Conforme as estações mais quentes vão chegando, aparece aquela vontade de comer um alimento fresquinho, como uma salada ou um sanduíche recheado com verduras e legumes, não é? Para te ajudar a ter todos os ingredientes em casa, sem precisar recorrer aos supermercados, vamos te mostrar como plantar pepino.
O pepino (Cucumis sativus) tem presença garantida na mesa de diversas famílias brasileiras. Ele é composto por 95% de água e se destaca em receitas vindas de diferentes países. O cultivo de pepino é bastante simples e barato, além de poder ser feito em casa. Vamos te ajudar com o passo a passo desse procedimento!
Antes de aprender como plantar pepino, você vai precisar escolher a variedade desejada. Os principais tipos para consumo são o japonês, o caipira e o Aodai, o mais cultivado em território nacional, principalmente, na região Centro-Oeste. Todos eles chegam até 30 cm de comprimento.
Após escolher a variedade, é preciso separar alguns materiais para aprender como plantar pepino no vaso. Prepare o recipiente já pensando que ele deve ficar em lugar específico, em contato com o sol futuramente. Também tenha em mente o espaço disponível.
O vaso pode ser do formato que você desejar, redondo ou quadrado, com 30 cm de altura e, de preferência, 30 cm de largura. Se plantar o pepino em um vaso menor, o resultado não sairá da forma esperada. Lembrando que o item também deve ser ideal para realizar a drenagem.
Com o vaso separado, é hora de preparar a terra para quando plantar pepino. O substrato pode ser feito a partir de 50% de terra, 10% de areia e 40% de húmus de minhoca. Se preferir um resultado mais orgânico, acrescente 50 gramas de farinha de osso.
Quer aprender como plantar pepino passo a passo? Então, vamos lá! Coloque quatro sementes no vaso, tendo em mente que uma ou duas delas não irão germinar. Em seguida, afunde-as apenas dois centímetros (verifique a indicação ideal na embalagem da variedade) e cubra-as com terra.
Nós só queremos obter duas plantas como resultado. Caso germinem mais que isso, não se acanhe em retirá-las logo no começo para não atrapalhar o adubo das restantes, certo?
Agora que você já sabe como plantar pepino, é hora de estender seus conhecimentos sobre como cultivar pepino. Você pode deixá-lo em local com clima entre 18ºC a 30ºC. Caso seja uma região sujeita a geadas e baixas temperaturas, ele pode ser cultivado em uma estufa.
Posicione o vaso em um local onde ele não tenha muito contato com o vento. Já em relação à luminosidade, seu pepino vai crescer melhor se receber luz solar diretamente durante algumas horas do dia.
O pepino adora ser tutorado, sabia? Fazê-lo crescer em uma cerca ou treliça é uma ótima forma de cultivá-lo. Uma sugestão é separar quatro cabos de vassoura e passar arame ao redor deles, criando um tutoramento em volta do vaso. Desse modo, a planta pode subir cerca de um a três metros de altura.
Nunca deixe a raiz encharcada nem completamente seca. O pepino prefere estar em um local úmido, por isso, regue-o com frequência, mas sempre de forma moderada. De preferência, uma vez pela manhã e outra à noite.
Um teste essencial para checar se está tudo conforme o planejado é colocar o dedo na terra e analisar se ele sai sujo. Caso contrário, a planta está precisando de água. Você também pode retirar um pouco de terra, apertá-la com as mãos e analisar a quantidade de água escorrendo, que não pode ser excessiva.
Agora, resta a dúvida: qual melhor época para plantar pepino? A resposta é bem simples: não há um período ideal! O pepino pode ser cultivado em qualquer época do ano, contando que esteja presente em climas subtropicais.
Já a colheita pode ser feita quando o pepino já está bem desenvolvido, mas ainda não amadurecido. Em outras palavras, ele leva de 30 a 70 dias para chegar no ponto, dependendo do cultivo e da finalidade. Os pepinos em conserva, por exemplo, são colhidos mais cedo, quando são bem pequenininhos, medindo de três a nove centímetros.
Agora que você já sabe sobre como plantar pepino em vaso, que tal aperfeiçoar o seu jardim com outras sugestões? Aqui, no blog da Petz, você encontra instruções sobre plantação de alecrim, babosa e cactos, incluindo como criar o seu jardim suspenso — muito legal, não é?
Para ver todos os materiais necessários, confira nossa loja on-line. Lá, você encontra desde vasos até substratos, facilitando a plantação. Que tal criar uma pequena horta em casa ou no seu apartamento? Com ela, você pode ter alimentos fresquinhos na hora que desejar.
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…