Dicas

Como plantar onze-horas no vaso? Descubra aqui!

Se você gosta de belas flores que podem ser plantadas em casa, o que acha de aprender como plantar onze-horas em vaso? Além de não precisar de um jardim ou canteiro para pôr essa ideia em prática, essa é uma forma de deixar a sua casa com mais vida.

A onze-horas é uma flor que não exige muito. Por isso, mesmo que você seja um novato na jardinagem, pode se aventurar e aprender como plantar onze-horas no vaso sem muitas tentativas.

Quer aprender mais sobre a flor onze-horas? Então, continue lendo o conteúdo abaixo! A seguir, separamos algumas dicas para fazer o plantio em vaso e mantê-la sempre florida e saudável. Dê uma olhadinha e maravilhe-se!

Por que onze-horas é uma bela flor para ter em casa?

Antes de começarmos com as dicas sobre como plantar onze-horas no vaso, você sabe por que essa flor é tão popular? Isso se deve, principalmente, à beleza e ao fato de não ser uma planta tão exigente, ou seja, você não terá tantos problemas ao cuidar dela.

Inclusive, se você tiver só um espacinho para colocá-la, não se preocupe! A onze-horas é uma flor que normalmente não se espalha como outros tipos de plantas, limitando-se a crescer somente onde há solo.

Além disso, você ainda encontra onze-horas de diversas cores em canteiros, calçadas e até jardins de pedras. Rosa, amarela e lilás são somente algumas variações.

O que é preciso para começar o plantio no vaso?

Agora que você já sabe um pouquinho mais sobre essa planta, o que acha de aprender a plantar onze-horas no vaso? E existem dois modos de pôr esse plano em prática: comprar sementes ou transplantar mudas.

Para plantar onze-horas no vaso com sementes, você irá precisar de terra, um vaso e algumas sementes. Lembrando que essa planta é independente, ou seja, não gosta de compartilhar espaço. Quando for plantá-la, é preciso lembrar de colocar as sementes dois dedos abaixo da terra.

Se optar pelo cultivo de onze-horas por transplante de mudas, precisará coletar um ramo de uma planta-mãe. O corte deve ter pelo menos dez centímetros de comprimento e um brotinho. Siga as seguintes indicações:

  • colocar o ramo em uma tigela com água, enquanto prepara o vaso;
  • enterrar o ramo com o lado cortado para baixo da terra a, pelo menos, oito centímetros de profundidade;
  • cobrir o vaso com um saco plástico ou algo que retenha a umidade;
  • regar ocasionalmente para deixar o solo úmido;
  • verificar depois de duas semanas e já começar a cuidar como uma típica onze-horas adulta.

Quer saber como se preparar para receber a planta onze-horas? A seguir, você encontra as principais informações: substrato, vaso e fertilizante. Confira e já comece a plantar.

Substrato

O substrato deve ser bem drenável. Você pode seguir uma receita simples: terra vegetal simples e 50% de areia, lembrando que é recomendado acrescentar um pouco de húmus de minhoca a cada três meses para repor os nutrientes da terra.

Vaso

Como essa planta não gosta de compartilhar espaço e ainda limita o crescimento a onde tem terra, o vaso pode ser de pequeno a médio. Porém, como essa flor tem caimento, o mais aconselhável é optar por cestas suspensas, ajudando ainda mais a economizar espaço.

Fertilizante

Onze-horas não é uma planta exigente, por isso, consegue se desenvolver em solos com pouca matéria orgânica. Porém, às vezes, é recomendado acrescentar um pouco de fertilizante no vaso. A dica é utilizá-la, pelo menos, duas vezes na estação de crescimento, usando misturas ricas em fósforo.

Quais são os cuidados no cultivo de onze-horas?

Agora, você já sabe como plantar onze-horas no vaso. Em seguida, é preciso entender como mantê-la saudável para garantir o desenvolvimento completo e a floração. Para isso, separamos algumas dicas.

Temperatura e umidade

Original do Brasil, da Argentina e do Uruguai, essa flor adora altas temperaturas e baixa umidade, mas isso não quer dizer que não consiga sobreviver ao frio, desde que não haja geadas. Porém, o verão é a estação na qual o crescimento é gigante, quando você consegue ver a onze-horas sempre florida.

Irrigação

Mesmo que goste de água, a onze-horas não suporta encharcamentos. Por isso, o indicado é que, no primeiro mês, as regas sejam feitas todos os dias em quantidades pequenas, molhando somente o substrato. 

Depois do primeiro mês, essa frequência diminui para somente duas ou três vezes na semana. Se não souber com certeza o momento certo de irrigar, lembre-se de colocar o dedo na terra e verificar se ela está seca.

Gostou de saber como plantar onze-horas no vaso e cuidar da plantinha? Aqui, você encontra conteúdos sobre jardinagem e muito mais. Dê uma olhadinha no site da Petz e confira os nossos produtos.

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

9 horas ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

13 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

2 dias ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago