Não há nenhuma dúvida que cães são tudo de bom! Eles são companheiros, brincalhões e estão sempre por perto. Como sabemos disso, tomamos todos os cuidados para o pet estar sempre feliz. No entanto, às vezes não sabemos como tirar pelos mortos de cachorro e deixamos isso de lado.
Porém, é muito importante que esses pelos saiam dele. Assim, evitamos que aglomere sujeira na região. Além disso, sua casa não fica com um montão de pelagem espalhada por todo canto. Por esse motivo, separamos algumas dicas de como tirar pelos mortos de cachorro.
Existem infinitas opções de aparelhos e escova para pelo de cachorro, algumas delas mais eficientes e confortáveis que outras. Mas você sabia que alguns truques básicos servem para tirar o pelo de cachorro que tanto incomoda?
Se a pelagem de cachorro for média ou grande, é necessário que a remoção seja feita todos os dias. Isso porque, quando adiada, formam-se nós por todo o corpo, e sua remoção só é possível com a tosa. Além disso, principalmente com peludos, a tosa é necessária ao menos quinzenalmente.
Cães com pelagem curta devem ter os pelos mortos retirados no mínimo uma vez na semana. Apesar de parecer que a remoção de pelos em pets com pelagem mais curta é mais fácil, na verdade, ela é até mais demorada, devido à quantidade de pelos que eles soltam.
Uma dica que vai ajudar na hora de comprar a escova do pet é saber os modelos disponíveis no mercado e qual a função específica de cada uma delas, dado que cada uma tem uma função e atende diferentes necessidades.
Escovas de cerdas e rasqueadeira de borracha são as mais indicadas ao remover subpelo curto e médio, em razão de ser confortável devido ao seu material. Além dessas opções, tem também a luva massageadora, que nesses casos é usada para pentear e massagear.
Portanto, pets de pelos longos podem usá-las à vontade, visto que têm função terapêutica e animais no geral adoram. Pets idosos sentem desconforto ao usarem escova, então, essas luvas ajudam também nesses casos, devido à flexibilidade da borracha.
Apesar das escovas sugeridas para pelagens curtas funcionarem na hora de pentear as pelagens longas do animalzinho, elas não são tão eficientes e, dependendo, embaraçam mais. Por isso, nesses casos, use a luva massageadora caso queira acariciar o pet e tirar o excesso.
Ao desembaraçar os mais peludinhos, utilize a rasqueadeira de aço. Elas tiram os nós por completo. Porém, cuidado ao pentear seu amigo com esse material. Por ser de aço, pode machucar e traumatizá-lo. A dica é sempre utilizar no mesmo ponto até desembaraçar. Faça isso com carinho e levemente.
Animais no geral têm personalidades diferentes. Alguns são mais quietos, mais agitados, ariscos, carinhosos… São tantas que só conhecendo o bichinho para saber como ele é. Por essa razão, pets mais arredios podem não aceitar bem a escovação.
A principal dica de como tirar os pelos mortos de cachorro mais desconfiado é ir aos poucos. Comece usando a parte de trás da escova durante alguns dias. Também a deixe disponível, assim, ele pode cheirá-la quando bem entender.
Ao perceber que ele está familiarizado, depois de alguns dias, use a parte com cerdas. Vá aos poucos e bem devagar, também fale palavras carinhosas quando fizer isso. Você vai perceber que depois de um tempo ele vai adorar esse momento entre vocês.
Agora que você sabe como tirar pelos mortos de cachorro, confira o blog da Petz para mais conteúdo sobre saúde e bem-estar animal!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…