Sabemos que existem muitas dúvidas sobre como treinar seu cachorro da forma mais efetiva possível. Uma das principais chaves para o sucesso desse tipo de treinamento é mostrar ao cão que será mais vantajoso para ele obedecer.
Um dos erros mais comuns durante o adestramento de cachorro feito em casa é agir de forma a incentivar o cão a fazer o oposto ao que você quer que ele faça. Por isso, preparamos algumas dicas sobre como treinar seu cachorro filhote ou adulto da melhor maneira possível. Veja agora!
A primeira regra para condicionar o cachorro a obedecer a qualquer comando é: aja de acordo com o que você estiver falando. No caso de ensinar o seu cachorro a ficar, por exemplo, ao dar essa ordem, se afastar e, em seguida, mandá-lo ir até você fará com que ele aprenda a desobedecer ao seu pedido.
Peça que ele fique na posição e aumente gradativamente o tempo de permanência até que ele seja liberado. Lembre-se sempre de o recompensar com petiscos, brinquedos ou carinho, que devem ser dados quando o cão for liberado do comando ou enquanto lhe obedece. Ademais, existem brinquedos educativos que ajudam no adestramento de cães.
Com essa primeira regra em mente, vamos ao treinamento!
Vista a coleira no seu pet e ajoelhe-se, segurando-o pela coleira com uma das mãos enquanto a outra segura uma porção de ração ou petisco. Diga para ele ficar e espere pacientemente até que ele pare de se mover em direção ao petisco. Continue repetindo o comando “fica” até que o cão entenda que não deve se mexer.
Assim que ele se mantiver na posição sem puxar a coleira, diga incentivos como “muito bem” e dê um dos petiscos. Seja paciente e carinhoso, principalmente no começo do treinamento.
Fique em pé e segure a guia do seu cachorro próxima a você. Diga “fica” e jogue um dos petiscos a alguns passos de vocês, esperando que o cachorro fique calmo. Alcance a recompensa e traga-a para mais perto, deixando-o alcançar o petisco depois que ele estiver calmo e parado por um tempo, dizendo “ok” antes de liberá-lo.
Dessa vez, jogue a recompensa um pouco mais longe, para que você precise caminhar até ela para buscar. Nossos cães estão acostumados a nos seguir. Portanto, não dê uma bronca caso ele faça isso. Apenas caminhe sempre olhando para ele, repetindo “fica” e parando de andar sempre que ele se mexer.
Carinho e paciência são os segredos de como adestrar cachorro. Por isso, sempre demonstre que ele está fazendo um bom trabalho e que este é um momento divertido para vocês dois.
Tente substituir os petiscos por brinquedos e, depois, por carinho e palavras de encorajamento. Repita os três primeiros passos com essas novas recompensas, inclusive usando mais de uma delas de cada vez. Assim que o cachorro estiver obedecendo bem ao comando, você já pode introduzi-lo ao “senta”, “deita”, “dá a pata” e assim por diante.
É importante esclarecer que, assim como acontece conosco, cada cachorro possui um tempo de aprendizado, por isso, seja paciente e não desista de adestrar o cachorro, caso você ache que ele está demorando para aprender.
Além disso, o cachorro treinado desde filhote tende a aprender melhor do que o cão adulto, mas isso não significa que o adestramento de cães adultos seja impossível, certo? Qualquer cachorro pode ser treinado!
Para saber mais sobre como treinar seu cachorro, dicas, cuidados e curiosidades até mesmo sobre outras espécies, confira outros conteúdos do blog da Petz. Aproveite!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…