Como socializar gatos com cães? Confira algumas dicas de sucesso!
Publicado em 29 de setembro de 2022Tempo de leitura: 5min
É realmente encantador observar as duas espécies interagindo, mas muitas pessoas têm dúvidas sobre como socializar gatos com cães.
Embora seja mais fácil acostumá-los desde filhotes, nada impede que você socialize um gato e um cachorro adulto. Se você está empenhado nessa tarefa, acompanhe este artigo!
É verdade que gato e cachorro são inimigos?
As espécies são diferentes, mas é totalmente comum ver os dois interagindo. Antigamente, as pessoas tinham medo de ter os dois pets em casa. Afinal, o comportamento dos gatos é diferente dos cachorros. Porém, atualmente, essa situação mudou.
Quem tem gato e cachorro em casa garante que eles se entendem e até brincam juntos. Claro que os temperamentos são diferentes, mas é possível que um se acostume com o outro. A seguir, confira as melhores situações para saber como socializar gatos com cães.
Quando é indicado socializar um gato com um cachorro?
A aproximação entre gatos e cães bravos não é recomendada. A questão é que, nesse caso, a socialização pode ser mais difícil. As melhores situações para socializar os bichinhos são:
- quando ambos são filhotes, sendo essa a maneira mais fácil de que se acostumem;
- quando o cachorro é adulto e manso com outros animais;
- quando o gato é adulto e sociável.
Agora que você já sabe que a amizade entre os pets é possível, veja algumas dicas de como socializar gatos com cães. As informações a seguir vão ajudá-lo a manter a harmonia no seu lar!
Dicas de socialização entre cachorro e gato
Como mencionamos acima, quando os pets são filhotes, é muito mais fácil que se tornem amigos. Contudo, o cachorro costuma ser mais bruto nas brincadeiras. Por isso, imponha limites, ou seja, não deixe que o peludo faça do gato um brinquedo.
Se você já tiver um gato adulto e adotar um cachorro filhote, faça a aproximação aos poucos. Não solte seu cachorro em cima do gato, pois ambos podem sair machucados. Possivelmente, a intenção do cachorro filhote será brincar com o gato, mas o felino vai se defender.
É interessante que você restrinja o espaço do cachorro no início da socialização e deixe o gato se aproximar dele no próprio tempo. Em todo caso, é essencial que a casa tenha itens verticais, como nichos altos, para o gato observar o novo membro da família.
Agora, se o cachorro for o primeiro membro da família, e você quiser adotar um gato, fique atento! Faça a aproximação sempre com coleira, pois se o gato estranhar o cachorro, eles podem se machucar.
Mesmo o gato sendo filhote, caso seu cachorro nunca tenha tido contato com um felino, vai estranhar o bichano. Desse modo, todo contato deve ser feito aos poucos e com a sua presença.
Em qualquer um dos casos, tenha um espaço para cada um no começo da socialização. Isso garante, principalmente, a segurança do gato, já que o felino tende a ser o mais fraco em caso de brigas. A aproximação deve ser feita de forma muito gradual e com máxima supervisão.
Outro método é utilizar a comida como aliada no processo. Então, em cômodos separados ou juntos, é bacana alimentá-los ao mesmo tempo ou dar petiscos quando estiverem mais próximos. Quem diz isso é Alexandre Rossi, o Dr Pet, especialista em comportamento animal e criador do curso Como Cuidar de Gatos.
Agora, no caso do seu cachorro ser muito bravo, o ideal é que procurar ajuda de um profissional nessa tarefa, como os adestradores da Cão Cidadão, equipe do Dr Pet. Apesar de os cuidados e dicas de aproximação, é perfeitamente normal que eles se estranhem no começo.
Você já ouviu falar em feromônio?
Feromônios são substâncias produzidas pelos animais em forma de odor para se comunicarem entre si, principalmente com membros da mesma espécie. Na natureza, os animais secretam alguns feromônios relacionados ao bem-estar para acalmar os filhotes recém-nascidos, por exemplo.
Para socializar gatos e cachorros ou lidar com outras situações de estresse, utilize feromônios sintéticos que trazem mais tranquilidade aos pets. Você pode encontrá-los nos principais pet shops, em forma de sprays, coleiras e difusores de ambiente. Consulte um veterinário antes de usar componentes artificiais.
Por falar em cheiros…
Cachorros e gatos são bem sensíveis a cheiros, sendo esse um dos comportamentos inadequados que podem surgir durante o convívio. Um grande exemplo é a marcação de território. Esse fator pode influenciar bastante os métodos de como socializar gatos com cães.
Por isso, uma dica é esfregar panos nos pets (principalmente em áreas como bigodes, orelhas e unhas) e deixá-los em locais que os animais vão acessar sempre, como embaixo do comedouro. Essa é uma maneira deles pararem de se estranhar e se acostumarem mais rapidamente.
Agora que já sabe como socializar gatos com cães, vai ser muito mais simples conviver com seus bichinhos. Confira mais dicas sobre cuidados com os peludos aqui, no blog da Petz!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário