em bichanos. Aliás, gato pode comer melancia e melão, também.
Esses alimentos possuem muita água e, além de hidratarem o pet, têm vitaminas essenciais. Maçã também apresenta tais propriedades e, por não conter muita sacarose e não ser muito gordurosa, também pode ser oferecida ao gato.
Devido a alguns riscos, é necessário saber algumas precauções antes de oferecer frutas que gato pode comer. Entre elas, o mais importante é não dar em excesso, por motivos que vão desde obesidade em felinos até eles quererem substituir a ração pela fruta, por causa do novo paladar.
Portanto, é fundamental somente a ingestão esporádica das frutas que gatos podem comer, ou seja, continue dando a ração nos horários normais da refeição dele. Elas são produzidas exclusivamente para bichanos e contêm os nutrientes que eles precisam, o que não é o caso de frutas.
Agora que você sabe frutas no qual gatos podem comer e frutas que gatos devem se manter longe, confira o blog da Petz para outras dicas de saúde e bem-estar animal.
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…