Cada vez mais tutores escolhem um roedor como animal de estimação. Além de fofinhos, eles são espertos e se adaptam aos ambientes. No artigo de hoje, nós respondemos uma pergunta sobre um desses bichinhos. Esquilo da mongólia: como cuidar?
Acompanhe as informações e prepara-se caso queira adotar um peludinho!
O esquilo-da-mongólia, gerbo ou gerbil é um roedor de estimação muito popular na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, esse charmoso pet ainda não é tão conhecido, mas sua popularidade vem crescendo.
Apesar do nome, sua origem é um tanto incerta. Muitos acreditam que ele é da região da Mongólia, ao norte da China. Outros acham que ele veio do Oriente Médio. De todo modo, o pequeno roedor logo conquistou o mundo com sua fofura e temperamento dócil!
Trata-se um roedor médio, que pode atingir até 15 centímetros. Possui um corpo delicado e olhos negros e brilhantes. Tem uma charmosa e comprida cauda, que deve ser manuseada com cuidado.
Suas cores variam entre caramelo, preto, branco e dourado. A expectativa de vida é de três anos, mas em alguns casos chega a quatro, sem problemas. O pet é divertido, muito inteligente e adora brincar. Possui fácil trato e é indicado para tutores de primeira viagem.
Se você escolheu ter um esquilo-da-mongólia como companhia, está com sorte. Além de muito fofo, o pet é considerado fácil de cuidar e pode trazer muitas alegrias!
Com algumas tarefas simples, você poderá dar muito carinho, segurança e conforto para seu amigo roedor. Continue lendo para aprender como cuidar de um esquilo da mongólia!
Pequenininho e delicado, o esquilo-da-mongólia não come muito. Porém, é preciso oferecer alimentos nutritivos para que ele se mantenha forte e saudável!
Não há muito segredo para ter um esquilo-da-mongólia de alimentação saudável. A ração para hamsters, por exemplo, atende a todas as necessidades do animal. Além disso, é muito saborosa e os gerbis adoram!
Uma curiosidade da alimentação de esquilo-da-mongólia é que o pet costuma enterrar sua comida. Geralmente, ele pega seu pequeno comedouro e enterra no substrato da gaiola até que tenha acabado de comer. Quando isso acontece, ele traz o comedouro vazio. É como se dissesse: “Ei, tutor, estou com fome!”
Quanto à quantidade de ração para esquilo-da-mongólia, o indicado é 10g por dia. De uma maneira geral, eles não são esfomeados. Por isso, vão comer tudo de uma vez, e você pode repor a comida quando perceber que seu amigo já está satisfeito.
O animal pode comer outros alimentos, como maçã, vegetais e legumes. Porém, o indicado é consultar um veterinário, que irá informar uma lista personalizada para a dieta.
Mesmo que você goste de deixar seu mascote livre algumas horas do dia, é sempre recomendado ter uma gaiola. Roedores costumam ser muito travessos, e não é indicado que passeiem pela casa sem supervisão.
A gaiola deverá ser espaçosa e com muitos apetrechos. Os esquilos-da-mongólia são pets muito ativos e precisam gastar energia!
Prefira modelos de gaiolas para roedores com rodas de exercícios em tubos e outras brincadeiras. O gerbil pode ser um roedor pequeno, mas ele adora brincar e correr. Portanto, busque um abrigo grande e confortável para seu pet.
Na base da gaiola para esquilo-da-mongólia é necessário colocar um substrato higiênico, também conhecido como forração. Ele pode ser de serragem ou um material específico para gaiola de roedores. A forração, além de manter o ambiente limpo, é um dos itens favoritos dos gerbils!
Eles adoram cavar, enterrar e brincar em sua gaiola. Por isso, faça uma camada bem caprichada. O substrato deverá ser limpo de uma a duas vezes por semana, de acordo com a necessidade do animal.
Roedores costumam ser pets muito limpinhos, e o esquilo-da-mongólia não é exceção. Geralmente, eles cuidam da própria higiene, utilizando a saliva e as patas, em um processo similar ao dos gatos.
Porém, se é preciso oferecer ao esquilo-da-mongólia cuidados do tipo, o melhor é optar por opções de banho seco. Até porque, acostumado com desertos e locais áridos, o gerbil prefere se limpar com areia. Ele usa as patinhas para se esfregar no pó, retirando as impurezas e a oleosidade.
Contudo, apesar de ser um processo seguro para os roedores, não há necessidade de realizá-lo com frequência.
Outro ponto importante é a higienização da gaiola. Apesar de o roedor ser muito organizado, de tempos em tempos é necessário fazer uma boa faxina.
Para isso, deixe seu pet em um local seguro, retire todos os itens da gaiola e limpe com água pura. Evite utilizar detergente ou outros produtos que podem ser nocivos ao pet. Seque bem a gaiola antes de colocar seu amigo nela.
A umidade pode ser perigosa, por isso, é importante controlá-la para proteger o esquilo-da-mongólia de doenças.
Os esquilo-da-mongólia são pets muito tranquilos e fáceis de cuidar. Com atenção e muito carinho, eles se apegam à sua família e interagem muito bem. Fora os itens acima, especialistas recomendam os seguintes cuidados:
Ao seguir as recomendações acima, o gerbil ficará feliz e saudável em seu lar.
Agora que você já aprendeu mais sobre o esquilo-da-mongólia e como cuidar dele, é hora de adotar o novo amigo. Na Petz você encontra gaiolas, rações e tudo o que precisa para seu esquilo-da-mongólia a preço especial. Acesse o Pet Shop on-line!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…