Se tem algo que anima um ambiente são as flores. Suas cores vivas e beleza estonteante têm o poder de mudar o dia. Ao escolher qual você quer ter no conforto do lar, muitas dúvidas surgem sobre o cuidado e o plantio. Por isso, viemos dar dicas sobre como plantar orquídea e deixar sua casa bem mais bonita!
É uma flor muito delicada, tanto na aparência quanto nos cuidados. Com várias espécies para você escolher, as orquídeas demandam muita atenção, mas com as medidas certas, podem crescer muito bonitas e saudáveis. É legal sempre procurar orientação na hora da compra, já que um profissional saberá o que é necessário para cada espécie.
Para os materiais, vamos começar pelo recipiente para manter as orquídeas. Opte por vasos mais profundos, que não sejam muito largos, pois isso afeta o crescimento da plantinha. O melhor material é o barro ou a cerâmica, já que isso ajuda na transpiração da flor. Você pode comprar vasos de vidro ou plástico também.
Outro item essencial para os cuidados com a orquídea são os materiais para a sustentação da planta. Você pode utilizar um pedaço de bambu e alguns arames, dessa forma, ela crescerá reta e saudável, sem balançar durante o dia.
Quanto ao substrato, que é a base onde os nutrientes para o crescimento são armazenados, opte por misturar diferentes tipos de materiais. Alguns exemplos são carvão, musgo seco, fibra de coco, chips de madeira e até mesmo isopor. O adubo para complementar deve ser rico em elementos como potássio, cálcio e fósforo.
Agora que você já sabe quais os materiais necessários para cultivar a orquídea, vamos falar um pouco sobre o passo a passo para montá-la. Depois de retirar a muda do vaso original com muito cuidado, você deve lavar bem as raízes em água corrente.
Após a lavagem, é hora de forrar o vaso com um material para drenagem, como o isopor, por exemplo. Por cima dele vem o substrato mais umedecido, mas tome sempre muito cuidado para não encharcar demais esse material.
Com tudo isso certo, é hora de realizar o plantio da orquídea, sempre deixando-a centralizada no vaso para que possa crescer de forma correta. Após isso, adube e deixe o solo bem fértil. Pronto! A flor está plantada de forma segura e saudável, com todos os cuidados necessários.
Depois de saber como cultivar orquídeas, está na hora de você conhecer tudo sobre seus gêneros. A vantagem dessa variedade é que você pode escolher a que mais se pareça com a sua personalidade e se adeque ao ambiente da sua casa. Aqui listamos alguns tipos dessa plantinha tão linda.
Esse gênero é extremamente conhecido e possui uma cartela de cores incríveis. Suas flores têm tamanhos maiores e chamam a atenção sempre que estão em um ambiente.
Por serem nativas da América do Sul e Central, gostam muito do calor e se adaptam muito bem à luz solar. Mas tome cuidado! Uma iluminação muito intensa pode acabar prejudicando muito a plantinha.
É um dos gêneros que possui mais espécies, sendo cerca de 80 delas. Uma das maiores vantagens de cultivá-las é que elas não precisam de substrato e podem ser colocadas suspensas em árvores ou ganchos, com suas lindas raízes aparecendo e criando um contraste incrível com as flores.
A falta do plantio em vasos deve ser suprida com umidade constante, molhando as raízes e depois as folhas. Elas se dão bem com o tempo quente, mas também não podem ser expostas à luz do sol muito forte.
Esse tipo tem um visual muito parecido com as asas de uma borboleta. É bem popular por ter um cultivo mais fácil e ideal para quem está começando a se interessar em como plantar orquídea.
O gênero floresce durante todo o ano se receber bastante luz e for podada com regularidade. Assim como os outros, ela deve receber uma luz solar mais amena e ter regas frequentes, tomando cuidado para não encharcar.
Parte de um gênero caracterizado pelas cores e imponência, essas orquídeas são fáceis de serem cuidadas. Elas precisam dos materiais de sustentação que citamos porque costumam crescer bastante com flores mais pesadas e precisam ficar retas.
Diferentemente dos outros tipos, essas plantas precisam de certa parcimônia na iluminação, preferindo um ambiente mais frio. Uma dica importante é deixá-la exposta apenas em horas com luz solar mais amena, como de manhã ou fim da tarde. A rega deve ser feita regularmente, mas sem exagerar.
Existem outras dicas importantes para como cuidar de orquídeas. O adubo, por exemplo, deve ser trocado a cada 15 dias no começo do plantio. Depois do crescimento, pode ser feito mensalmente. Quanto ao substrato, você deve trocá-lo entre um e dois anos, pois a decomposição acaba por trazer acidez para o solo da flor.
A iluminação deve ser amena e indireta. Se as folhas estiverem num tom mais claro de verde, é porque precisam de mais luz solar. Sobre as regas, elas geralmente dependem da estação em que estamos. Nas mais frias, regar uma vez por semana é o bastante. Já no calor, duas vezes por semana. É sempre importante observar as especificações de cada gênero.
Agora que você já sabe como plantar orquídea, pode começar a cultivar flores em casa e deixar seu dia a dia mais colorido. Na Petz, você encontra todos os produtos para o plantio e conta com profissionais para te orientar. Aproveite e acesse nosso pet shop online ou vá até uma de nossas lojas físicas, se preferir.
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…