Os coqueiros produzem uma das frutas mais populares nas regiões litorâneas: o coco. Embora as espécies altas sejam as mais vistas nos cenários praieiros, existe mais um tipo tão especial quanto e que pode estar em ambientes mais compactos. Estamos falando dos coqueiros de jardim.
Se você tem um jardim em casa e está pensando em incluir lindos pés de coco, continue a leitura. Vamos mostrar os tipos indicados e como cuidar da melhor forma dos coqueiros de jardim para que eles cresçam fortes e saudáveis.
A leitura será também um estímulo para você, que deseja conhecer um pouco mais sobre paisagismo. Vamos dar dicas de lugares onde essas plantas combinam perfeitamente, seja no solo ou em vasos.
Não tem como negar que os coqueiros em questão deixam o ambiente mais elegante. Além dos jardins, escritórios e espaços de comércio também comportam muito bem os coqueiros de jardim.
Tudo é questão de bom gosto e, sobretudo, de cuidado. Afinal, não adianta ter belos exemplares de coqueiros se eles estiverem com folhas amareladas ou secas. Dessa forma, por mais esforço que se faça, o ambiente nunca ficará elegante e muito menos passará um ar de clima tropical.
Outro ponto a ser observado é a sua semelhança com a palmeira. Embora suas folhas sejam muito parecidas, apenas o coqueiro produz coco. Saber identificar qual das duas árvores têm em mãos é fundamental para saber como cuidá-las.
Uma boa decoração pode transformar ambientes simples em cenários belíssimos. Os coqueiros de pequeno porte podem ser a melhor alternativa para deixar o espaço mais leve e acolhedor. Afinal, a natureza tem esse poder de causar bem-estar por onde passa.
Como cuidar de coqueiros de jardim talvez seja a maior dúvida das pessoas. Por se tratar de uma árvore de clima tropical como o nosso, o cultivo é muito mais fácil do que de outras espécies. Confira abaixo os cuidados básicos para que você consiga manter as árvores saudáveis:
Cumprindo todas as indicações, você terá uma planta sempre verdinha e vistosa. E, como consequência, um ambiente acolhedor e bonito. Nada melhor do que ornamentar ambientes com exemplares naturais e bem-cuidados, não é mesmo?
As fachadas de casa com pé direito alto e áreas externas muito amplas são espaços ideais para os coqueiros de jardim grande. Eles são mais encontrados em sítios e fazendas.
Já os coqueiros pequenos podem ficar muito bem em fachadas de casas mais baixas ou rentes aos muros. Próximo à piscina é um local interessante por trazer sombra para os dias ensolarados.
Como dissemos, é essencial saber qual tipo de coqueiro para jardim que se tem em casa. Só assim, você poderá colocar a planta no espaço ideal, já que saberá qual o ritmo do seu crescimento e até quantos metros podem chegar, por exemplo.
Para te ajudar a identificar alguns tipos de coqueiros de jardim, o blog da Petz se propôs a descrever cada espécie e suas características. Você só precisará analisar cada um e escolher qual o que mais se encaixa com o espaço disponível. Veja a seguir.
A espécie areca-bambu é muito popular e se adapta bem à luz do sol e sombra. Pode alcançar até dez metros de altura, mas tem o crescimento lento. São indicadas para decorar fachadas de casas e canteiros.
Chega até três metros de altura e é indicado para ser plantado em vasos. Essa espécie se desenvolve bem na sombra. Por isso, caso você esteja em regiões muito quentes, procure um lugar com menos sol para plantar.
Muito encontrados em ambientes internos, os rapis crescem até quatro metros e resistem a geadas e baixa luminosidade. Se escolher plantar em vasos, o recomendado é trocar de vaso de três em três anos.
O coqueiro-leque é exuberante devido à folhagem em formato de leque. Resiste a lugares quentes, mas necessita de umidade do ar. Pode alcançar até 12 metros de comprimento.
E aí? Já sabe qual o tipo ideal para o seu jardim? Ou vai preferir decorar seu escritório com algum desses exemplares? Ou, ainda, decorar os dois ambientes com os coqueiros? Vamos combinar que é perfeitamente possível, já que a variedade de tipos é enorme.
Conhecer os diversos tipos de coqueiros de jardim, suas características e os locais ideais para recebê-los pode ser o início de uma nova jornada. Que tal saber mais dicas sobre paisagismo no blog da Petz e deixar o ambiente onde você mora ou trabalha ainda mais bonito? Será um caminho sem volta, pode apostar!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…