Como aquaristas experientes sabem bem, estudar a compatibilidade entre os peixes é fundamental para aumentar a segurança do aquário. Além de avaliar aspectos ambientais, como as faixas de pH e de temperatura, também é importante pensar em fatores comportamentais. Nesse sentido, como saber se o peixe é macho ou fêmea?
Essa dúvida pode surgir, pois não é raro ouvir dizer que os machos de determinada espécie são territorialistas e briguentos. Portanto, é melhor evitar que sejam colocados juntos. Quer descobrir como saber se o peixe é fêmea ou macho? Continue lendo, preparamos um conteúdo completo a fim de tirar suas dúvidas.
Quando falamos em como saber se o peixe é macho ou fêmea, o conceito de dimorfismo sexual é muito relevante. E não, ele não tem nada a ver com equipes de heróis de origem japonesa, nos quais os homens vestem cores como verde e azul, e as mulheres vestem rosa!
Na verdade, embora de uso pouco frequente no dia a dia, o dimorfismo sexual é algo com o qual estamos bem habituados, por exemplo, quando conseguimos distinguir facilmente um leão de uma leoa.
Em linhas gerais, dimorfismo sexual é quando macho e fêmea apresentam características físicas diferentes, sendo que estas vão além dos órgãos sexuais.
Falando dos peixes, é muito importante lembrar que existem milhares de espécies em rios, lagos e oceanos, cada uma delas com suas características. Enquanto algumas delas são sexualmente dimórficas, facilitando a tarefa, outras não apresentam diferenças significativas entre machos e fêmeas.
Uma vez que as espécies de peixes são muito diversas, não existe uma regra única de como saber se o peixe é macho ou fêmea, vai depender das particularidades do gênero ou da espécie a que cada indivíduo pertence. A seguir, saiba como identificar o sexo de alguns dos peixinhos mais comuns em aquários ornamentais.
Queridinho dos aquaristas iniciantes, o peixe betta apresenta dimorfismo sexual acentuado. Ou seja, ao menos na fase adulta, não é difícil diferenciar machos e fêmeas.
Nesse sentido, se está se perguntando como saber se o peixe betta é macho ou fêmea, uma das principais diferenças diz respeito ao tamanho das barbatanas: enquanto as das fêmeas são curtinhas, as dos machos são longas e exuberantes. Não à toa, é neles que a maior parte das pessoas lembra primeiro quando se fala em peixe betta.
Outra diferença importante entre o peixe betta macho e fêmea pode ser observada nas cores, que costumam ser mais fortes e vibrantes nos machos. Estes também possuem um corpo mais largo em relação às fêmeas, que são mais alongadas.
Ao contrário do que acontece com os peixes betta, diferenciar o sexo de um acará-bandeira não é tarefa fácil! Em especial quando são jovens, é quase impossível fazer distinção.
Já na fase adulta, algumas diferenças podem, sim, ser observadas. Mesmo assim, elas podem ser muito discretas. É o caso, por exemplo, do formato da cabeça, que costuma ser levemente mais arredondado nas fêmeas. A barriga delas também costuma ser mais larga.
Justamente pela dificuldade de identificar o sexo dos acarás, a melhor maneira de formar casais é aproveitar que eles são peixes de cardume e colocar ao menos meia dúzia desses peixinhos no aquário. Depois do acasalamento, observe qual dos peixes colocará os ovos, pois o peixe que fizer isso é a fêmea!
Em geral, os peixes tetra apresentam pequenas diferenças entre os sexos. Porém, elas variam de acordo com a espécie. De maneira geral, as fêmeas costumam ser mais largas e corpulentas que os machos.
Por outro lado, eles tendem a apresentar cores mais vibrantes e barbatanas mais longas. Assim como acontece com os acarás-bandeira, os tetras também são gregários. Portanto, a melhor maneira de estimular a reprodução também é adquirir um cardume e observar a formação dos pares para acasalamento.
Outro queridinho dos aquaristas, o kinguio é mais um que apresenta diferenças bastante sutis entre o peixe fêmea e macho. Começando pelo formato do corpo, em geral, as fêmeas tendem a ser mais largas e arredondadas que os machos.
Nesse sentido, algumas podem apresentar a famosa barriguinha protuberante, especialmente quando começam a desenvolver as ovas. Desse modo, fica mais fácil de entender como saber se o peixe é macho ou fêmea, principalmente das espécies já citadas.
No caso do peixe macho, um dos principais aspectos distintivos é o surgimento dos chamados órgãos de pérola ou tubérculos nupciais, que são pequenos pontinhos que aparecem na região do opérculo. Seu corpo costuma ser mais esguio e alongado.
Independentemente da espécie, como saber se o peixe é macho ou fêmea exige aguardar até que eles atinjam a maturidade sexual. Isso porque é a partir desse período que as diferenças se tornam mais visíveis e acentuadas.
Gostou de aprender como saber se o peixe é macho ou fêmea? No blog da Petz, confira outras curiosidades super interessantes e dicas de cuidados com o amigo pet.
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
View Comments
Gostei muito de ver essa página